Buscar

Seção 1.1 - Administrador financeiro e organização da administração financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANÁLISE E GERENCIAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Seção 1.1
Administrador financeiro e organização da administração financeira
Na década de 1940, houve um retorno do foco da administração financeira para análise das decisões externas, ou seja, do ponto de vista dos fornecedores de capital (acionistas, banqueiros, aplicadores em geral).
Nas décadas de 1950 e 1960, a administração financeira passou a incluir estudos teóricos e práticos dos ativos e passivos dos balanços das empresas. Isso ocorreu porque foi dada maior ênfase aos investimentos empresariais e à geração de riqueza que as organizações poderiam proporcionar. Essa visão surgiu como consequência da teoria geral de Keynes, que defendia o investimento como a preocupação central das nações e das corporações. Foi nessa época que surgiram dois importantes conceitos para a administração financeira: retorno do investimento e custo de capital. Essa época também marca o nascimento do que se convencionou chamar de moderna teoria de finanças, início marcado pelas proposições de Franco Modigliani e Merton Miller, que receberam o prêmio Nobel de economia em 1985 (Modigliani) e em 1990 (Miller).
Nos dias atuais, a administração financeira passou de uma postura mais conservadora e meramente descritiva dos fenômenos financeiros para um posicionamento mais questionador, que busca investigar as suas causas e impactos.
A administração financeira compreende um conjunto de atividades cujo objetivo é gerir o fluxo de recursos financeiros da organização. Desse fluxo, faz parte a responsabilidade de captar recursos necessários às atividades da empresa e alocá-los da melhor forma para alcançar os objetivos organizacionais.
(o termo CFO – chief financial officer é bastante utilizado para designar o diretor ou vice-presidente financeiro). Esse administrador é responsável pela estratégia financeira da empresa, representação da empresa junto a órgãos públicos, fiscalizadores e instituições financeiras, além de ser responsável pela direção de departamentos, filiais e pessoas que desempenham atividades relacionadas com a gestão de recursos financeiros da empresa.
O planejamento financeiro tem como responsabilidade analisar e avaliar fontes de financiamento e projetos de investimentos. Seu objetivo é garantir o equilíbrio financeiro da empresa e o alcance dos seus objetivos estratégicos.
A tesouraria costuma ser responsável por atividades relacionadas com gestão de recursos de curto prazo. São suas atribuições a administração de capital de giro, gestão de caixa e bancos, crédito e cobrança de dívidas de fornecedores e pagamentos diversos.
A controladoria geralmente fica com as atividades contábeis. Essa atividade fica a cargo do Controller, que é o principal contador da empresa. É responsável por atividades como contabilidade fiscal, gerencial e de custos.
A administração financeira deve acompanhar, como as demais áreas da empresa, esses objetivos para que eles se cumpram. Já o planejamento financeiro serve de orientação e controle dos passos da empresa para o atingimento dos seus objetivos.
Os planos estratégicos geralmente esquematizam ações para períodos que variam de dois a dez anos. Para atingir os objetivos de longo prazo, no entanto, é necessário que sejam definidas ações de curto prazo. São os planos operacionais, que cobrem o período de um ou dois anos.
U1S1 - Atividade de Aprendizagem
Questão 1 - A alta direção das empresas define seus objetivos estratégicos, que determinam o norte para toda a organização, ou seja, aonde ela quer chegar, que objetivos ela quer atingir. Qual a periodicidade traçada para que esses objetivos se cumpram ou tenham efeito?
Escolha uma:
a. De dois a três anos.
b. De um a dois anos.
c. De dois a cinco anos.
d. Menos de um ano.
e. De dois a dez anos. Correto
Questão 2 - Complete as lacunas a seguir:
“A Administração financeira compreende um conjunto de atividades cujo objetivo é gerir o fluxo de _____________ da organização. Desse fluxo faz parte a ______________ de captar recursos necessários às atividades da empresa e alocá-los da melhor forma para alcançar os ______________ organizacionais”. 
Escolha uma:
a. energia / necessidade / limites
b. recursos financeiros / responsabilidade / os objetivos. Correto
c. responsabilidades / necessidade / desejos
d. funcionários / cultura / limites
e. mercadorias / cultura / objetivos
Questão 3 - A que se refere o fluxo de recursos financeiros da organização?
Escolha uma:
a. Mão de obra qualificada e treinamento.
b. Distribuição de lucros e dividendos aos acionistas.
c. Captação e alocação de recursos financeiros. Correto
d. Pagamento de fornecedores e empregados.
e. Entradas e saídas de mercadorias.

Continue navegando