Buscar

PORTUGUES questionario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alexandre Herculano foi um dos precursores do romance histórico em Portugal. Além de romance, Herculano é autor de Lendas e narrativas, em que trata de histórias medievais, que recuperam questões de cunho histórico para Portugal. Refletir sobre a pátria, a nacionalidade e as raízes culturais, foi a marca de que período literário?
A - Arcadismo
B - Classicismo
C - Humanismo
D - Romantismocheck_circleResposta correta
E – Trovadorismo
A obra: Memorial do Convento, foi publicada em 1982 e vencedora do Nobel de Literatura. O livro destaca-se por fazer uma crítica à história de Portugal e também conta com um cenário romântico que aborda duas histórias paralelas de amor e a construção do convento de Mafra por D.João V. Nesse contexto, assinale a alternativa correta que indica o nome do autor da obra: Memorial do Convento.
A - Agatha ChristiecancelRespondida
B - José Saramagocheck_circleResposta correta
C - Monteiro Lobato
D - Paulo Freire
E - Vinicius de Morais
O Romantismo português foi marcado por um momento histórico muito importante na história do país: a vinda da família real para o Brasil. Esse momento que marcou a história de Portugal também teve desdobramentos na literatura do país. Almeida Garret e Alexandre Herculano em suas obras trataram direta ou indiretamente essas questões. Assinale a alternativa que apresenta duas características do romantismo português.
A - Lirismo e foco na realidade.
B - Nacionalismo e concepção do sujeito.check_circleResposta correta
C - Sensibilidade e clareza.
D - Sentimentalismo e realismo.
E - Sentimentalismo e subjetividade.cancelRespondida
“Como forma de apelar para o abuso do ornamento, a profusão de imagens, supervalorizando o choque de ideias e os labirintos verbais, com o intuito de aguçar o prazer do intelecto, o Barroco foi considerado um movimento artístico sui generis e não simples continuidade do Classicismo”. (FURLAN; SIQUEIRA, OLIVEIRA, 2017, p.75) Como ilustração para esse conceito, leia o artigo sobre a intervenção do Barroco em algumas produções artísticas, disponível em http://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51243/55313. Se possível, também assista ao filme Maria Antonieta, de Sofia Coppola para que se possa entender melhor o estilo rococó. A partir da leitura do artigo, indique qual alternativa melhor classifica o estilo barroco presente no texto:
A - bucolismo;
B - exagero de detalhes;check_circleResposta correta
C - exagero de vocabulário ortodoxo;
D - maquiagem metonímica;
E - surrealismo.cancelRespondida
A obra do dramaturgo Gil Vicente apresenta, de modo geral, personagens muito fortes e marcantes. Isso se deve:
A - A Gil Vicente criar personagens que são alegorias e personificações de tipos sociais, que são facilmente identificadas até hoje.check_circleResposta correta
B - A Gil Vicente criar personagens que satirizam toda a sociedade, o que gera empatia com o público e/ou leitor.
C - A Gil Vicente elaborar enredos que possibilitam que as personagens apresentem peripécias, que agradam ao público.
D - A Gil Vicente se interessar pela natureza humana e criar personagens que representam a nobreza.
E - A Gil Vicente ser hábil nas falas das personagens, que sempre apresentam vocabulário de baixo calão, com apelo popular.
No poema épico Os Lusíadas, de Camões, uma das passagens mais relevantes é a do Gigante Adamastor. Vasco da Gama e sua esquadra encontram o gigante, que 
simboliza geograficamente o Cabo das Tormentas. Nesse encontro Adamastor lamenta seu destino e relata sua frustrada história de amor por Thetis. A passagem é conhecida como uma alegoria criada por Camões. Assinale a alternativa que corresponde ao que Adamastor representa no poema.
A - Adamastor personifica a brutalidade das viagens ultramarinas portuguesas.
B - Adamastor personifica a desdita amorosa entre serem de origens diferentes.
C - Adamastor personifica as infelicidades amorosas e os perigos encontrados no mar.check_circleResposta correta
D - Adamastor personifica e desejo de amar e a luta empreendida para atingir o objetivo.
E - Adamastor personifica os medos dos portugueses ao viajarem para as Índias.cancelRespondida
O termo Barroco deriva da palavra barrueco, do português arcaico, esta palavra é associada às pérolas irregulares, de formação defeituosa. O termo foi primeiramente empregado por seu sentido pejorativo em relação à produção artística barroca, que não precisa ser vista necessariamente desta forma. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, duas características negativas e duas positivas a respeito da literatura barroca.
