Buscar

modelo_TCC

Prévia do material em texto

RAFAELLA FERNANDA F. LIMA|  SERVIÇO SOCIAL
 ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA 
“
RAFAELLA FERNANDA DE FARIAS LIMA
“
Introdução
No início do ano de 2020, o Brasil e o mundo tiveram que enfrentar uma crise sem precedentes que entrará para história, a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que trouxe consigo graves sequelas para a saúde pública, o sistema econômico e principalmente para a vida humana
Em 31 de dezembro de 2019 - OMS – cidade de Wuhan - SARS-CoV-2
Com o aumento de casos e fechamento dos estabelecimentos por conta do isolamento social, o nível de desemprego cresceu consideravelmente no Brasil, atingindo com mais intensidade a população que reside em áreas precárias, que trabalham de maneira informal e sem vinculação com a carteira profissional de trabalho, colocando-os assim, em uma posição de vulnerabilidade social. 
Introdução
O conselho Federal de Serviço Social (CFESS), emitiu uma nota informando sobre a atuação do serviço social diante da pandemia, orientando-os sobre a obrigatoriedade de seguirem a risca as instruções passadas pelas autoridades sanitárias e de saúde, a nota emitida reforçava que os profissionais da Assistência Social tem total “autonomia (preferencialmente de forma coletiva) sobre a forma de atendimento mais adequada em cada situação de modo a atender às orientações” tendo como única intenção, a proteção do profissional e do usuário.
 É através desse momento, que o assistente social irá atuar de maneira efetiva com intuito de ajudar esses que foram mais afetados pela pandemia, pois só os profissionais da Assistência Social conseguem desenvolver com perfeição fortes laços com a comunidade em geral para responder rapidamente de maneiras eficazes aos problemas resultantes da grave da “questão social” por sua visão generalista.
Questionamentos da Pesquisa
“Como foi para você, enquanto profissional do Serviço Social, atuar frente a uma pandemia?”
 “Quais limitações profissionais vocês encontraram?” 
“Quais impactos a pandemia gerará para a profissão?”
 “Você acredita que essa pandemia trará impactos no contexto social? Se sim, quais?”
Objetivos:
Geral: Analisar a atuação do Assistente social em tempos de pandemia.
Específicos:
a) Pesquisar como está a atuação do serviço social frente a Covid-19.
b) Descrever as possíveis consequências do isolamento social.
c) Analisar os impactos da pandemia na atuação profissional do assistente social.
Método de pesquisa
transversal exploratório e descritivo de abordagem qualitativa;
em uma pesquisa do tipo descritiva, o pesquisador não poderá interferir na realidade do paciente ou do objeto de estudo, sendo assim, as informações, foram analisadas e interpretadas conforme foi passado, coletando as opiniões pessoais dos entrevistados. A pesquisa foi realizada com profissionais atuantes em clínicas, postos de saúde, unidades básicas e hospitais localizados em Maceió- Alagoas.
Foi incluso na amostra a totalidade de profissionais de serviço social que continuaram trabalhando na linha de frente durante a pandemia de diversas áreas de atuação que aceitaram participar da pesquisa após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) de maneira virtual.
Ao serem questionados, os entrevistados falaram... 
“A princípio atuar frente a uma pandemia trouxe uma situação bem inovadora, acho que para toda profissão, Porém como o nosso foco é trabalhar o que está para além do superficial no processo de acolhimento e o atendimento das demandas através dessa escuta qualificada, o contato físico, olhar no olho é bem importante, e necessidade do distanciamento social dificultou bastante o desempenho de nossa atividade profissional, tendo em vista que dificultou a processo de empatia diante de cada situação” (E1).
Ao serem questionados, os entrevistados falaram... 
“Quando a pandemia estourou, eu atuava como técnica de referência em um CRAS no interior do estado. O prefeito havia decretado que as pessoas com comorbidades fossem afastadas do atendimento ao público de forma presencial e desenvolvessem algum trabalho de forma remota. Foi na época que apareceu o auxílio emergencial e as pessoas estavam procurando muito por essa orientação. Então, colocaram meu contato pessoal na porta da secretaria, do CRAS e do SCFV. E eu passei a orientar as pessoas a respeito do benefício. Isso foi bem complicado porque passei a trabalhar numa carga horária não correspondente a minha, havia muita dúvida sobre o benefício. Meio que não tinha hora certa pra atender, as pessoas falavam numas horas nada a ver. Até de madrugada atendi, e nenhum outro profissional foi contratado para me ajudar” (E2)
Ao serem questionados, os entrevistados falaram... 
“A pandemia trouxe impacto para a profissão de maneira geral como trouxe para a sociedade. Tivemos que nos adaptar a novas modalidades de atendimento, novos instrumentos, novas formas de abordagem, nos atualizar com relação ao mundo digital, está sempre buscando informações atualizadas em tempo real” (E1).
Resultados:
Os resultados apontam que o Serviço Social, enquanto área produtora de conhecimentos, passou por um momento difícil frente a pandemia, mas conseguiram se reerguer e se adaptar as novas mudanças, porém foi observado, que com essas mudanças, consequências tanto sociais, como psicológicas vieram não só pra população, mas também para os profissionais que presenciaram carga horárias além do normal, excesso de trabalho, demissões.... 
Conclusões:
A situação pandêmica evidenciou a reafirmação da atuação principal do serviço social, que é a questão social, tendo e criando políticas sociais para o atual momento. O presente estudo, verificou que houve predominância de profissionais do sexo feminino, no qual, alegaram diversas limitações no atendimento ao usuário de maneira virtual. 
Foi observado, extrema sobrecarga para os profissionais atuantes durante o período da pandemia, gerando sentimento de incapacidade, por apresentar muita demanda e muito trabalho além do esperado. Ao se comparar as falas dos profissionais entrevistados, foi visto que as respostas eram bem análogas, todos falaram do afetamento da pandemia na rotina de trabalho.
A pandemia gerou reflexões em relação a atuação do Assistente Social, demonstrando a sua importância frente as políticas públicas. 
Recomendações
Neste sentido, verificou-se uma carência de estudos no Brasil que abordem sobre a temática perante a atuação do assistente social frente a pandemia (COVID-19) e sugere novos estudos que mostrem a longo prazo a importância deste profissional para a população, e na construção de políticas públicas.
Agradecimentos...
Bibliografia
______. A questão social no capitalismo. Temporalis Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Brasília, ano 2, n. 3, p. 9-32, jan./jul. 2001.
	______. Aspectos da questão social retraduzidos pela racionalidade empresarial. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. Foz do Iguaçu: CFESS, 2007.
______. CFESS divulga nota sobre o exercício profissional diante da pandemia do Coronavírus. 2020a. Disponível em: . Acesso em: 29 de mai. De 2020.
______. O social como negócio das empresas. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. Rio de Janeiro: CFESS, 2001.
______. Responsabilidade social empresarial e solidariedade: uma análise dos discursos dos seus atores. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 78, p. 82-110, jul. 2004.
______. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 	São Paulo: Cortez, 1998.
Obrigada!

Continue navegando