Buscar

AD1 PE1

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD
 (
Avaliação 
a Distância
 (
A
D1
) 
Disciplina: 
 
Prática de ensino i
Coordenador
as
: 
Mar
ia Letícia Machado
 e Paula Cid
CURSO:
 Biologia
POLO:
 ARE
ALUNO:
 Lucas Conceição Brinco
MATRÍCULA:
 20114020345
DATA:
 01/09
/ 20
20
Querido(
a) aluno(a),
Em nossa disciplina as 
ADs
 deverão ser enviadas pela Plataforma,
 
exclusivamente
. Portanto, não serão aceitas avaliações entregues no 
polo
, assim como enviadas pelos Correios ou e
-
mail.
A avaliação deverá ser digitada em fonte 
Arial
, tamanho 12, cor preta. Deve ter a primeira página preenchida. Pedimos atenção para que concluam o processo de envio do arquivo, pois quando aparece 
a
 palavra
 
RASCUNHO
 
é porque o envio
 
não
 
foi finalizado.
É responsabilidade de cada 
aluno
(
a)
 verificar se a atividade foi enviada com êxito e se o arquivo não está corrompido. Em nenhuma hipótese serão aceitas avaliações enviadas fora do prazo. 
Para não ter problemas com o prazo, não deixe para enviar sua avaliação nos últimos momentos, pois problemas técnicos são passíveis de acontecerem.
Respostas copiadas de outras fontes, ainda que sejam dos materiais da disciplina, sem 
referência adequada ou iguais
 às de outros alunos, receberão nota ZERO.
A avaliação deve ser enviada em arquivo do 
word
 (.
doc
 ou.
docx
)
.
Bons estudos!
)
No decorrer da disciplina “Prática de Ensino I – Didática”, você poderá verificar a diversidade de questões históricas, sociais e políticas que atravessam diretamente o cotidiano escolar. A Didática, portanto, se constrói em sentidos contemporâneos se puder contribuir para a construção de conhecimentos e práticas que considerem essas questões. Nesta AD1 assumiremos a temática da Educação Antirracista como oportunidade para este importante diálogo. Imagine-se, portanto, na seguinte situação hipotética e resolva as questões:
Como coordenador (a) da área de Projetos e Educação Intercultural, você está elaborando uma apresentação para a comunidade escolar sobre uma proposta pedagógica a ser desenvolvida a partir do tema “Educação Antirracista”. Para ajudar na organização da apresentação, você elaborou o seguinte roteiro e irá usar as Aulas 01 a 08 da disciplina “Prática de Ensino I – Didática”, como referência teórica para as argumentações que serão apresentadas.
Introdução
Nesta parte do roteiro, você tem como objetivo apresentar à comunidade escolar a relação entre o tema “Educação Antirracista” e os conceitos de Educação, Pedagogia e Didática. (Use até 08 linhas em cada.)
a) A Educação Antirracista e a “Pedagogia histórico-crítica” (SAVIANI, 2017): (0,5 pontos)
Segundo SAVIANI, a Pedagogia histórico-crítica é capaz de promover o questionamento de se reconhecer como um ser humano, possuindo uma habilidade única, transformar o mundo ao seu redor, por meio do conhecimento (ciência). Todo homem é capaz de mudar seu pensamento e o meio em que vive. A Educação Antirracista tem o intuito de transformar o meio racista em um ambiente que possua respeito, harmonia na convivência e acolhimento cultural e social. 
b) A Educação Antirracista e a “Reinvenção da Didática” (CANDAU; KOFF, 2015): (0,5 pontos)
Para Vera Candau, a sociedade observa as diferenças com algo negativo, mas para a educadora as diferenças devem ser vista como algo positivo. “Temos que combater todas as desigualdades, mas as diferenças devemos reconhecer e procurar valorizá-las’’ – Vera Candau. Com essa afirmação da Professora, fica mais claro a idéia sobre o que é a educação Antirracista, um método para acabar com as desigualdades no meio escolar, na parte em que se refere desigualdade racial, mas explorando as diferenças culturais. 
Algumas referências teóricas do campo pedagógico
Nesta parte do roteiro, você tem como objetivo apresentar à comunidade escolar uma análise das contribuições dos seguintes estudos para a proposta pedagógica a ser desenvolvida a partir do tema “Educação Antirracista”. (Use até 15 linhas em cada.)
a) De que forma a proposta pedagógica a partir do tema “Educação Antirracista” pode ser justificada como “uma educação intercultural crítica” (CANDAU; KOFF, 2015)?(2,0 pontos)
