Buscar

ATIVIDADE REDES


Continue navegando


Prévia do material em texto

1- Atualmente, a multiplexação é mais aplicada nos sistemas de telefonia, permitindo que milhões de chamadas ganhem um fluxo contínuo e controlado, sejam elas por meio de cabos, wireless ou satélites.
2- Pares de fios
Cabo coaxial
Fibra óptica
Transmissão por satélite
Transmissão sem fio
Wi-Fi
Bluetooth
3- codificação refere-se ao modo como os sinais são introduzidos no meio físico de transmissão e ao formato como eles são transmitidos nesse meio físico. ... A modulação consiste na conversão de sinais digitais (ondas quadradas) para sinais analógicos (ondas sinusoidais).
4- Atenuação - Perda de intensidade do sinal de acordo com a distancia Distorção - Alteração de sinal devido a problemas de transmissão Ruído - Fenômeno mais difícil de combater
5- Checksums
CRC
Verificação do bit de paridade
6- uma comunicação assíncrona, cada bloco de dados inclui um bloco de informação de controle (chamado flag), para que se saiba exactamente onde começa e acaba o bloco de dados e qual a sua posição na sequência de informação transmitida. 
Numa comunicação síncrona, cada bloco de informação é transmitido e recebido num instante de tempo bem definido e conhecido pelo transmissor e receptor, ou seja, estes têm que estar sincronizados. Para se manter esta sincronia, é transmitido periodicamente um bloco de informação que ajuda a manter o emissor e receptor sincronizados.
Uma comunicação assíncrona pode ser usado quando a resposta não tenha que ser entregue urgentemente, esse tipo de comunicação é adequado para situações em que não seja necessário a entrega urgente dos dados, por outro lado, não seria apropriado usar esse tipo de comunicação se você precisa de interação imediata. Já a comunicação síncrona é ideal quando se precisa de espontaneidade, como em uma conversa em tempo real entre duas ou mais pessoas.
Tanto a comunicação síncrona, quanto a assíncrona, têm suas vantagens e desvantagens, utilizar uma ou outra vai depender da necessidade da sua aplicação.
7- -A multiplexação é a transmissão de vários sinais usando uma única linha de comunicação ou canal. Em sistemas de transmissão por fibra óptica são usados basicamente 3 tipos de sistemas de multiplexação:
- FDM - Frequency Division Multiplexing - Multiplexação por Divisão de Frequências;
- TDM - Time Division Multiplexing - Multiplexação por Divisão do Tempo;
- WDM - Wavelength Division Multiplexing - Multiplexação por Divisão de comprimento de onda de luz.
As multiplexações TDM e a WDM são as mais utilizadas pelos provedores de serviços em fibra óptica. Além disso, é necessário definirmos os seguintes termos:
- Transceiver: O termo equivalente em português é transceptor. Um dispositivo que combina em um único dispositivo um transmissor e um receptor. Em sistemas de comunicação com fibra óptica, o dispositivo opera normalmente em canal duplex, com uma fibra dedicada para a transmissão e outra para a recepção. Os transceptores convertem um sinal elétrico de transmissão em sinal de luz para fibra óptica e na recepção recebem um sinal de luz de outro transmissor e o converte para sinal elétrico; 
- Transponder: Um transponder é um dispositivo que combina um transmissor e um receptor, com ou sem recuperação de pulso e ajuste de temporização, que converte um sinal óptico em outro sinal óptico por uma transformação em sinal elétrico. Numa definição um pouco mais detalhada, um transponder óptico é composto por dois transceptores, um que transmite e recebe os sinais ópticos num comprimento de onda padrão e outro que transmite e recebe os sinais em outro comprimento predeterminado. A conexão entre os transceptores é elétrica.
Comunicarse é transmitir informação de um ponto para o outro, de acordo com o seguinte processo:
1. O transmissor gera a informação
2. Para poder transmitir com precisão, o transmissor utiliza um conjunto de símbolos conhecidos pelo receptor
3. Esses símbolos são codificados para que possam ser transmitidos pelo meio físico disponível
4. Em seguida, ocorre a transmissão de símbolos codificados (o sinal) ao seu destino.
5. Os símbolos são decodificados e reproduzidos
6. A última etapa é a recriação, pelo destinatário (receptor), da informação transmitida, mesmo com uma possível degradação da qualidade de sinal.
Para uma melhor compreensão do processo de comunicação, é importante definir mais precisamente os conceitos de sinal e informação. Sinal A palavra SINAL tem vários sentidos. Falamos de sinal de trânsito, sinal religioso, sinal de compreensão, etc ...
No caso de telecomunicações um sinal é uma onda que se propaga através de algum meio físico, seja ele o ar, um par de fios telefônicos, um cabo de fibra ótica, etc.... A intensidade de um feixe de luz, a cor de um feixe luminoso, a frequência de um som, o volume de um som, etc ... são sinais. isso de outra forma, podemos dizer que são grandezas que variam ao logo do tempo. Portanto, o sinal pode ser visto como uma função do tempo, que dá, a cada instante, o valor da grandeza.