Buscar

AD 1 Gestão Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Nome: Mariléia Aparecida Tomé Barbosa
Pólo: Bom Jesus do Itabapoana
Matrícula: 1411311018
Curso: Administração Pública
Disciplina: Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Atividade: Tarefa AD1
Impactos ambientais ocorridos no Brasil nos últimos 10 anos.
Vazamento de óleo no Campo do Frade, na Bacia de Campos
Em novembro de 2011, o petróleo casou estragos ambientais sérios na Bacia de Campos, na região Norte do estado do Rio de Janeiro. Um vazamento ocorrido no campo do Frade, uma área de exploração petroleira offshore (em águas profundas) gerou o vazamento de milhares de litros de petróleo no mar, provocando um dos maiores acidentes deste tipo no país.
Estima-se que a mancha provocada pelo vazamento no mar tenha chegado a 162 Kmº², o equivalente a metade da Baía de Guanabara. Foram acumulados na área de em 3,7 mil barris de petróleo. Não houve vítimas humanas, mas foi registrada uma grande quantidade de animais mortos. Em setembro de 2013, a empresa americana Chevron, responsável pela perfuração do poço que vazou, foi condenada a pagar uma indenização de R$ 95 milhões ao governo brasileiro para compensar os danos ambientais causados.
Rompimento da barragem de Mariana
Em novembro de 2015, o rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG) provocou a liberação de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos. “O Rio Doce já estava razoavelmente comprometido antes desse desastre, por fatores como poluição e assoreamento. 
O rompimento da barragem de Fundão destruiu o distrito de Bento Rodrigues e deixou mais de 900 pessoas desabrigadas. A onda de lama que se formou chegou ao Rio Doce, provocando a mortandade de peixes e impedindo o abastecimento de água em cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo. Sete mortos durante a tragédia foram identificados, cinco corpos aguardam identificação e 11 pessoas permanecem desaparecidas.
Por enquanto, a Samarco, responsável pelas operações de mineração, já recebeu cinco multas do IBAMA, que somam R$ 250 milhões, e arcará com todos os custos indenizatórios individuais e coletivos e mais a recuperação ambiental da área impactada, de duração imprevisível.
Referências:
http://www.ebc.com.br/noticias/meio-ambiente/2015/11/conheca-os-principais-desastres-ambientais-ocorridos-no-brasilhttp://www.ebc.com.br/noticias/2015/11/rompimento-da-barragem-e-maior-catastrofe-ambiental-do-brasil-diz-ministra
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/vazamento-de-oleo-na-bacia-de-campos-destroi-toda-a-vida-marinha-dizem-ambientalistas-20111116.html

Continue navegando