A - Aspereza e formalidade. Simetria e perfeição.
B - Exagero e irregularidade. Refinamento e rebuscamento.check_circleResposta correta
C - Formalidade e vulgaridade. Adequação e linearidade.
D - Inadequação e vulgaridade. Simetria e leveza.
E - Irregularidade e inadequação. Leveza e adequação.
Qual a diferença entre um poema épico e um poema lírico?
A - Notadamente, não há diferença de forma e conteúdo entre as formas épica e lírica, pois ambos pertencem ao mesmo século.cancelRespondida
B - O poema épico centra-se em narrativas do dia a dia, circunstanciais pessoais ou situações cotidianas comuns. Já o poema lírico, centra-se em fatos históricos, heroicos, ou narrativas de feitos notáveis.
C - O poema épico é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos). Entretanto, o poema lírico é tem licença poética e pode ser escrito de maneira libertário.
D - O poema lírico centra-se em narrativas do dia a dia, circunstanciais pessoais ou situações cotidianas comuns. O poema lírico expressa sentimentos de um eu-lírico, que não se confunde com a pessoa do poeta em si; já o poema épico, centra-se em fatos históricos, heroicos, ou narrativas de feitos notáveis.check_circleResposta correta
E - O poema lírico é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos). Entretanto, o poema épico é tem licença poética e pode ser escrito de maneira libertária.
Parte superior do formulário
De acordo com Ferreira (1987, p. 13 – 14), na segunda fase da literatura africana “Os cuidados e os esmeros do sujeito enunciador são os de organicamente moldar o enunciado com os ingredientes significativos e representativos da especificidade africana. Se colocados lado a lado dois textos, um de literatura colonial e outro de literatura africana, é como se procedêssemos a uma justaposição de brusco contraste”. Sobre essa segunda fase é correto afirmar:
A - Na segunda fase, o mundo africano passa a ser narrado de forma diferenciada da primeira. Nessa fase, o negro é privilegiado e tratado solidariamente no espaço material e linguístico do texto, não se excluindo, porém, as personagens europeias.check_circleResposta correta
B - Na segunda fase, o mundo africano passa a ser narrado de forma idêntica à primeira. Nessa fase, o negro é privilegiado e tratado solidariamente no espaço material e linguístico do texto, excluindo -se as personagens europeias.
C - Na segunda fase, o mundo lusitano passa a ser narrado de forma diferenciada da primeira. Nessa fase, o negro é privilegiado e tratado solidariamente no espaço material e linguístico do texto, excluindo-se, porém, as personagens europeias.
D - Na segunda fase, o mundo luso-africano passa a ser narrado de forma diferenciada da primeira. Nessa fase, o negro é excluído do espaço material e linguístico do texto, não se excluindo, porém, as personagens europeias.
E - Na segunda fase, o mundo luso-africano passa a ser narrado de forma diferenciada da primeira. Nessa fase, o negro é tratado como o lusitano no espaço material e linguístico do texto, não se excluindo, porém, as personagens europeias.
VoltarQuestõeslist
Referência
Reportar erroAvançar
José de Sousa Saramago, natural de Portugal, escritor, em sua carreira ganhouo prêmio Nobel de Literatura, em 1998, e em 1995, ganhou Prêmio Camões, considerado o prêmio literário mais importante. As obras mais famosas são: Ensaio Sobre a Cegueira, As Cidades Invisíveis, Levantando do Chão e O ano da morte de Ricardo Reis. Na obra: O Ano da Morte de Ricardo Reis, o autor Saramago conta com protagonista um heterônimo. Identifique a sentença que aborda o heterônimo correto.
A - O romance: O Ano da Morte de Ricardo Reis escrito por José Saramago tem como protagonista um heterônimo de Bruno Tolentino.
B - O romance: O Ano da Morte de Ricardo Reis escrito por José Saramago tem como protagonista um heterônimo de Fernando Pessoa.check_circleResposta correta
C - O romance: O Ano da Morte de Ricardo Reis escrito por José Saramago tem como protagonista um heterônimo de Kent Johnson.
D - O romance: O Ano da Morte de Ricardo Reis escrito por José Saramago tem como protagonista um heterônimo de Raimundo de Moraes.
E - O romance: O Ano da Morte de Ricardo Reis escrito por José Saramago tem como protagonista um heterônimo de Romain Gary.
Parte inferior do formulário

Outros materiais