Buscar

APOL 1 - EJA

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação de Jovens e Adultos
“Historicamente, a Educação de Jovens e Adultos, no cenário brasileiro, nasce da união e compromisso estabelecido entre a alfabetização e a educação popular. Aquela [- a educação de adultos -] [...] destinando-se a grandes contingentes populacionais, ao mesmo tempo em que contribuísse para que estas pessoas voltassem a acreditar na possibilidade de mudança e melhoria de suas vidas [...]. Esta – a educação popular – era concebida como um instrumento de libertação das classes subalternas, exploradas e expulsas da mínima condição de sobrevivência digna e humana [...]. Compreendia-se a educação de adultos inserida na educação popular, no sentido de que o compromisso para com a transformação das condições de opressão e dominação da população constituía-se em bússola para orientar os diferentes trabalhos e práticas de educação de adultos”.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre a concepção de educação de adultos versus a concepção de educação popular, assinale a afirmativa correta no que diz respeito à concepção de educação de adultos:
Nota: 20.0
	A	A educação de adultos é um paradigma educacional oriunda de movimentos sociais que dão vida à prática coletiva construída com a classe trabalhadora ou com a classe menos favorecida.
	B	A educação de adultos articula o acesso ao conhecimento a processos emancipatórios.
	C	A educação de adultos foi desenvolvida no contexto de movimentos populares e de trabalhadores.
	D	Paulo Freire foi o principal educador a adensar o debate a favor da educação de adultos no Brasil.
	E	A educação de adultos tem trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central a superação do analfabetismo.
Você acertou!
A única alternativa correta é a opção E. A educação de adultos tem trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central a superação do analfabetismo. As opções A, B, C e D são erradas, pois todas elas dizem respeito à educação popular (livro-base, p. 36-43).
Questão 2/5 - Educação de Jovens e Adultos
“A ação educativa junto a adolescentes e adultos no Brasil não é nova. Sabe-se que já no período colonial os religiosos exerciam sua ação educativa missionária em grande parte com adultos. [...] No campo dos direitos legais, a primeira Constituição brasileira, de 1824, firmou, sob forte influência europeia, a garantia de uma ‘instrução primária e gratuita para todos os cidadãos’, portanto também para os adultos. Pouco ou quase nada foi realizado nesse sentido durante todo o período imperial, mas essa inspiração iluminista tornou-se semente e enraizou-se definitivamente na cultura jurídica, manifestando-se nas Constituições brasileiras posteriores”.
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre a educação do adulto na legislação, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) O adulto, nos primeiros programas governamentais, vivenciava uma educação nos moldes daquela desenvolvida com as crianças.
II. ( ) Com o acúmulo de experiências e com o avanço da concepção da educação popular, passa a haver uma interrogação acerca dos conteúdos e metodologias que fundamentavam a educação oficial de adultos.
III. ( ) No âmbito dos direitos legais, aos poucos, novas metodologias passam a integrar a denominada Educação de Jovens e Adultos de modo que os sujeitos dessa modalidade de ensino começam a ser pensados não mais como crianças, mas como trabalhadores ou jovens com saberes adquiridos pela vasta experiência de vida.
IV. ( ) Atualmente, as metodologias de ensino e de aprendizagem empregadas ao público infantil continuam sendo as mesmas direcionadas aos sujeitos da EJA. Isso, conforme prevê a legislação atual voltada à EJA, se deve ao fato de crianças e adultos terem a mesma vivência e experiência de vida, portanto, não há motivos de a educação ser diferenciada para os dois públicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	V – F – V – F
	B	V – F – V – V
	C	F – V – V – F
	D	V – V – V – F
Você acertou!
As únicas afirmativas corretas são: I, II e III: "O adulto, nos primeiros programas governamentais, vivenciava uma educação nos moldes daquela desenvolvida com as crianças. Com o acúmulo de experiências e com o avanço da concepção da educação popular, passa a haver uma interrogação acerca dos conteúdos e metodologias que fundamentavam a educação oficial de adultos. Aos poucos, novas metodologias passam a integrar a denominada Educação de Jovens e Adultos" (livro-base, p. 37). A única afirmativa incorreta é a IV: "Aos poucos, novas metodologias passam a integrar a denominada Educação de Jovens e Adultos, de modo que os sujeitos da EJA começam a ser pensados como pessoas trabalhadoras que possuem vasta experiência de vida, ou como jovens inseridos em determinados contextos culturais, com saberes que podem ser potencializados nos processos educativos formais" (livro-base, p. 37).
