Buscar

TRABALHO ANTROPOLOGIA

Prévia do material em texto

TRABALHO DE ANTROPOLOGIA 
TURMA: A01
ALUNO: Caio Nunes Pinheiro
1. O tema é a discriminação as diferentes culturas e costumes do grupo do “eu”.
2. - Dificuldade de aceitar a cultura de outros povos (Xenofobia).
- Preservação da própria cultura.
 - Laço afetivo com indivíduos do mesmo grupo social.
 - Diferença como critério de estranheza e separação de povos.
 - Relativismo mostrando que a diversidade não torna um grupo superior ao outro.
 - Compreender o outro e seus valores pode ser chamado de relativizar.
 - O anti – relativismo defende a pluralidade e não uma verdade absoluta, sendo assim uma crítica ao relativismo e seu pensamento simplificado.
 3- O etnocentrismo é um fenômeno que pode ser explicado de no mínimo duas formas diferentes: a primeira está no fato de que as pessoas, geralmente, têm dificuldade para aceitar as diferenças e entendê-las como algo normal. E a segunda está na necessidade de criar argumentos científicos para inferiorizar e discriminar.
 A xenofobia pode ser entendida como um medo ou antipatia à tudo aquilo que é estrangeiro, que pertence a outro país. As pessoas xenofóbicas possuem uma aversão a tudo o que vem de fora, seja uma religião diferente, raça, hábitos, costumes ou qualquer aspecto cultural. Esse tipo comportamento reflete uma visão etnocêntrica, que além de entender como inferior tudo aquilo que é externo, crê que o único lugar de referência é o seu próprio. 
 O relativismo cultural é um conceito e perspectiva antropológica que se opõe à categorização de culturas como “superior” ou “inferior”. Nesse sentido, ele define que cada grupo social possui uma cultura específica que só pode ser analisada a partir de seus próprios códigos. Sendo assim, quando se propõe a conhecer uma comunidade que apresenta valores completamente diferentes dos que pratica ou adota como certo e errado, o pesquisador não deve apresentar juízos de valor sobre essas práticas. Nesse processo, é necessário que o antropólogo abandone seus próprios códigos culturais e se proponha a compreender os hábitos daquela comunidade a partir dos valores que ela possui. Além de contrapor o etnocentrismo e o positivismo, o relativismo cultural cumpre um importante papel ao destacar a desigualdade social existente no mundo.

Continue navegando