Buscar

As principais doenças causadas por vermes - VERMINOSES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As principais doenças causadas por vermes são: ascaridíase (lombriga), esquistossomose, ancilostomose, filariose, amebíase, teníase(solitária), larva migrans (bicho geográfico), oxiurose e giardíase. Os sintomas das verminoses variam conforme o tipo de verme. O tratamento normalmente é feito com medicamentos vermífugos.
A ascaridíase é causada pelo verme Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como "lombriga". A transmissão ocorre pela ingestão de ovos do parasita presentes na água, solo ou alimentos contaminados com fezes. Os sintomas incluem dor abdominal, náuseas, diarreia ou prisão de ventre, aumento ou perda de apetite, emagrecimento, indisposição.
A esquistossomose é causada pelo Schistosoma mansoni. A transmissão ocorre pelo contato com água de rios e lagos infectada pelas cercárias que saem dos caramujos. Na fase aguda, a esquistossomose pode causar coceira, dermatite, febre, tosse, diarreia, náuseas, vômitos e perda de peso. Na fase crônica, pode haver alternância entre diarreia e obstipação intestinal, com aumento do fígado e baço, cirrose, hemorragias e barriga d'água.
A ancilostomose, causada pelos vermes Ancylostomidae duodenale e Necator americanus, é mais conhecida como "amarelão". A infecção geralmente ocorre pelos pés, ao se pisar descalço em solo contaminado pelas larvas do parasita. Os sinais e sintomas do amarelão incluem pele amarelada, cansaço, fraqueza, anemia, podendo ainda ocorrer complicações cardíacas e pulmonares, além de comprometimento do desenvolvimento da criança.
O Wuchereria bancrofti​ (filária) é o verme causador da filariose, mais conhecida como "elefantíase". No Brasil, a transmissão ocorre principalmente pela picada do mosquito Culex. A filariose causa inflamação nos vasos linfáticos, febre, dor de cabeça, mal-estar geral, dores musculares, intolerância à luz, inchaço no saco escrotal, virilha, vulva, mamas, pernas e braços, manchas na pele, gordura ou sangue na urina e ainda deixa a pele grossa e áspera.
A amebíase é a verminose causada pela ameba (Entamoeba histolytica). A principal forma de transmissão é através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes contendo o parasita. Os sintomas incluem diarreia com sangue ou muco, calafrios, febre e dores abdominais. Se não for tratada a tempo, a amebíase pode causar a morte.
A teníase é causada pela Taenia solium e Taenia saginata, mais conhecidas como "solitária". A primeira está presente na carne de porco e a segunda na carne de vaca. A infecção ocorre pelo consumo de carne suína ou bovina mal passada.
Dentre os sinais e sintomas da teníase estão dores abdominais, náuseas, debilidade, fadiga, perda de peso, gases, diarreia ou prisão de ventre, aumento ou perda de apetite, irritação, insônia, atraso no crescimento das crianças e diminuição da produtividade no adulto.
A ingestão dos ovos da tênia solium, presente na carne de porco, leva à cisticercose. As formas graves da doença ocorrem quando os cisticercos ficam alojados no sistema nervoso central ("solitária na cabeça"), podendo causar convulsões, alterações de comportamento, aumento da pressão no interior do crânio e distúrbios visuais.
O bicho geográfico é o nome popular da larva migrans, causada pelos vermes Ancylostoma brasiliensis e caninum. A transmissão ocorre pelo contato com areia ou terra contaminada com fezes de cães e gatos infectados pelo parasita. O bicho geográfico causa muita coceira e deixa linhas avermelhadas na pele, parecidas com mapas, que são os locais por onde o verme passou.
O verme causador da oxiurose é o Enterobius vermicularis, também chamado deoxiúros. Essa verminose é comum na infância e os vermes podem ser vistos nas fezes. A infecção pode ser por autofecundação ou retroinfestação. A primeira forma dá-se pela ingestão de ovos ao levar a mão à boca após coçar a região retal. A segunda ocorre quando as larvas eclodem da região retal e migram para o intestino grosso. A oxiurose causa coceira na região anal e vaginal, corrimento, enjoo, vômitos, tonturas, cólicas e sono agitado.
A giardíase é a verminose causada pela Giardia lamblia. A transmissão ocorre pela via fecal-oral, ao levar à boca a mão contaminada com dejetos de alguém infectado ou pela ingestão de água ou alimento contaminado. Em geral, pessoas com giardíase não apresentam sintomas. Quando surgem, caracterizam-se por diarreia muito líquida e às vezes gordurosa, dores abdominais, gases intestinais, náuseas, vômitos, perda de peso e cansaço.
O tratamento das doenças causadas por vermes é feito com vermífugos, como Albendazol, Mebendazol e Tiabendazol.
Para prevenir as verminoses, é muito importante lavar bem as mãos antes de comer e depois de ir ao banheiro, lavar bem frutas e legumes, cozinhar bem os alimentos, evitar andar descalço, não beber água que não seja tratada ou de origem duvidosa, evitar tomar banhos em água parada, além de lavar os brinquedos e objetos que a criança tenha o hábito de colocar na boca.

Outros materiais

Outros materiais