	E	F – V – F – F
Questão 3/5 - Educação de Jovens e Adultos
“O MCP foi o primeiro movimento de cultura popular criado nos anos de 1960, [...] serviu de modelo e exemplo para muitos outros movimentos de cultura e educação popular do início dos anos de 1960. Apesar do imediato e violento encerramento de suas atividades, após o golpe militar de 1964, conseguiu-se reunir significativa amostra do material produzido pelo MCP e sobre o MCP”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FORUMEJA. Movimento de Cultura Popular – MCP. <http://forumeja.org.br/book/export/html/1710>. Acesso em 17 fev. 2017. 
De acordo com os conteúdos no livro-base Educação de jovens e adultos sobre o Movimento de Cultura Popular (MCP), analise as afirmativas a seguir: 
I. O MCP consistia na criação de escolas para o povo, com aproveitamento de salas de associações de bairros, entidades esportivas e igrejas.
II. Um dos objetivos do MCP era o de elevar o nível cultural das massas, conscientizando-as paralelamente.
III. O MCP, além de objetivar um trabalho voltado à alfabetização, lutou por novas frentes de ação, entre as quais se destacam o teatro, os núcleos de cultura popular, os meios informais de educação, o canto, a música, a dança popular e o artesanato.
IV. O MCP objetivava aulas elaboradas por equipes centrais para serem transmitidas especificamente às escolas radiofônicas.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	A	I, II e III, apenas.
Você acertou!
As únicas afirmativas corretas são: I, II e III. "Em 1960, aconteceu, no Recife, o Movimento de Cultura Popular (MCP), o qual consistia na criação de escolas para o povo, com aproveitamento de salas de associações de bairros, entidades esportivas e igrejas. O objetivo do MCP era o de elevar o nível cultural das massas, conscientizando-as paralelamente. Além do trabalho de alfabetização, novas frentes de ação foram elaboradas, entre as quais se destacam o teatro, os núcleos de cultura popular, os meios informais de educação, o canto, a música, a dança popular e o artesanato" (livro-base, p. 49). A única afirmativa incorreta é a IV, pois as aulas elaboradas por equipes centrais e transmitidas às escolas radiofônicas dizem respeito ao trabalho desenvolvido pelo MEB – Movimento de Educação de Base, não pelo MCP (livro-base, p. 48,49).
	B	I, III e IV, apenas.
	C	III e IV, apenas.
	D	II e IV, apenas.
	E	I e II, apenas.
Questão 4/5 - Educação de Jovens e Adultos
“A criação do Mobral mobilizou o país por meio da campanha ‘Você também é responsável’, que estimulava a participação da sociedade no novo projeto de educação. [...] Sua tarefa era executar o processo de alfabetização de adultos desde o recrutamento de professores até a construção de salas de aula e distribuição de material didático. [...] O Mobral durou 15 anos - foi extinto em 25 de novembro de 1985 pelo presidente José Sarney - e se transformou num dos maiores fracassos educacionais da história do Brasil.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SACONI, Rose. Mobral: Fracasso do Brasil grande. <http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,mobral-fracasso-do-brasil-grande-imp-,606613>. Acesso em 17 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos no livro-base Educação de jovens e adultos sobre as características do Movimento Brasileiro de Alfabetização - Mobral, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) O Mobral tinha independência institucional e financeira face aos sistemas regulares de ensino e aos demais programas de educação de adultos.
II. ( ) O Mobral era estruturado como uma organização operacional descentralizada, apoiada em comissões municipais incumbidas de promover a realização da campanha de alfabetização nas comunidades.
III. ( ) O Mobral primava pelo resultado do seu principal e único objetivo, qual seja, o de desenvolver uma educação de base como processo de “conscientização” das camadas populares, para a valorização plena do homem e consciência crítica da realidade, visando sua transformação.
IV. ( ) O Mobral centralizava as orientações do processo educativo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	V – F – V – F
	B	V – F – V – V
	C	F – V – V – F
	D	V – V – F – V
Você acertou!
