Buscar

Questão dos terceiros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO DE ENSINO BELA VISTA __04___/__11___/_2020___
SERIE: 3º ANO TURMA __301____ TURNO: Matutino 
ALUNO(A) Quéren sousa do nascimento 
COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA
PROFESSOR: _Natalia _______
ATIVIDADES, DE BIOLOGIA CAPITULO 6, PAGINA 82 a 89 PARA RESPONDER
QUESTÃO 1
Sabendo que as mulheres têm dois cromossomos X em cada célula somática e os homens apenas um, um estudante perguntou ao professor por que a hemofilia é mais comum entre homens se o gene responsável por essa característica está no cromossomo X. Que explicação você daria a esse estudante?As mulheres relamente possuem dois '×' um vindo do pai e outro vindo da mãe. Para terem hemofilia. Já os homens são '×y',pois receberam um × da mãee um Y do pai. Para serem hemofilicos basta, portando,apenas um × com os genes. Ou seja,para uma mulher ser hemofilica,precisa ter Dois genes,homens só precisam de UM,o que os tornam mais vulneráveis. 
QUESTÃO 2
Como podem ser os próximos filhos de um casal formado por uma mulher e um homem não hemofílicos, mas que já tiveram um filho com a doença? Um homen normal é representado por '×h'(um × normal) Já a mulher é representada por '×h×h'(normal). Os próximos filhos deste casal serão: Filhas sempre normais,havendo possibilidade de ser portadora ou não. Os Filhos serão normais ou hemofilicos. Se for menina é normal,e se for menino 50% de chance será hemofilico.
QUESTÃO 3
Nos peixes conhecidos como guppies (gênero Lebistes) muito comum em aquários, a determinação do sexo é feita pelo sistema XY e um alelo mutante, presente apenas no cromossomo Y, faz aparecer uma mancha na nadadeira dorsal. Como serão os filhotes do cruzamento de um macho machado com uma fêmea?O marcho manchando apresentará o genótipo '×y'(para representar que ele está com esse alelo mutante). A fêmea será normal,'××'.O cruzamento resultará em: ××;×y-;×y-;××. Ou seja, dois filhotes fêmeas normais e dois filhotes machos com a nadadeira manchada.
QUESTÃO 4
No heredograma a seguir, pode-se verificar a ocorrência de uma determinada síndrome genética.
Identifique os tipos de herança genética associados a essa síndrome em relação a dois fatores: padrão de dominância e sexo. Em seguida, cite duas características representadas no heredograma que explicam esses tipos de herança genética. O heredograma acima representa uma Sindrome de herança genética que é recessiva,já que nenhum dois filhos do casal apresenta a doença que está associada ao cromossomo ×.
 A doença se manisfesta novamente na 3°geração e podemos verificar que ela só afeta aos homens,uma vez que está associada ao cromossomo ×.
QUESTÃO 5
Como se explica o fato de certos caracteres passarem do pais para as filhas e da mãe para as os filhos? A junção do material genético do pai e da mãe gera um individuo único com 23 pares de cromossomos. Nesses pares cromossomiais herdados estão os genes que transmitem as características genéticaa de pais para filhos. Os cromossomos sexuais são cromossomas especiais que definirão o sexo do novo individuo.
QUESTÃO 6
(FUVEST-SP) A hemofilia é uma doença de herança recessiva ligada ao cromossomo X. Um homem que trabalha em uma usina nuclear teve um filho homofílco. Sua mulher concluiu que a doença do menino foi consequência da radiação que o marido recebeu na época da fecundação. Ela tem ou não razão? Não! Hemofilia é uma doença genética,nesse caso a mãeé portadora do gene pra hemofilia,e por isso o filho nasceu hemofilico.

Outros materiais