Buscar

ATV UM DIREITO TRIB 01

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – AULA 01
No Brasil, a tributação sobre consumo pesa mais do que a tributação sobre renda e patrimônio. 
	Para alguns tributaristas, esse modelo é injusto, pois recai de modo igual sobre ricos e pobres, mas ainda assim é considerado por muitos estudiosos, como o melhor método de arrecadação para o Brasil, considerando a baixa quantidade de contribuintes que dispõem de poder aquisitivo para tributar sobre a renda e o patrimônio.
	Considerando o debate atual no campo político, a respeito da reforma tributária, apresente as vantagens e desvantagens sobre os modelos de tributação citados acima e dê a sua opinião sobre o melhor método a ser aplicado no nosso país. 
Obs.: (a sua resposta deverá ser apresentada em no máximo 20 linhas – letra Arial, tamanho 10)
São 5 tipos de tributos em vigor hoje (2020) no Brasil no caso, de consumo: PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS. No Brasil, a tributação sobre o consumo é composta principalmente por três impostos: o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). 
Cada um desses impostos é de competência de uma entidade política distinta e incide, de alguma forma, sobre o consumo de bens e serviços em nosso país. Neste tópico, tentaremos descrever de maneira sucinta as principais características de cada um desses impostos.
A PEC n. 45/2019 prevê a extinção de 5 tributos (IPI, PIS, COFINS, ICMS e ISS) e a criação de um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência da União. A proposta prevê que a alíquota desse imposto seja a soma de três alíquotas, cada uma imposta por um dos entes federativos (União, Estados e Municípios), de forma a preservar ao menos uma parcela de suas autonomias.
A principal vantagem decorrente de uma reforma tributária, nos moldes como prevista pelas propostas aqui exemplificadas, seria a redução da complexidade do sistema tributário nacional e das infinidades de obrigações acessórias existentes. A desvantagem é que os resultados da Reforma Tributária só serão vistos em longo prazo e há a possibilidade de alguns setores pagarem mais impostos, afetando o preço final de determinados produtos e serviços.

Continue navegando