As únicas afirmativas corretas são: I, II e IV. "O Mobral tinha três características básicas: Independência institucional e financeira face aos sistemas regulares de ensino e aos demais programas de educação de adultos; articulação de uma organização operacional descentralizada, apoiada em comissões municipais incumbidas de promover a realização da campanha nas comunidades; centralização das orientações do processo educativo" (livro-base, p. 51). A única afirmativa incorreta é a opção III. O Mobral tinha como objetivo alfabetizar jovens e adultos. Foi o Movimento de Educação de Base (MEB) que almejava alfabetizar e também oferecer educação de base aos jovens e adultos, promovendo uma “conscientização” no intuito de despertar nos educandos a necessidade de engajamento em organizações profissionais, organizações de classe e em grupos que tinham interesse no desenvolvimento das comunidades. A partir de 1962, as atividades foram orientadas para a politização, para a educação sindicalista e para o processo de sindicalização rural (livro-base, p. 48-51).
	E	F – V – F – F
Questão 5/5 - Educação de Jovens e Adultos
“O MEB [Movimento de Educação de Base] apresenta à sociedade brasileira um serviço de capacitação de agentes de educação de base que está sendo operacionalizado através da rede de dioceses e paróquias, aproveitando a estrutura montada em torno dos regionais da CNBB [Conferência dos Bispos do Brasil], bem como por eventuais convênios com o governo federal e/ou estaduais, sempre com o objetivo de trabalhar na linha da educação popular [...]. [Sua] concepção e pedagogia privilegiam não apenas o processo e a caminhada de indivíduos analfabetos considerados isoladamente, mas sua inserção e promoção, na busca da autonomia pessoal e de suas comunidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEISIEGEL, C. de R. MEB: Movimento de Educação de Base. <http://www.meb.org.br/quem-somos/>. Acesso em 16 fev. 2016. 
Tendo em vista o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os encaminhamentos voltados à Educação de Jovens e Adultos quando da criação do Movimento de Educação de Base (MEB) em março de 1961, analise as afirmativas a seguir:
I. ( ) Criado em 1961 e vinculado à Igreja Católica, com apoio do Governo Federal, o MEB propunha-se a desenvolver um programa de alfabetização e educação de base a jovens e adultos por meio de escolas radiofônicas.
II. ( ) Nas escolas radiofônicas que trabalhavam tendo em vista a proposta de educação do MEB, um monitor voluntário estabelecia as ligações entre conteúdos didáticos e a atividade dos alunos e, em seguida, promovia debates sobre os temas focalizados pelo professor-locutor.
III. ( ) O MEB propunha-se a desenvolver uma educação de base como processo de “conscientização” das camadas populares, para a valorização plena do homem e consciência crítica da realidade, visando sua transformação. Portanto, temas como sindicalismo e processo de sindicalização rural faziam parte das ações educativas do MEB.
IV. ( ) O MEB, por ser ligado à Igreja Católica, foi constituído para lançar a campanha contra a erradicação do analfabetismo dos católicos do Brasil. Assim sendo, as escolas que se propunham a desenvolver uma educação voltada aos objetivos do referido movimento tinham como prioridade diminuir os índices de analfabetismo dos católicos brasileiros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	V – F – V – F
	B	V – F – V – V
	C	F – V – V – F
	D	V – V – V – F
Você acertou!
As únicas afirmativas corretas são: I, II e III. Criado em 1961 e vinculado à Igreja Católica, com apoio do Governo Federal, o MEB propunha-se a desenvolver um programa de alfabetização e educação de base para jovens e adultos. "'As aulas eram elaboradas pelas equipes centrais e eram transmitidas às escolas radiofônicas, onde um monitor voluntário estabelecia as ligações entre os seus conteúdos e a atividade dos alunos e, em seguida, promovia debates sobre os temas focalizados pelo professor-locutor' (Beisiegel [...]). Os trabalhos eram orientados para 'a conscientização', 'procurando despertar nos educandos a necessidade de engajamento em organizações profissionais, organizações de classe e em grupos que tinham interesse no desenvolvimento das comunidades' (Beisiegel [...]). A partir de 1962, as atividades foram orientadas para a politização, para a educação sindicalista e para o processo de sindicalização rural" (livro-base, p. 48,49). A única afirmativa incorreta é a IV. A erradicação do analfabetismo diz respeito à Campanha de Educação de Adultos (CEA) ou Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) lançada no país no final dos anos 1950. O MEB foi criado não apenas para alfabetizar, mas também para ofertar educação, de base de modo a promover, desenvolver, transformar as camadas populares e suas comunidades. Assim sendo, não era apenas o público católico que o MEB se propunha a alfabetizar e promover a educação de base (livro-base, p. 48,49).
	E	F – V – F – F

Continue navegando