Buscar

CONTRACEPÇÃO - MÉTODOS COMPORTAMENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

@anabea.rs | Ana Beatriz Rodrigues
2
CONTRACEPÇÃO
MÉTODOS COMPORTAMENTAIS
Os métodos comportamentais são baseados na percepção da fertilidade pela mulher, impondo conhecimento adequado do ciclo menstrual, abstinência sexual periódica ou interrupção do coito.
COITO INTERROMPIDO
O coito interrompido é a retirada do pênis da vagina antes da ejaculação. O pênis deve ser completamente retirado da vagina e da genitália externa, pois há relatos de gravidez após ejaculação na região genital externa feminina sem penetração.
Vantagens: disponibilidade imediata e custo zero.
CONHECIMENTO DA FERTILIDADE
A abstinência periódica, descrita como “contracepção natural” ou conhecimento da fertilidade, exige que se evitem as relações sexuais durante o período fértil na época próxima da ovulação. Para isso, vários métodos são adotados: o rítmico (“tabelinha”), a temperatura basal, o do muco cervical (método de Billings ou da ovulação) e o sintotérmico – combinação dos métodos.
No método do muco cervical, a mulher examina o muco cervical para prever o período fértil. Sob influência estrogênica, o muco aumenta em quantidade e torna-se progressivamente mais fluido e elástico, até o dia em que alcança o pico. A partir daí, sob a influência da progesterona, o muco torna-se escasso e espesso (seco) até o início da próxima menstruação. O coito é permitido durante os “dias secos” logo após a menstruação até que o muco seja detectado. Depois, o casal deve abster-se até o quarto dia após o “pico”.
No método de avaliação da temperatura basal, a mulher afere a sua temperatura todos os dias. Em três dias do ciclo, a temperatura corporal é mais elevada. Isso ocorre porque a progesterona (produzida pelo corpo lúteo) possui efeito termogênico, aumentando em 0,5ºC a temperatura corporal – indicando ovulação.
No método “tabelinha” ou método de Ogino-Kanaus, a paciente calcularia o seu período fértil e evitaria manter relações sexuais naquele período. A fase lútea do ciclo menstrual é mais fixa do que a fase inicial, então para saber quando a mulher ovula, subtrai-se 14 dias do dia da menstruação. Por exemplo, o ciclo da mulher dura 28 dias, a ovulação deve ocorrer mais ou menos no dia 14. Para ciclos mais curtos, se subtrai 18 dias e para ciclos mais longos, 11 dias.

Outros materiais