Buscar

fichario_agenda_iv_ii

Prévia do material em texto

Nome: Jardel Cerqueira 12/Mar/2021 - Técnico em Administração Ead - Centro Paulo Souza - GEAD
Fichário – Agenda 04: O departamento pessoal I
Você viu na agenda que há diferentes tipos de contrato de trabalho. Eles se dividem em contrato com vínculo empregatício e contrato sem vínculo empregatício.
O contrato de trabalho com vínculo empregatício ocorre quando a relação de emprego e o registro do empregado se fazem obrigatórios, ou seja, contrata-se uma pessoa sempre que houver uma relação de emprego. Nesse caso, é exigido o cumprimento de horários e seu comparecimento continuamente no local de trabalho, mediante o pagamento, que é o salário.
Esse tipo de contrato possui duas modalidades:
1. Contrato de trabalho por prazo indeterminado.
2. Contrato de trabalho por prazo determinado.
Para conhecer melhor os tipos de contrato de trabalho com vínculo empregatício, faça a seguinte pesquisa orientada e disponibilize no seu fichário:
Qual a definição de contrato de trabalho por prazo indeterminado? Relacione os tipos de contrato de trabalho por prazo indeterminado e elabore uma breve descrição para cada um deles.
Qual a definição de contrato de trabalho por prazo determinado? Relacione os tipos de contrato de trabalho por prazo determinado e elabore uma breve descrição para cada um deles.
Resposta:
O Contrato de Trabalho: é o vínculo empregatício entre contratado e contratante (empregador e empregado), que revela a prestação de serviços a uma determinada organização. Segundo as CLT, no art.442, define contrato individual como um acordo que pode ser feito de forma verbal ou tácito, escrito ou expresso, e que trata das relações de emprego, entre empregado e empregador. Além disso, para a realização das atividades, a pessoa que busca o emprego necessitará da Carteira de Trabalho, um dos principais documentos que constarão as atividades realizadas profissionalmente por um trabalhador.
Verbal (Tácito): nessa modalidade, o acordo é realizado com base na confiança entre empregado e empregador. Dessa forma, não existe uma documentação que comprove a existência de um contrato. 
Escrito (Expresso): diferente da modalidade anterior, nesta modalidade o acordo representado pelo contrato de trabalho que deverá conter todas as obrigações e deveres de empregado e empregador. As cláusulas, contidas no contrato, não podem ser opostas à Constituição, a CLT ou às regras coletivas. Ao ingressar o empregado para trabalhar, é necessário regularizar sua situação. Isso ocorre através de um contrato de trabalho. Dentre as diversas relações que podem ser estabelecidas por meio de contrato tem-se: por prazo determinado, por prazo indeterminado, terceirizado, avulso, entre outros.
· Prazo indeterminado: não existe um prazo para sua finalização. É necessário que haja anotação na Carteira de Trabalho no prazo de até 2 dias, até mesmo nos casos de experiência. Esse é o tipo de contrato mais utilizado dentro das organizações, é considerado como regra da CLT. O encerramento dessa modalidade é opcional para ambas as partes. Todavia, deve-se cumprir o aviso prévio. Seja por meio de pagamento na rescisão ou por meio de trabalho. No momento da rescisão do contrato por parte do empregador, caso o colaborador não tenha falha na conduta, ele poderá usufruir o direito ao recebimento de 40% de multa sobre o valor do FGTS, seguro- desemprego e aviso prévio.Com a reforma trabalhista atual, poderá ser feito acordo entre empregador e empregado, para finalizar o contrato. A partir dessa decisão, então, a empresa deve pagar ao funcionário a metade do aviso prévio e a metade da multa dos 40% sobre o saldo do FGTS.
· Prazo determinado: nessa modalidade, existe um tempo determinado para o encerramento do vínculo empregatício. Ele pode ser elaborado para a construção de serviços especializados e específicos, como por exemplo: construção de um muro, organização de um evento. Tudo deve ser expresso dentro das cláusulas, para não correr o risco de ser considerado um contrato de prazo indeterminado. Alguns exemplos: contrato de aprendizagem e o contrato de experiência (entre outros). Sua validade depende se o serviço é de natureza é transitória e justifique a predeterminação do prazo, de acordo com o parágrafo §2º do artigo 443 da CLT. O contrato por tempo determinado não poderá ter duração de mais de 2 anos (geralmente esse é o tipo para jovem aprendiz, exceto para o jovem aprendiz com deficiência), e o de experiência limita-se a 90 dias, podendo ser prorrogado apenas uma vez, respeitados os limites aqui descritos. Se houver uma sucessão de contratos de trabalho entre as mesmas partes, num prazo inferior a um semestre já é considerado por prazo indeterminado, “salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos” (CLT, art. 452). A Lei 9.601/98 descreve outros tipos de contrato por prazo determinado, como: de safra (previsto na Lei 5.889/73); e de obra certa (definido na Lei 2.959/56). 
Referências: 
· https://contadores.contaazul.com/blog/tipos-contrato-trabalho
· http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/SaibaMais/Contrato_trabalho.pdf
· http://www.tst.jus.br
· https://www.mywork.com.br/blog/trabalho-temporario-como-funciona
· https://www.portaleducacao.com.br
· https://www.jornalcontabil.com.br
· https://juridicocerto.com
· Livro de Direito do Trabalho, Renato Saraiva, Editora Método, edição 2006;
· Livro Curso de Direito do Trabalho, Maurício Godinho Delgado, Editora LTR, 5ª edição, 2006;

Continue navegando