Buscar

Comunidades Indígenas Brasileiras: Mudanças e Permanências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de aula didática!! 
· Tema: Comunidades indígenas brasileiras através do tempo: mudanças e permanências.
· Turma: 2° ano do Ensino Fundamental I
· Duração: 2 aulas de 50 minutos. 
Conceitos: preconceito racial, valorização dos grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: agricultura, alimentação, entre outras.
Objetivos específicos:
Proporcionar que as crianças explorem a diversidade étnica existente no Brasil e verifique se os indígenas são lembrados pelo grupo. Explicitando que o povo brasileiro possui muitas características, com grande diversidade. Promover a valorização dos grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: agricultura, alimentação, entre outras deixadas como herança. 
· Objetivos: 
- Valorizar da identidade e cultura indígena.
- Estimular o respeito à diversidade.
- Formar cidadãos preocupados com a coletividade.
1ª Momento: Através da história “Um dia na aldeia”, de Daniel Munduruku (texto) e Maurício Negro. Leitura e roda de conversa e depois faremos algumas reflexões sobre a história.
Será que os índios ainda vivem como o menino da história? Como eles vivem hoje?
Como eles foram tratados pelos colonizadores e como são tratados hoje?
Conversar sobre as influências existentes e marcas deixadas na sociedade pelos índios, os costumes e alimentação que aprendemos com os índios.
Alguns exemplos: tomar banho todo o dia, uso da rede, colher de pau, andar descalço, utilização da mandioca e os seus derivados como alimento, peixes e frutas, utilização de chás de plantas para tratar doenças e palavras de língua indígena que estão inseridas na língua portuguesa. 
2° momento. Continuaremos conversando e iremos trabalhar as heranças culturais: na alimentação, características físicas, danças, pinturas e artes. Dividir a turma em grupos e cada grupo fará uma pesquisa e exposição em: cartaz (desenho, colagem e pinturas) ou objetos.
Recursos: Livro ou copia impressa da história “Um dia na aldeia”, de Daniel Munduruku. Tintas, cartolina, papel pardo, folha de ofício, revistas, jornais, objetos indígenas, cola, tesoura, lápis, pilotos e durex.
Atividades: Pesquisa para exposição
Avaliação: Acompanhamento do desenvolvimento, registros e observações das participações, interações e realização das atividades propostas. A participação nas tarefas de grupo (responsabilidade, envolvimento, sociabilidade).
Referência Bibliográfica:
ESCOLA, Nova. Plano de aula. Disponível em:< https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4919/comunidades-indigenas-brasileiras-atraves-do-tempo-mudancas-e-permanencias>. Acesso em: 11 de junho de 2021.
Aulto avaliação:
E Paulo Freire já dizia:
“A realidade não pode ser modificada, senão quando o homem descobre que é modificável e que ele pode fazê-lo. É preciso, portanto, fazer desta conscientização o primeiro objetivo de toda a educação: antes de tudo provocar uma atitude crítica, de reflexão, que comprometa a ação.”
 Com base nos conteúdos apresentados na disciplina, é possível reafirmar o pensamento de Paulo Freire. A auto avaliação permite a aluno a desenvolver a capacidade de adquirir e intervir intencionalmente em seu ambiente e refletir sobre seu aprendizado, seus erros e acertos. Ou seja, processo pedagógico serve como forma de incentivar o aluno e o professor a pensar na sua situação frente aos novos desafios educacionais. Exposto a uma situação como essa, o estudante é capaz de conquistar maior autonomia e também responsabilidade sobre o seu processo de aprendizagem.

Continue navegando