Buscar

EXERCICIOS RESOLVIDO MOD 2 TEORIA PSICANALITICA UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

No caso Anna O. Breuer (1895) relata que um momento decisivo para o tratamento foi quando Anna sofreu um acesso de hidrofobia. Embora aflita de tanta sede, não conseguia tomar nada, até que certa vez, em transe hipnótico, disse a Breuer que havia visto sua dama de companhia inglesa – de quem não gostava – permitir que o cachorro bebesse água em um copo. Quando o nojo reprimido veio à tona nessa lembrança, a hidrofobia desapareceu. Anna pediu água e despertou da hipnose com o copo nos lábios. 
Em relação ao método de tratamento utilizado nos primórdios da psicanálise, pode-se afirmar que
   
I no caso de Anna O., o nojo revivido e descarregado deixou de ser patogênico.
II Breuer observou que Anna O. pouco se aliviava dos estados nebulosos de consciência por meio da fala (expressando-se em palavras).
III o método catártico tinha por objetivo propiciar uma descarga adequada dos afetos associados aos eventos traumáticos.
IV antes da associação livre, a hipnose era utilizada para induzir à rememoração dos eventos que provocaram a formação dos sintomas, como ilustra a recordação de Anna O. sobre os eventos que levaram à hidrofobia.
V como mostra o caso Anna O., o objetivo do tratamento nos primórdios da psicanálise era a eliminação dos sintomas. Isso se mantém como foco da análise na atualidade, pois é pela cura dos sintomas que o indivíduo pode alcançar a saúde psíquica.
 
Está correto somente o afirmado em
	A
	I, II, III e IV.
	B
	II, III e IV.
	C
	I, III e IV.
	D
	II, III, IV e V.
	E
	I, II, III e V.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
	A “Interpretação dos Sonhos”, uma das obras mais importantes da psicologia, vem influenciando o pensamento científico há mais de um século. Nesse livro Freud apresentou, pela primeira vez, um modelo “completo” do funcionamento psíquico, no qual os “sonhos” configuravam um novo paradigma, que se tornou ponto de partida para suas hipóteses.
 
Para Freud 
	A
	os sonhos têm uma característica hipermnésica e são sempre realizações de desejos quando se constituem em algo que conscientemente se quer muito.
	B
	os sonhos constituem-se em soluções de compromisso entre desejos reprimidos e as forças repressoras. Mas, por serem vividos oniricamente, não sofrem deformações em seu conteúdo.
	C
	nos sonhos o conteúdo manifesto sofre deformações em relação ao conteúdo latente, por meio dos processos de condensação e deslocamento, que transformam e viabilizam as imagens visuais.
	D
	os sonhos per si têm a função de promover o amadurecimento do indivíduo, pois, por meio deles, conteúdos inconscientes se tornam conscientes.
	E
	os sonhos realizam desejos inconscientes, sem interferências da repressão em sua rememoração. 
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
	Inicialmente, Breuer e Freud acreditavam que a expressão verbal das fantasias e a rememoração do evento traumático pudessem levar à remoção dos sintomas. À medida em que prosseguia com os estudos e com os atendimentos, ao se dar conta de que outros fenômenos estão em jogo por ocasião do surgimento dos sintomas, Freud passou a valorizá-los.  
 
