Buscar

Prova analitica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Goiás - Instituto de Químca
Terceira Prova, valor 10,0 pontos
1ª QUESTÃO (valor: 1,0 pontos)
Por que as soluções de KMnO4 são filtradas antes de serem padronizadas? Resposta= A solução deve ser filtrada para remoção do dióxido de manganês.
Por que as soluções de iodo são preparadas pela dissolução de I2 em KI concentrado?Resposta= O iodo não é muito solúvel em água. O iodo se dissolve lentamente em soluções de KI, particularmente se a concentração de iodeto for baixa. Para garantir a completa de dissolução, o iodo sempre é dissolvido em um pequeno volume de uma solução concentrada de KI. As soluções preparadas pela dissolução de iodo em uma solução de KI são aproximadamente chamadas de soluções de triodeto, tendo estabilidade baixa por inúmeras razões – uma delas é a volatilidade do soluto .
2ª QUESTÃO (valor: 1,0 pontos)
Na titulação de soluções de I2 com Na2S2O3, o indicador amido nunca é adicionado até perto do ponto de equivalência. Por quê? Resposta= O amido é utilizado como indicador sensível, pois forma um complexo com de coloração azul intensa, e mesmo numa concentração de ,5mol , o iodo pode ser detectado. Por outro lado, o complexo amido– é relativamente pouco solúvel, e portanto, nas titulações iodométricas o indicador deve ser adicionado na solução do analito um pouco antes do ponto de eqüivalência, onde a concentração do iodo é baixa.
3ª QUESTÃO (valor: 3,0 pontos)
Uma quantidade de um minério de ferro igual a 0,7120 g foi dissolvida e passada por um redutor de Jones. A titulação do Fe(II) produzido necessitou de 39,21 mL de KMnO4 0,02086 mol/L. Expresse os resultados dessa análise em termos de (a) porcentual de Fe e
(b) porcentual de Fe2O3. 
 
4ª QUESTÃO (valor: 3,0 pontos)
O KClO3 existente em uma amostra de 0,1279 g de um explosivo foi determinado pela reação com 50,00 mL de Fe2+ 0,08930 mol/L:
ClO3- + 6Fe2+ + 6H+  Cl- + 3H2O + 6Fe3+
Quando a reação se completou, o excesso de Fe2+ foi retrotitulado com 14,93 mL de Ce4+ 0,083610 mol/L. Calcule a porcentagem de KClO3 presente na amostra.
5ª QUESTÃO (valor: 2,0 pontos)
Em muitos casos, a identificação do ponto final de uma t itulação redox é obtida com a ajuda de indicadores apropriados, conhecidos como indicadores verdadeiros. Fale sobre estes indicadores e dê exemplos.

Continue navegando