Buscar

HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA MEDICINA

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA MEDICINA
No contexto da Medicina Primitiva a religião, magia e o tratamento médico eram inseparáveis. 
Acreditavam que as causas das doenças eram ligadas a maldições e castigos dados pelos deuses. Ademais, a prática médica era exercida por curandeiros e feiticeiros, pois se acreditava no poder das divindades para decidir entre a vida e a morte, e de provocar ou curar doenças. 
As cirurgias feitas na época tinham como exemplo a trepanação para eliminar os espíritos do mal . Eram usada ventosa, sucção, sangria, lama e ervas medicinais.
 Na Medicina Antiga 
Tinhamos a Mesopotâmia, o Egito Antigo, a Grécia Antiga como protagonistas, os documentos da Mesopotâmia e do Egito registraram a evolução da medicina arcaica, baseada na magia e no empirismo. Já a medicina como ciência, baseada na interpretação natural da doença, que surgiu a.C, com Hipócrates na Grécia Antiga.
Os mesopotâmicos: acreditavam que o sangue era a fonte de todas as funções vitais humanas e, pela grande quantidade de sangue originado no fígado durante o sacrifício de animais, achavam que este órgão era a origem e o centro da distribuição de sangue no corpo humano.
Código de Hamurabi 
Código de leis criadas, as quais são baseadas na lei do talião. Principais pontos que abordam a prática médica: 
1. Recompensa ao médico em caso de cura 
2. Punições em caso de morte ou dano grave causado ao doente 
3. Coleções de leis para a prática médica na Babilônia (Analogia com atualidade: Código de ética médica) 
Os Egípcios: devido a suas práticas de mumificação garantiu aos egípcios maior conhecimento acerca da fisiologia humana. Também é valido citar que os egípcios criaram um método para o diagnóstico de gravidez, o qual era baseado no uso da urina e da cevada. Geralmente, a mulher urinava em um recipiente com uma quantidade variada de cevada. Caso houvesse uma germinação,ficaria constatada a gravidez.
Grécia: Onde tem-se como referência Hipocrátes que foi responsável por uma visão e abordagem mais racional da medicina. Separou a medicina da supertição, ele passou a ver a medicina como uma ciência , que era baseada na interpretação natural da doença. A partir dese ponto de vista, Hipócrates expõe seu método: a medicina deve apoiar-se sobre observações, fatos.
REFERÊNCIAS: 
· Barbosa, D. F., & Lemos, P. C. P. (2007). A medicina na Grécia antiga. Revista De Medicina,
· Artigo do Jornal Neurocirurgia de Sebastião Gusmão.

Continue navegando