Buscar

Banner TCC sobre Hepatites virais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	Hepatite A: Trata-se da infecção causada pelo vírus VHA, um vírus RNA classificado como sendo da família Picornavirus, transmitida por via fecal-oral e que atinge mais frequentemente crianças e adolescentes. O vírus A é a causa mais frequente de hepatite viral aguda no mundo (FERREIRA, 2004). 
 Para prevenção da propagação do vírus é necessário uma intensa higienização pessoal dos doentes, principalmente a lavagem das mãos, cuidados com a água, frutas, verduras, mariscos e outros alimentos mal cozidos e correta desinfecção de sanitários usados pelos pacientes e de brinquedos, pois o vírus VHA pode durar na face dos objetos por semanas (FERREIRA, 2004).
 Hepatite B: O Vírus HBV é o vírus da Hepatite do tipo B, doença infecciosa, também conhecida como soro-homóloga. O vírus pertence a família dos Hepadnaviridae. É transmitido pessoa a pessoa através do contato com sangue, exsudatos e outros fluidos corporais, como o sêmen e as secreções vaginais (VÍRUS, 2017). 
	A hepatite B foi a primeira hepatite viral a possuir vacina acessível para sua prevenção.
	Hepatite C: Causado pelo vírus C (VHC) é transmitido por contato direto, percutâneo ou através de sangue contaminado. Pertence a família Flaviridae, e seu genoma é constituído por uma fita simples de RNA (FERREIRA, 2004). 	Para se evitar a contaminação é necessário o uso de preservativos, alertando o parceiro sexual. Na prevenção do vírus VHC é indicado a não utilização de drogras injetáveis, não compartilhamento de objetos de higiene pessoal, alicates na manicure, objetos cortantes e instrumentos usados na tatuagem. (VARELLA, 2015).
Figura 2: Formas de prevenção
					
Fonte: FRAZÃO, 2017.
ANÁLISE COMPARATIVA DAS HEPATITES VIRAIS MAIS COMUNS NO BRASIL: 
Hepatites A, B e C.
INTRODUÇÃO
	A Hepatite é uma doença relacionada a inflamação do fígado, que pode levar a falhas do mesmo e até a morte. O principal agente biológico responsável pela doença é o vírus, diferenciando no tipo de vírus para cada tipo de hepatite. Eles também possuem diferença quanto ao material genético. Os tipos mais comuns de Hepatites virais são os tipos A, B e C, contendo altos índices de notificações da doença por ano. É uma doença silenciosa, podendo ser uma pessoa portadora do vírus sem perceber os sintomas, causando uma gravidade e cronicidade da mesma (BUTEL, 2012).
	A hepatite A foi descoberta em 1973, a hepatite B em 1965 e a Hepatite C em 1989. Cada tipo da doença é transmitido por um vírus diferente, sendo a hepatite A pelo vírus VHA, hepatite B pelo VHB e hepatite C pelo VHC. São transmitidos através da via digestiva, via sanguínea, pelos fluidos corporais e relação sexual. Os sintomas dos três tipos da doença são muito similares, podendo variar um pouco de acordo com o tipo de vírus envolvido, tais como cansaço, náuseas, mal-estar, tontura, febre, vômitos, dor abdominal, urina escura, fezes claras e, principalmente, pele e olhos amarelados (icterícia). Para diagnóstico é utilizado o anti-VHA, anti-VHB e Anti-VHC. Porém apesar de já obtermos esse conhecimento precisa-se entender: De que modo as hepatites virais podem ser diferenciadas, considerando sintomatologias de características semelhantes?
				Figura 1: Pessoa com icterícia e normal
1 Discente do curso de graduação em Biomedicina do Centro Universitário Anhanguera de Niterói
Contato eletrônico: laysecorrea@hotmail.com1 
CONCLUSÕES
Através dos estudos feitos para a realização deste trabalho foi concluído que a Hepatite é uma doença de saúde pública ainda desconhecida pelas pessoas, que possui sintomas bem semelhantes a um estado gripal. Para diagnóstico diferenciado de cada tipo de hepatite é preciso fazer exames laboratoriais para pesquisa de anticorpos contra os vírus A, vírus B e vírus C.
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BUTEL, Janet S. Virologia. In: BROOKS, Geo F. et al. Microbiologia médica . 25ª. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012. cap. 35, p. 472-486.
FERREIRA, Cristina Targa; SILVEIRA, Themis Reverbel da. Hepatites virais: aspectos da epidemiologia e da prevenção. Rev. bras. epidemiol., São Paulo , v. 7, n. 4, p. 473-487, Dec. 2004 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2004000400010&lng=en&nrm=iso>. access on 01 May 2017. 
FRAZÃO, Dr Arthur . Conheça as formas de transmissão para prevenir as Hepatites A, B e C. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/prevencao-da-hepatite/>. Acesso em: 09 nov. 2017.
PINHEIRO, Pedro. HEPATITE A: Sintomas, tratamento e vacina. 2014. Piblicada por edior master. Disponível em: <https://acordocoletivo.org/2014/09/14/hepatite-a-sintomas-tratamento-e-vacina/>. Acesso em: 10 set. 2017.
VARELLA, Drauzio. HEPATITE C. 2015. Disponível em: <https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/hepatite-c-2/>. Acesso em: 02 out. 2017.
VÍRUS da Hepatite B-HBV: vírus de transmissão sanguínea e sexual. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/estetica/virus-da-hepatite-b-hbv-virus-de-transmissao-sanguinea-e-sexual/33910>. Acesso em: 13 out. 2017.
AUTOR: LINHARES, Layse Corrêa.
 METODOLOGIA
	Este trabalho é uma revisão bibliográfica acerca do tema Hepatites virais mais comuns no Brasil, para sua realização, foram feitas pesquisas nas principais bases de dados como Livro acadêmico, SciELO, e Google Acadêmico, a procura de artigos publicados na área. Serão utilizados os seguintes termos de pesquisa: Hepatite A, B e C; Vírus A, B e C, transmissão, sintomas, diagnóstico e prevenção. Os artigos serão selecionados de acordo com a relevância do estudo, sendo utilizados artigos publicados entre 2004 a 2017. 
				 Fonte: PINHEIRO, 2017.
OBJETIVOS
	Este trabalho teve como objetivos compreender a diferença entre os três tipos de hepatites virais mais comuns no Brasil, tipos A, B e C. Considerando o ano de descoberta de cada vírus; a diferenciação quanto ao seu material genético; classificação da transmissão, prevenção, sintomas e diagnósticos.

Outros materiais