Entre os fenômenos que passaram a ser valorizados por Freud estão incluídos os seguintes:
	A
	A ideia de que a descoberta de “algo” é suficiente para que esse “algo” seja eliminado.
	B
	A observação de que não há conexão entre afeto e palavra. 
	C
	O reconhecimento de que pudor, repulsa e ignorância não interferem na dissociação da consciência e na repressão.
	D
	A força da resistência é manifestação reveladora da intensidade do material reprimido.
	E
	O amor à verdade e a curiosidade a respeito de si mesmo, são irrelevantes para a elaboração.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
	A experiência de Freud com pacientes histéricas o levou a descobrir que a maioria dos desejos reprimidos dos pacientes se referiam a conflitos de ordem sexual. A partir desta constatação, proporcionada pelos sintomas e pela fala dos pacientes, Freud formulou algumas premissas psicanalíticas. 
Assinale a seguir a afirmativa que corresponde a uma dessas premissas:
	A
	A sexualidade, em seu sentido amplo, está presente desde o nascimento e ocupa o centro da vida psíquica, sob a forma de genitalidade plena.
	B
	Os conflitos de ordem sexual relatados pelos pacientes eram cenas de sua realidade factual. 
	C
	Para Freud, a realidade psíquica não tem força, valor e consequência, interferindo pouco sobre a realidade.
	D
	A pulsão sexual típica da genitalidade (ato sexual adulto) em nada se relaciona às pulsões parciais da infância.
	E
	Na vida infantil estão as experiências verdadeiras de caráter traumático, reprimidas e responsáveis pela origem dos sintomas no adulto. 
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	Leia atentamente o texto a seguir:
As chamadas “crianças selvagens” ou “meninos-lobo” são exemplos históricos sugestivos do fato de nossa espécie ser totalmente dependente da influência do meio para desenvolver comportamento humano. Essas crianças foram assim denominadas por terem sido abandonadas, talvez desde que eram bebês, em florestas ou lugares isolados, nos quais permaneceram privadas de qualquer contato com outro ser humano. Encontradas em idade já mais avançada, apresentavam comportamento totalmente “animal”, sem nenhum traço que permitisse lembrar que eram humanas.
O caso mais conhecido é o das irmãs Amala e Kamala, encontradas na Índia em 1920. Ambas se alimentavam de carne crua ou podre, emitiam ruídos ao invés de utilizarem linguagem, andavam apoiadas nos quatro membros, usavam os cotovelos para trajetos curtos e não apresentavam sinais de afetividade. KEMP, K. Homem e sociedade. In: UNIP INTERATIVA, Unidade I. sem ano. Disponível em: <https://adm.online.unip.br/img_ead_dp/33659>. Acesso em: 21 jan. 2014.
De acordo com Freud, nosso psiquismo não nasce pronto: precisa ser constituído. Se deixarmos um bebê humano sozinho, ele morre, porque por si só, não é capaz de atender às próprias necessidades básicas de cuidado, alimento, conforto etc.
A constituição do ser psíquico depende de um intrincado processo, para cuja compreensão é preciso considerar que 
	A
	o aparelho psíquico nasce e se mantém por toda a existência apoiado na biologia.
	B
	o desamparo humano no início da vida é adquirido e não constitucional.  o desamparo humano no início da vida é adquirido e não constitucional.  
	C
	a “primeira mamada” tem por única função satisfazer uma necessidade biológica.
	D
	além de sua função biológica, a “primeira mamada” é responsável por deixar uma marca psíquica, um primeiro traço de memória fundante do psiquismo.
	E
	(Estão corretas somente as afirmativas B e D).
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
	Quando Freud se refere à primeira tópica, automaticamente, toma o sonho como cenário deste modelo em articulação aos sistemas que compõem o modelo topográfico, considerando que
I o sonho, produção mental exclusiva de pessoas normais, ocorre independentemente de controle consciente.
II o inconsciente, parte mais arcaica do aparelho psíquico, mantém registros das representações-coisa.
III o sistema percepção-consciência assume a função de recepcionar as “informações” internas e externas, ainda que não conserve nenhum traço delas.
IV o pré-consciente separa-se do inconsciente pela censura.
V a diferença entre pré-consciente e inconsciente consiste no fato de somente ser possível recuperar conteúdos do pré-consciente.
 
Está incorreto somente o afirmado em
	A
	II.
	B
	I.
	C
	III.
	D
	IV.
	E
	V.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.
	A obra Interpretação dos Sonhos (Freud, 1900) é considerada por muitos como o início da psicanálise. Nesse texto metapsicológico Freud utilizou a palavra “aparelho” para conceituar determinada organização psíquica. 
Em relação à terminologia “aparelho psíquico” podemos afirmar que 
 
I a primeira tópica ou Teoria Topográfica faz referência a um “modelode lugares” anatomicamente reais e facilmente localizáveis em determinadas regiões cerebrais.
II Freud sofreu influência do contexto epistemológico da época ao produzir esse texto, impregnado de resultados dos trabalhos neurofisiológicos predominantes na metade do século XIX.
III a primeira tópica inclui a descrição dos sistemas Inconsciente/ Pré-Consciente/Consciente que funcionam de modo independente um do outro.  
IV a noção de aparelho psíquico está relacionada à ideia de que há um modelo que ocupa certo lugar anatômico na mente e é composto de sistemas ou instâncias psíquicas responsáveis por funções generalizadas.
 
Está correto somente o afirmado em
	A
	II e III.
	B
	II.
	C
	I e III.
	D
	II e IV.
	E
	I, II e IV.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.
	Ao afirmar que não há descontinuidade na via mental, Freud toma por base que
	A
	além de nossa capacidade consciente, o inconsciente, instância psíquica e objeto de estudo da psicanálise, exerce influência direta sobre nossas escolhas, ações, afetos e pensamentos.
	B
	o inconsciente representa apenas uma pequena parte da estrutura mental.
	C
	a descontinuidade da vida mental ocorre quando um pensamento ou sentimento não se relaciona a pensamentos e sentimentos que o precederam, caso em que as conexões estariam na consciência.
	D
	elementos instintivos não acessíveis à consciência permanecem no inconsciente enquanto o material excluído da consciência, censurado e reprimido, permanece no pré-consciente.
	E
	o inconsciente, maior parte de nosso psiquismo, é de qualidade inerte, apática e de pouca vivacidade.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A.

Continue navegando