A Educação Antirracista tem como sua base à eliminação das desigualdades raciais, para que o meio escolar saudável não seja privilégio de um grupo restrito de indivíduos, e sim uma realidade para todos. Em um ambiente escolar, diversas culturas são mostradas, diferentes modos de vida são apresentados, mas esse fato não é sinônimo de harmonia entre culturas. Desde os velhos tempos, a cultura Africana, negra, tudo que fosse fora da realidade do homem branco, era visto como algo estranho, mas será que atualmente isso mudou? Determinadas culturas, religiões, danças, etc. ainda são extremamente reprimidos em âmbito escolar. Um jovem negro não vai para escolar com seus guias, pois logo que chega pode ser alvo de um ato racista. 
b) Por que o “Trabalho Centrado em Projetos” (CANDAU; KOFF, 2015) atende à proposta pedagógica em questão?(2,0 pontos)
O trabalho centrado em projetos é uma metodologia pedagógica, que tem sua centralidade na criatividade e na dinâmica. A Educação Antirracista precisa ser bem dinâmica para o aluno ter uma atenção dobrada para tal assunto. Quando o aluno é uma criança, sua personalidade ainda está sendo formado, seu caráter está começando a ser construído também. Caso o aluno que esteja praticando o ato racista seja uma criança, ela está refletindo o que vem aprendido. Mesmo sendo em crianças que ainda não possuem uma idéia formulada em sua mente, criar um novo pensamento contrario os seus não é algo simples. Pois se “desconstruir” não é uma passo que é dado de uma hora para outra. 
c) De que forma a “Educação Antirracista” atravessa a formação de professores construída no próprio exercício da profissão (NÓVOA, 2018)? (2,0 pontos) 
	A lei 10.639/2003 inclui obrigatoriamente a temática histórica sobre cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial. A formação de novos docentes aborda vários temas, como interculturalidade, racismo, etc. e como esse assunto deve ser passado para os discentes. O professor deve abordar sobre esses assuntos não somente quando está relacionado à escravidão e colonização, mas também apontar atos racistas no cotidiano. A educação é um ato que parte tanto da sociedade quanto do individual, a sociedade atual ainda está sobre influencia do racismo, como educador, o professor deve tentar construir uma idéia de igualdade entre raças, e não introduzir o racismo em sua fala, ou distorcer o movimento antirracista. 
d) Que citação de Freire (1996; 1997) poderia contribuir para a proposta pedagógica sobre “Educação Antirracista”? Apresente e justifique a escolha. (2,0 pontos) 
	Segundo Paulo Freire “faz parte da tarefa docente não apenas ensinar conteúdos, mas também ensinar a pensar certo”. O professor pode completar o seu ensinamento fora do conteúdo, mostrando formas de pensamentos que são mais adequadas, como por exemplo, ensinar uma cultura, um modo de pensar que não seja racista e preconceituoso, uma visão mais humana, mais integradora. Escolhi tal frase, pois a educação antirracista não é muito explorada no currículo oficial, poucos temas são abordados sobre racismo nas escolas ser for levado em consideração o currículo. Por isso cabe muitas das vezes o próprio educador passar essa informação por conta própria, saindo um pouco do conteúdo, mas passando um ensinamento necessário sobre o anti racismo. 
Planejando a formação de professores para uma “Educação Antirracista”
Nesta parte do roteiro, você tem como objetivo apresentar à comunidade escolar uma lista inicial de estudos e seus respectivos autores para que possam começar a organizar uma formação específica para o desenvolvimento da proposta pedagógica sobre “Educação Antirracista”.
a) Que estudos e autores do campo da “Educação Antirracista” precisam ser lidosem nossa comunidade escolar para que possamos desenvolver uma boa proposta neste tema? (Para responder esta questão, você poderá realizar uma pesquisa e citar entre 3 e 5 estudos, bem como os respectivos autores e o conceito essencial apresentado por cada um deles, como sugestões para futuras leituras).(1,0 ponto) 
	 Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola - Eliane Cavalheiro. A autora deseja mostrar diversos olhares no ambiente escolar, procurando captar o racismo em nosso cotidiano.
	Outra educação é possível – Luana Tolentino. A autora enfatiza a importância da lei 10.639/2003, sobre como ela foi e é importante para a educação. Também menciona a grande porta de possibilidade que a nova lei abriu. 
	Racismo e Educação: (des)caminhos da lei nº10.639/2003 – Teresinha Bernardo. A autora também enfatiza a lei 10.639/2003, apresentando um panorama sobre racismo e educação.

Continue navegando