Buscar

Estudo dirigido Vias biossintéticas e Tráfego intracelular de vesículas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido – Biologia Celular – Vias biossintéticas e Tráfego intracelular de vesículas.
Há três tipos básicos de transporte de proteínas através da membrana para os diferentes compartimentos celulares. Explique-os. 
Explique a teoria do sinal, dando ênfase no mecanismo de reconhecimento. Por que essa teoria é comumente chamada de teoria do sinal de blobel ? 
Por que você acha que seria vantajoso adicionar um bloco pré-montado de 14 açúcares vindo da árvore glicídica do dolicol à proteína no lúmen do retículo endoplasmático, ao invés de construir a cadeia glicídica passo-a-passo pela adição seqüencial de açúcares por enzimas individuais (ou seja, adicionar os açúcares um a um, preferencialmente em sua conformação final) ?
O que significa N-ligado e O-ligado em termos de modificações protéica ? Onde ocorrem esses fenômenos e explique como é possível segregar espacialmente esses dois fenômenos ?
ER: O que significa UPR (em português seria RPE) ? Quais as vantagens para a célula deste fenômeno ?
ER: A figura 1 mostra os diversos compartimentos intracelulares nas vias biossintéticas, secretória, endocítica e no transporte de recuperação (em inglês retrieval pathway).
A) Nomeie os compartimentos mostrados na figura
B) Indique quais as setas que estão envolvidas em cada um dos processos. 
Explique, detalhadamente e cientificamente, o que são SNARES e em qual fenômeno celular elas atuam.
Clatrina e dinamina estão envolvidas em qual fenômeno biológico ? O que cada umas dessas proteínas faz ?
Dois modelos extremos - transporte vesicular e maturação cisternal - foram propostos para explicar o movimento de moléculas em toda a estrutura polarizada do aparelho de Golgi. No modelo de transporte vesicular, as cisternas individuais do Golgi permanecem no local enquanto as proteínas se movem através dele (fig. 2A). Em contrapartida, no modelo de maturação cisternal, as cisternas individuais movem-se por toda a pilha do Golgi, levando com eles as proteínas (fig. 2B). As vesículas de transporte desempenham funções críticas em ambos os modelos, mas seus papéis são muito diferentes. Descreva as funções das vesículas de transporte em cada um dos dois modelos. Comente especificamente sobre os papéis das vesículas sobre o movimento anterógrado de proteínas através da pilha de Golgi, na retenção das proteínas residentes do Golgi em cisternas individuais, e no o retorno de proteínas par o ER.
�
Figura 1: Compartimentos intracelulares nas vias biossintéticas, endocítica e de recuperação. (The Cell, Garland, 2008).
Figura 2: Dois modelos para o movimento de moléculas através do complexo de Golgi.

Outros materiais