Buscar

Fichário - Agenda 04 - Departamento Pessoal I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fichário
 Você viu na agenda que há diferentes tipos de contrato de trabalho. Eles se dividem em contrato com vínculo empregatício e contrato sem vínculo empregatício. 
O contrato de trabalho com vínculo empregatício ocorre quando a relação de emprego e o registro do empregado se fazem obrigatórios, ou seja, contrata-se uma pessoa sempre que houver uma relação de emprego. Nesse caso, é exigido o cumprimento de horários e seu comparecimento continuamente no local de trabalho, mediante o pagamento, que é o salário. 
Esse tipo de contrato possui duas modalidades: 
1. Contrato de trabalho por prazo indeterminado. 
2. Contrato de trabalho por prazo determinado. 
Para conhecer melhor os tipos de contrato de trabalho com vínculo empregatício, faça a seguinte pesquisa orientada e disponibilize no seu fichário: 
Qual a definição de contrato de trabalho por prazo indeterminado? Elabore uma breve descrição deste tipo de contrato. 
1 -Qual a definição de contrato de trabalho por prazo indeterminado? Relacione os tipos de contrato de trabalho por prazo indeterminado e elabore uma breve descrição para cada um deles. 
Respostas: 
O contrato de trabalho é um acordo firmado pela empresa com o colaborador de maneira escrita, expressa ou de forma verbal. A definição do contrato individual de trabalho é dada pela CLT, no art. 442. Há um vínculo empregatício, que é a relação entre ambas as partes, definida por meio de um contrato de trabalho que mostra a prestação dos serviços que serão oferecidos à empresa. 
Contrato de trabalho por prazo indeterminado: É o modelo de contrato de trabalho mais comum, pois não existe um período preestabelecido de vigência. Quando finalizado o contrato de experiência (e não havendo dispensa por parte do empregador ou o pedido de dispensa por parte do funcionário), inicia-se o período de contrato por tempo indeterminado. 
O contrato por prazo indeterminado é aquele em que o empregado comparece em dias e horários pré-determinados à empresa, até que ocorra a rescisão contratual. Ele pode, ainda, ser acordado sob a forma de regime de tempo parcial, que é o contrato em que a jornada de trabalho é reduzida. 
Portanto, caso não haja rescisão após o período de experiência, o contrato automaticamente passa a ser indeterminado. Em regra, a maioria dos contratos tem duração indeterminada. É definida apenas uma data de início para as atividades profissionais, mas a rescisão pode ocorrer a qualquer momento desde que haja aviso prévio de uma das partes (empregador ou funcionário). 
Em situações assim, quando não há falha na conduta do colaborador (justa causa ou culpa recíproca), o trabalhador tem assegurado o direito ao recebimento de 40% de multa sobre o valor do FGTS, Seguro-Desemprego e aviso prévio. 
Alguns benefícios são assegurados aos trabalhadores contratados por prazo determinado e indeterminado. São eles: 
• Salário mínimo vigente ou piso salarial da categoria, conforme a função exercida e observando o acordo ou convenção coletiva de trabalho; 
• Jornada máxima de trabalho de 8 horas diárias, com pagamento de horas extras com o acréscimo mínimo de 50%. As horas extras não podem exceder duas horas diárias; 
• Recebimento de 13º salário proporcional, conforme assegurado pelo inciso VIII do artigo 7º da Constituição Federal; 
• Recebimento de férias proporcionais, de acordo com o inciso VIII do artigo 7º da Constituição Federal; 
• Descanso semanal remunerado (inciso VIII do artigo 7º da Constituição Federal). 
Todas essas espécies de contratos de trabalho já eram previstas na CLT antes da reforma trabalhista. A nova lei, entretanto, modificou determinadas regras desses "contratos já existentes". É o caso, por exemplo, da regulação do contrato em regime de tempo parcial, que, entre outras medidas, alterou os dias de férias a que o empregado tem direito. 
Além disso, a reforma criou também a figura do contrato de trabalho intermitente, que se trata de uma inovação em nossa legislação. Nessa espécie de contrato, o empregado não sabe de antemão os dias e horários em que irá trabalhar. Ele é chamado para prestar serviço nas datas escolhidas pelo empregador, podendo optar em aceitar a convocação ou não, recebendo somente pelas horas efetivamente trabalhadas. 
A reforma trabalhista regulou, ainda, o teletrabalho. Embora esse tipo contratual já fosse admitido anteriormente, agora ele passou a conter regras próprias e sua celebração depende do cumprimento de forma específica. 
Finalmente, apesar de o contrato de terceirização não estar previsto na CLT, mas sim em lei específica, é importante mencionar a alteração realizada pela reforma trabalhista ao passar a admitir a terceirização, tanto na atividade meio, como na atividade fim da empresa. 
2- Qual a definição de contrato de trabalho por prazo determinado? Relacione os tipos de contrato de trabalho por prazo determinado e elabore uma breve descrição para cada um deles. 
Respostas: 
Contrato de trabalho por prazo determinado: É um tipo de contrato de trabalho em que a duração é prefixada, ou seja, o colaborador já sabe quando ele será rescindido no momento da contratação. O contrato por prazo determinado não pode exceder a duração de dois anos. 
As datas de início e fim já são estabelecidas na elaboração do documento. Esse tipo de acordo só poderá ser feito em uma das hipóteses das quais trata o artigo 443 da CLT. Não pode durar mais de dois anos e, se for prorrogado mais de uma vez, passa a ser considerado como contrato por prazo indeterminado. 
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), esse contrato é válido nas seguintes hipóteses: 
• contratação de serviço cuja natureza justifique a predeterminação do prazo do contrato; 
• contratação de atividades empresariais de caráter transitório; 
• contratação de colaborador em caráter de experiência. 
É importante destacar que o contrato de trabalho por tempo determinado não garante ao trabalhador o recebimento de aviso prévio, multa de 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), bem como Seguro-Desemprego. 
Para atender serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo ou que seja destinado a suprir atividades empresariais de caráter transitório estão o contrato de experiência, o contrato de aprendizagem e o contrato por prazo determinado. 
Fontes: 
https://www.jornalcontabil.com.br/contrato-por-tempo-indeterminado-entenda-como-funciona/ 
https://meusucesso.com/artigos/direito/conheca-os-tipos-de-contrato-de-trabalho-existentes-82/ 
https://xerpay.com.br/blog/tipos-de-contrato-trabalho/

Continue navegando