Buscar

Dissertação Etica e Moral do Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: Joyce Rayane Farias Paulo
	RGM: 18888712
	Instituição: UNIFRAN - EAD
	Data: 04/03/2022
	Curso: Serviço Social
	Disciplina: Fundamentos Sócios Históricos Da Ética Profissional
DISSERTE APONTANDO O QUE PRESSUPÕE O ESTUDO DA ÉTICA NO SERVIÇO SOCIAL, COMPREENDENDO A NECESSIDADE DE SE COLOCAR EM DISCUSSÃO A ÉTICA PROFISSIONAL ENQUANTO ÉTICA QUE TAMBÉM REPRESENTA UM PROJETO SOCIETÁRIO EMANCIPATÓRIO, SOB O ASPECTO DA TOTALIDADE DA ANÁLISE DA VIDA SOCIAL E DAS PARTICULARIDADES HISTÓRICAS INERENTES À PROFISSÃO, BEM COMO, O QUE É RELEVANTE CONSIDERANDO QUE O SURGIMENTO DA ÉTICA ENQUANTO NECESSIDADE SOCIAL E HISTÓRICA, BUSCA TRAZER OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA, COMPETENTE E CRIATIVA, CAPAZ DE FAZER COM QUE OS PROFISSIONAIS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO POSSAM ANALISAR OS ASPECTOS DA REALIDADE QUE SE IMPÕE NO COTIDIANO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.
Ao analisar a colocação dada sobre a moral e a ética, observa-se que não há dissociações entre elas, ambas são dadas como ciência e que se direcionam para o aspecto comportamental. Para Vázquez (2011), “a moral expressa os valores e normas que direcionam as relações entre os sujeitos, à ética é a ciência ou a teoria que explica a moral, ou o ato moral”. 
A moral se define como um sistema de normas, princípios e valores, que são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade. Estas normas, de caráter histórico e social, devem ser acatadas livre e conscientemente, por uma convicção íntima e não de maneira e impessoal. Vázquez (1995).
Já a ética é apreciada como uma objetivação do homem, como parte da práxis social que acontece no campo das mediações. Assim considerada por permear as dimensões sociais, culturais, políticas, e regada de valores históricos e mutáveis. Como capacidade eminentemente humana ela projeta valores diante de uma realidade concreta, prática — a moral. Ética e moral, expressam o conjunto de aproximações sucessivas que juntamente a outras objetivações formam a totalidade. Categoria que representa toda a realidade e seus complexos que num movimento contraditório, reproduzem, afirmam e negam, as condições materiais e espirituais dos homens.
A ética profissional é fundamental para legitimar os direitos e deveres das categorias profissionais. Isso faz com que os compromissos das profissões tenham um grau de responsabilidade para com a sociedade, pois o produto de seu trabalho está diretamente relacionado a um ser social, histórico e de direitos. Direitos esses muitas vezes violados pelo próprio sistema capitalista. Considerando a ética frente às crises cíclicas do capital e seus rebatimentos na sociedade global, ela torna-se objeto de possibilidades e ideação. Com os dizeres de Sánchez Vázquez (2011), o ato moral e a ética só podem ser analisados em seu tempo e espaço, por isso a necessidade de reflexões e construções científicas sobre a ética.
O Serviço Social diante do processo histórico de contínuas transformações, modificou-se para atender a realidade de cada momento, participou do cenário político e suas reivindicações. Construiu nesses aproximados 70 anos um acúmulo teórico e desenvolveu habilidades metodológicas e técnico-operativas que possibilitam os assistentes sociais a responderem as exigências da sociedade.
Neste cenário, em que as demandas sociais são absorvidas pelas instituições (governamentais, não-governamentais, privadas lucrativas), o profissional está em constante enfrentamento para a promoção dos direitos sociais, na qualidade dos serviços sociais e no movimento junto à luta de classes. A consciência enquanto classe trabalhadora provoca nesses profissionais o despertar da necessidade de mudanças significativas na realidade e também acender junto aos usuários dos serviços sociais a consciência crítica frente o atual cenário sócio-político.
Por fim, diante dos desafios éticos apresentados na realidade social e institucional, vários elementos foram destacados. Partindo da compreensão dada pelos sujeitos sobre o que vem a ser ética, podemos observar que os sujeitos que tiveram as falas analisadas apontam para o campo da reflexão, da práxis social, da totalidade. Tais categorias foram analisadas sendo respaldadas por um aporte teórico pertinente para o Serviço Social.

Continue navegando