Buscar

AD1 Disciplina STCC 2022-1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR
CONSÓRCIO CEDERJ/UAB CURSO DE LICENCIATURA EM TURISMO
Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso – STCC
Profa. Dra. Claudiana Guedes de Jesus
Primeira Avaliação a Distância – AD1
2022-1
PRAZO ENTREGA/ENVIO: 20 de MARÇO de 2022 (via plataforma)
QUESTÃO ÚNICA: 
	Definir e descrever o provável TEMA de seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, em um pequeno texto dissertativo e de maneira sucinta. Não esquecer que, obrigatoriamente, precisa ser na área de turismo, ter delimitações/foco como delimitação temporal e/ou espacial do tema, ter coerência e rigor acadêmico (Máximo 10 linhas ou um parágrafo). 
	Favor seguirem as recomendações a seguir: 
A) formatação de acordo com Quadro 01 ;
B) base teórica do que é Tema quadro 02;
C) além da explicação e dos exemplos de TCC indicados no final dessa avalição para mostrar ideias e temas de TCCs. 
Quadro 01– Obrigatoriedade da ABNT na formatação de TCC e Projeto de TCC
Obrigatoriedade, gentileza utilizarem essa metodologia: As respostas devem seguir a seguinte formatação em word ou pdf, seguindo as Normas ABNT são:
· Fonte: Times New Roman 12 ou Arial 11; Cor: preta/automática.
· Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm
· Parágrafos / Espaçamento: 1,5 entre linhas;
· Alinhamento do texto: justificado para que fique alinhado às margens esquerda e direita.
Quadro 02 – Definição de Tema de TCC
	
Citamos a seguir um trecho da Aula 12 da Disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo - MPTP de autoria da professora Elis Regina Angelo da UFRRJ, para dar a vocês maior fundamento sobre o que é um Temas de Pesquisa, Objetivos, Metodologia e justicativa. De acordo com Angelo (2012, p 265-269):
TEMA: é o ponto de partida da pesquisa e envolve a seleção do fato, fenômeno ou assunto a ser investigado. A delimitação do tema faz-se necessária para associar o tema ao fenômeno, fato ou ideia tornando-o mais específico, ou seja, fazer um recorte que seja possível de investigação para não ampliar demasiadamente a temática. Desta especificidade surgirá o título da pesquisa.
A escolha do tema, bem como a sua delimitação, pode ser feita a partir de uma revisão da literatura, que é pesquisar o que já foi estudado e publicado sobre o assunto em questão. Porém, uma vez escolhido o tema ou o título do trabalho, a revisão bibliográfica e a visita à área de estudo tornam-se imprescindíveis para o desenvolvimento das etapas seguintes, considerando que cada explanação deverá ser mediada por autores que já têm al- guma consolidação na área da pesquisa/temática.
Fonte: ANGELO, E. R. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2012. 350p.
Num primeiro momento, a escolha do TEMA que será TCC é fundamental para dar início ao Projeto de TCC. O tema do TCC precisa ser bem focado, coerente e delimitado para ser plausível de ser desenvolvido, como qualquer trabalho acadêmico. Ademais, destaco que precisa ser sobre algo que já exista, não pode ser apenas um estudo propositivo de algo que não seja realidade. Tanto o curso de bacharelado em Turismo quanto mais agora recentemente o curso de vocês de licenciatura em Turismo da UFRRJ (CEDERJ/UAB) tem um repositório com arquivos de TCCs defendidos de 2011 a 2017. 
Favor consultarem a página Turismo e Educação, endereço eletrônico a seguir http://ted-ufrrj.blogspot.com. Como exemplos para ajudá-los a entender/esclarecer/exemplificar temas de TCC, aqui estão links de QUATRO Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC de excelência defendidos nos últimos anos nos diferentes pólos do curso de licenciatura em Turismo UAB/CEDERJ (e listados a seguir) para terem melhor noção:
2012 - Discente Cíntia Sampaio Ribeiro Roesler; Titulo TCC: Patrimônio histórico de Resende e suas possibilidades na prática do Turismo Pedagógico. Disponível em:< https://drive.google.com/file/d/1dnr0N41j79QYVf7bApcfhetyxPNzQL9N/view>
2014 – Discente: Thays de Oliveira Marcelino. Titulo TCC: O Ensino Superior em Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Disponível em:< https://drive.google.com/file/d/10-TIvuWgP1tTzab96gREPB5eFcAeQU89/view>
2014 – Discente: Joana da Silva Castro Santos. Titulo TCC: Uso Público em Parques - Estudo de Caso: Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. Disponível em:< https://drive.google.com/file/d/1quuhp8MvAwylTdYNHUtoNObBIG1BMvef/view>
2017 - Discente: Marcelo de Almeida Santos. Título TCC: Turismo Náutico em Angra dos Reis/RJ: Importância, estrutura e implicações para o turismo. Disponível em;https://drive.google.com/file/d/1GOxaVDvuzM3TGPKoKdOPhY2ah5MwQpqY/vi ew
Bom desempenho! 
2

Continue navegando