Buscar

SIG - 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema de Informações Gerenciais - Unidade 3 
Gabriel Monteiro - 2020100621
Em uma solução tecnológica para melhorar os resultados do negócio, uma parte importante envolve a integração dos diversos dados, dispersos em vários setores da empresa, em uma base consolidada. Uma vez integrados, os dados podem ser analisados e investigados por ferramentas próprias para este fim, gerando, com isso, uma visão que permite a tomada de melhores decisões dos gestores.
A base integrada comentada anteriormente é comumente chamada de data warehouse, do inglês armazém de dados. Já a solução como um todo, com o conjunto de tecnologias e ferramentas usadas para montar uma solução dessa natureza, é chamada de business intelligence (BI), do inglês inteligência de negócios. O funcionamento dessas soluções passa por pelo menos três atividades. Primeiramente, a carga a partir das fontes de dados, que são sistemas corporativos em geral (CRM, SCM, módulos de ERP). Depois, o armazenamento em si nos data warehouses; e a terceira ênfase é a visualização e exploração dos dados disponíveis com gráficos e dashboards.
Uma empresa de comércio eletrônico precisa conceber uma solução de BI para a diretoria comercial, que deseja investigar informações em relação às vendas. Em um levantamento de requisitos, identificou-se que as análises devem ser feitas sobre o volume (totais e médias) de vendas, com dados tais como quantidades e valores financeiros das vendas, descontos em promoções, produtos retornados com defeito, além de outros indicadores. Ao navegar e explorar as informações, o diretor deseja detalhar os dados conforme a posição geográfica (estado, cidades e até bairros), ou de acordo com o tempo (quais anos, meses e dias), por categorias e tipos de produtos (eletrodomésticos, livros e outros), ou mesmo por classes de idade e sexo dos clientes. Há ainda a demanda de confrontar os dados das vendas com os valores das compras dos produtos, para a avaliação de indicadores quanto à margem de lucro, como também com a possibilidade de análise de acordo com as dimensões, quando possível.
Diante desse cenário, responda as questões a seguir:
 
A) Realize uma pesquisa ou reforce seu conhecimento sobre o significado de dimensões e fatos em uma solução de BI. Com isso, identifique e descreva pelo menos quatro dimensões na concepção da solução de BI para a diretoria comercial.
A inteligência empresarial é um conjunto de processos cujo seu objetivo principal é entregar a informação correta para quem requisitar, para que uma diretoria comercial posso tomar uma decisão tendo em base os seus dados da inteligência empresarial os mesmos devem conter todas as informações referentes aos seus clientes e vendas, a partir desses resultados pode-se mapear as informações e traçar um parâmetro de quem é o seu público-alvo. 
B) Identifique e descreva duas “tabelas” de fatos da solução e, para cada uma delas, apresente pelo menos dois “campos”.
Em soluções envolvendo finanças pode-se ser usar o data mart que nada mais é do que um subconjunto do data warehouse que centraliza e consolida grandes quantidades de dados de várias fontes. Seus recursos analíticos permitem que as organizações obtenham informações de negócios úteis de seus dados para melhorar a tomada de decisões, e conseguindo encaixar informações e dados em um único processo. 
Uma chave substituta em um banco de dados, o surrogate key, é um identificador exclusivo para uma entidade no mundo modelado ou para um objeto no banco de dados, também pode ser utilizada para se relacionar com as tabelas que possuem códigos de estado e sendo assim apresentaria resultados interessantes e precisos referentes as análises requeridas referentes as posições geográficas.
C) Para cada uma das tabelas dos fatos, indique de qual sistema ou módulo de ERP pode servir de fonte de dados da ferramenta ETL para carga de dados na solução. Indique pelo menos dois sistemas distintos.
Tendo como base as 2 tabelas citadas na questão anterior poderiam ser utilizadas a gestão de projetos, gestão de compras e o CRM, já o módulo de Enterprise Resource Planning, é um sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, quanto aos módulos que podem ser utilizados para a coleta temos contábeis, de finanças, de compras, de vendas e de faturamento.

Continue navegando