Buscar

UNINASSAU TRABALHO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU
ESTAGIO SUPERVISIONADO 1 (FARMACIA)
PROFESSOR: HAYANNA ADLLEY SANTOS
RONALDO BELCHIOR DE ALBUQUERQUE
POLO: UNAMA SANTAREM
ALUNA: ADRIAN SUENY OLIVEIRA DA ROCHA
MATRICULA: 01423604
RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO
No caso citado o individuo de 33 anos dirigiu-se a uma farmácia local e fez o pedido de vários medicamentos, sem receita.
Estando com sintomas gripais foi se auto medicando e solicitando fármacos com o mesmo composto ativo, uma ação muito corriqueira em nosso país.
O fígado é o maior e mais pesado e vascularizado órgão interno do corpo humano, e a sua atividade esta relacionada a processos de metabolização e desintoxicação de agentes terapêuticos.
Na farmacologia mais prováveis a uma toxidade hepática, destacam-se os antibióticos, anticonvulsionantes, e os anti-flamatorios não esteroides (AINES), disfusoes hepáticas estão ligadas a abuso ou superdosagem.
As facilidades da automedicação favorecem ao uso indiscriminado dos medicamentos. Bebida alcoólica com o uso de medicamentos também não faz bem, tendo em vista que essa combinação pode alterar os efeitos colaterais da medicação, diminuindo o efeito ou ainda alterar a distribuição no corpo.
De acordo com o G1, destaca-se o uso de anticonvulsionante, drogas de efeito no sistema nervoso central, ansiolíticos e drogas para melhorar o estado de humor, mas também a um alerta para remédios populares como anti-flamatorios, medicamentos para dor, e os antitérmicos, que podem levar a intoxicação.
Paracetamol, dipirona e aspirina estão entre os mais procurados, sua venda indiscriminada aumenta o risco de alto dosagens na população.
A ingestão recorrente desses remédios pode aumentar a resistência de microrganismos e comprometer o resultado de um tratamento, além disso a automedicação pode agravar uma doença, uma vez que o uso de medicamentos de forma errada pode esconder sintomas de uma possível patologia.
A cultura brasileira infelizmente é essa os indivíduos se consultam com vizinhos, tias, avos, mães entre outros.
Tenho visto recentemente propagandas na televisão que levam a população ficar recorrendo a esses medicamentos de uma forma errônea. 
O medico deve ser consultado quando os sintomas surgem, não quando persistem, o anuncio dessas propagandas já dizem, se persistirem os sintomas o medico devera ser consultado, quando o certo não é esse.
O farmacêutico desempenha um papel muito importante, orientando a população com estratégias para diminuir o uso desnecessário de medicamentos, é preciso conscientizar o paciente e seu acompanhante quanto a importância dos medicamentos, vale lembrar que o medicamento pode ser comparado a um veneno, o que faz diferença são as doses e a forma que o mesmo chegou a esse indivíduo. 
Dialogar com a população sobre a compra do medicamento em questão, como por exemplo dores de cabeça, fazer a sintomatologia, fazendo com que o paciente faça uma autoanalise sobre o porque essa fazendo uso dessa medicação por semanas até mesmo meses.
O farmacêutico deve atender seus pacientes da melhor forma possível, procurando sanar seus incômodos. Ele precisa estar seguro e atualizado.
Os MIPs são aliados mais comuns entre a população, o farmacêutico pode contribuir para promover o uso seguro desses medicamentos conversando com o paciente e analisando cada caso. 
O acompanhamento farmacoterapêutico integra o conjunto de práticas da atenção farmacêutica e busca os melhores resultados da farmacoterapia, a partir de uma assistência próxima sobre o uso correto do uso de medicamentos, monitoramento frequente do tratamento e focos nas necessidades clinicas individuais do paciente.
Também é muito importante trabalhar de forma integrada com o médico do paciente.
O farmacêutico tem autonomia sobre medicamentos não tarja preta, sendo assim pode e deve fazer do seu atendimento um momento de dialogo afim de mostrar para o paciente o risco da automedicação e a importância da consulta medica. Sintomas patológicos devem ser avaliados no seu primeiro estágio, para que haja uma maior eficácia em seu tratamento.
Para finalizar vemos a grande importância de estratégias para orientar a população, o farmacêutico é um promotor de saúde que auxilia ao usuário na automedicação, com orientação o usuário ira entender a importância da utilização correta do medicamento e dos possíveis riscos que podem ser gerados, ao entender o usuário passara aderir o tratamento de maneira mais segura e eficaz.

Outros materiais