Buscar

Fichário- Agenda 11 - Administração da Produção e Operações - Parte III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fichário
 O espaço físico de uma empresa precisa ser arranjado de modo que o processo de produção flua da melhor maneira possível. Para isso, o primeiro passo é planejar o layout do sistema de produção, desenhando uma planta. 
O layout de uma fábrica pode estar baseado no produto ou no processo de trabalho.
Escolha uma organização e faça uma pesquisa em sites de busca sobre qual é o tipo de arranjo físico (produto ou processo) ali adotado. Caso não haja informações na internet sobre a fábrica escolhida, envie um e-mail com suas dúvidas para o atendimento ao público da empresa ou ligue para a central de atendimento. 
Em seguida, elabore uma análise crítica registrando suas considerações sobre o arranjo definido pela empresa e sua justificativa de escolha. Coloque as suas considerações no fichário. Não deixe de avaliar as implicações práticas e estratégias do arranjo físico adotado. 
Atenção! Esta é a atividade que você deverá enviar para seu professor. Posteriormente, analise os comentários que ele fez e reformule-a, se necessário. 
R:
Volkswagen do Brasil 
Ferdinand Porsche 
Produto: Fusca 
O Fusca foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela companhia alemã Volkswagen, sendo produzido entre 1938 e 2003. Foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o recorde que pertencia até então ao Ford Modelo T, de origem estadunidense. Foi produzido até 2003, no México, onde era chamado de VW Sedan. 
Lançado oficialmente em 1935, pelo Ferdinand Porsche, o Fusca podia ser comprado por quase todos (preço de 990 marcos), e era equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts, câmbio seco de quatro marchas, que até então só se fabricavam carros com caixa de câmbio inferiores a 3 marchas. Sistema de freios a tambor, caixa de direção tipo “rosca sem fim”, evoluções estéticas como quebra vento, lado abertura da porta (no início a porta abria do lado oposto), saída única de escapamento, estribo... E com o passar dos anos, já reformulado, com bastante semelhanças com o Fusca de hoje, o Fusca era equipado com duas pequenas janelas traseiras. 
Porsche acreditava que com um bem planejado "sistema de produção em massa (linha de produção idealizada por Henry Ford)" poderia construir o carro ao preço sugerido e sem o subsídio. 
Desde seu lançamento o fusca sofreu muitas adequações para a época e seguiu em fase de aperfeiçoamento em todos os componentes do carro; foi então que em 1938, iniciou-se a construção de uma fábrica a qual o Fusca seria construído na forma de "fabricação em série"(layout linear) onde se fabrica elevadas quantidades de produtos semelhantes utilizando mecanismos industriais e trabalho padronizado, pois com essa técnica se aproveita as economias de escala e leva à diminuição dos custos de produção. 
Até hoje esse carro é apreciado e colecionado por pessoas que se identificam com o carro ou até mesmo com sua história, pois foi um carro que passou pela Segunda Guerra Mundial e não desapareceu, mas foi aprimorado e ainda podemos ver muitos Fuscas rodando nas ruas, isso comprova que sua forma de produção também garantiu a sua qualidade e facilidade de adaptação, sendo aprimorado e reformado com o passar do anos. 
Fontes: https://www.fuscaclube.com.br/links-uteis/historia-do-fusca/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Fusca https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/rodas/2018/06/1972699-ha-84-anos-porsche-assinava-contrato-com-hitler-para-desenvolver-o-fusca.shtml

Continue navegando

Outros materiais