Buscar

DD366-Trab-CO-Por

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho Conv. Ordinária
TRABALHO CONV.ORDINÁRIA
DD366 - METODOLOGIA, INTEPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO PARA A PESQUISA JURÍDICA AVANÇADA
Aluno: Thiago Pereira Bonicenha
Código de usuário: BRDEMDER4716875
Data: 02/01/2024
Em relação ao casamento homossexual, identifique se os argumentos citados abaixo são argumentos morais, argumentos práticos ou argumentos jurídicos.
Argumentos morais.
Argumentos práticos.
Argumentos jurídicos.
	A existência do casamento homossexual não é possível, já que nascemos homens e mulheres.
	A
	O casamento civil é uma figura de interesse social para preservar a família e a espécie humana, por isso, é essencialmente entre homens e mulheres, o Estado dá proteção especial porque garante o bem comum.
	C
	O princípio da igualdade supõe os mesmos direitos para as pessoas que estão na mesma condição, o casamento é uma instituição que concede direitos e obrigações recíprocas para aqueles que decidem celebrá-lo, os homossexuais têm direito a ele.
	B
	É um bom exemplo para as crianças mostrar-lhes que somos todos diferentes e que merecemos respeito e tolerância, cada pessoa deve ter o direito de escolher com quem se casar, independentemente do sexo.
	A
	Todas as pessoas têm o direito de ser felizes, desde que não prejudiquem outras pessoas, o casamento homossexual não prejudica ninguém.
	B
	Regularizar o casamento homossexual é aceitar que o comportamento é normal e correto.
	A
	O casamento homossexual abre as portas para a adoção de crianças, podendo violar os direitos das crianças de ter uma família e uma vida normal, violando o princípio dos melhores interesses da criança.
	C
	O casamento homossexual é inconstitucional, já que a Magna Carta de diferentes países do mundo considera o casamento como a instituição entre homens e mulheres.
	C
	É um direito inerente do ser humano decidir quem pode herdar a sua propriedade, apesar da existência de herança, pessoas que desejam casar com pessoas do mesmo sexo também devem ter os direitos proporcionados pelo casamento aos cônjuges .
	B
	Permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo promoveria a figura jurídica que prejudicaria a procriação e poria em risco a reprodução humana.
	B
Fundamente um posicionamento com 3 argumentos, incluindo um moral, um prático e um jurídico, em favor do casamento homossexual e fundamente um posicionalmente contra, incluindo três argumentos, um moral, um prático e um legal.
Considere as posições colocadas pelos membros do painel neste debate:
https://www.youtube.com/watch?v=WGm2O-_nHIc
https://www.youtube.com/watch?v=j9aUU-spC5Q
REPOSTA:
A questão é que a homossexualidade é um a infinita variação sob re um mesmo tema: o das relações sexuais e afetivas entre pessoas do mesmo sexo. Assim, ela é uma coisa na Grécia Antiga, outra coisa na Europa do fim do século XIX, outra coisa a inda entre os índios Guai aqui do Paraguai. Com este mesmo raciocínio, a homossexualidade pode se r uma coisa para um camponês do Mato Grosso, outra coisa para um candidato a governador do Estado de São Paulo em 1982 e, de fato, tantas coisas quanto os diversos segmentos sociais da sociedade brasileira contemporânea. Contudo, Margaret Marshall defende que a essência do casamento não é a procriação, e sim um comprometimento exclusivo de amor entre do parceiros , dessa forma, a fertilidade não é uma condição para o casamento, tão pouco para o divórcio. Não podemos nos basear nas idéias da não discriminação e da liberdade d e escolha. Para decidir quem pode qualificar-se para o casamento, devemos raciocinar no sentido do propósito do casamento e das virtudes que ele honra. E isso nos conduz ao contestado terreno moral, no qual não podemos permanecer neutros em relação às concepções divergentes da vida boa (SANDEL, 2012, p.321). A diversidade gênero não é mais requisito essencial para a constituição do casamento, apesar de que na atual legislação existir referência expressa às denominações de “homem e mulher” (art. 226, § 3º, CF/88 e art.1.514, Código Civil de 2002.). Esse requisito não pode mais ser aceito, visto que o intuito é de buscar uma sociedade igualitária,onde o ser humano é tratado como portador de direitos.
1

Outros materiais