Buscar

CICLO DO AÇUCAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desde de sua chegada ao Brasil os colonos portugueses buscaram diversas formas de extrair as riquezas da nova terra, e se estabelecer de diversas formas tanto aqui como em seu continente de origem.
	O Brasil passou por diversos ciclos econômicos em sua fase de colonização, os grandes expoentes destas fases são a exploração de recursos naturais como madeira, pedras e metais preciosos, e também a agricultura tendo como consequência os latifúndios.
	Acredito que o principal ciclo dentre esses foi o do açúcar, pois ao redor do mundo o consumo havia crescido de maneira considerável, principalmente em território europeu. Com isso, tornando nossas terras um atrativo para o plantio em larga escala.
	A partir desse momento nossos colonos buscaram formas de aumentar as plantações, surgindo assim, parcerias comercias com outros países europeus. E também, a busca por mão de obra, já que os indígenas se submetiam ao trabalho escravo com facilidade. A partir daí surgiu o interesse dos colonizadores em escravos vindos da África, pois, acreditava-se que se submetiam com maior facilidade, aliados a uma resistência para o trabalho no campo e também a fácil compreensão de suas funções. 
	Os anos se passaram e surgiu a União Ibérica, que basicamente firmou o domínio da Espanha sobre Portugal e suas colônias. Nesse momento os espanhóis acabaram se desfazendo das alianças comerciais, como os holandeses, que naquele momento era a principal parceria para a compra e refinamento do açúcar. Esse fato acabou nos fazendo retroceder quanto a produção da cana de açúcar, sacramentando a famosa crise do açúcar.
	Logo após esse fato, o Brasil não conseguiu avançar mais com tanto sucesso em relação a produção de açúcar. Porque, a partir desse momento os holandeses se tornaram nossos concorrentes e principal fornecedor de vários países, mas com o diferencial de um produto mais barato e de maior qualidade.
	Depois de algum tempo a cana de açúcar não era mais a “menina dos olhos” da coroa, que passou a diversificar cada vez mais na produção de outros produtos agrícolas como tabaco e algodão.
	Na sociedade em que vivemos hoje, podemos enxergar alguns ciclos que já passamos ou ainda vivemos como por exemplo, a produção de café, cacau, soja, milho e etc. O Brasil também se tornou grande produtor de carnes em geral, e já a alguns anos vem tendo sucesso na extração de petróleo com a estatal Petrobras.
	Enfim, o ciclo do açúcar foi importante para que o Brasil pudesse crescer tanto economicamente quanto territorialmente. Mas com pontos extremamente negativos sendo, a escravidão (negros e nativos) como o principal. Essa parte da nossa história nos mostra o nosso potencial de grandeza e capacidade de expansão, e também mostra como as relações internacionais são importantes para o nosso crescimento.

Continue navegando