Buscar

APOL 1 POLÍTICAS SOCIAIS CRIANÇA, ADOLESCENTES E MULHERES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Políticas Sociais - Criança, Adolescentes e Mulheres
Conforme abordado na Aula 1, sobre o histórico de proteção à criança e ao adolescente, analise as assertivas abaixo e defina-as como V (verdadeira) ou F (falsa). Escolha a alternativa que corresponde a sequência correta:
 ( ) O padrão de atenção e proteção à criança sempre foi o mesmo durante a história da humanidade.
 ( ) O cuidado com a criança evoluiu de acordo com a evolução histórica e as descobertas da humanidade.
 ( ) Criança e Infância são conceitos que são sinônimos.
 ( ) Desde a antiguidade até por volta dos Séculos XV e XVI não havia uma preocupação com a criança ou sequer desenvolvia-se relações de apego devido a sua fragilidade, visto que poucas sobreviviam em razão dos altos índices de mortalidade infantil em todas as classes sociais.
Nota: 10.0
	A	
F, V, F, V
Você acertou!
Justificativa: O padrão de cuidado com as crianças evoluiu ao longo da história. Quando poucos chegavam à vista adulta, estas não eram tratadas como sendo da família, visto que aos pais era melhor que não se apegassem àquela criança que com grande chance não sobreviveria. Na medida em que as ciências evoluiram e as crianças começaram a sobreviver mais e ultrapassar a faixa dos seis anos de idade, estas passaram a ser objeto de atenção pela família e pela sociedade, mas não numa perspectiva de sujeito de direitos, mas sim de ser preparada para ser um adulto bom. Ser criança é uma categoria biológica (pessoas entre zero e dezoito anos) e ter infância é poder vivenciar plenamente o ser criança, vivendo o lúdico, o brincar, podendo usar a imaginação, sem ter responsabilidades inerentes ao mundo adulto.
	B	V, F, V, F
	C	F, V, V, F
	D	V, F, F, V
	E	F, F, V, V
Questão 2/10 - Políticas Sociais - Criança, Adolescentes e Mulheres
Conforme abordado na aula 1, sobre o histórico de proteção à criança e ao adolescente, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
 I As primeiras instituições surgidas dedicadas exclusivamente às crianças foram aquelas similares às escolas, nas quais estas não aprendiam a decifrar os códigos (ler e escrever), mas sim eram ensinadas a ser “bons adultos” e ter comportamentos socialmente aceitáves.
II O padrão de cuidado e apego começa a ser modificado a partir do Iluminismo, quando pelo desenvolvimento das ciências, mais crianças sobrevivem aos anos iniciais e passam a conviver com suas famílias. Apesar disto, a criança no seio da família era vista como objeto de entretenimento dos adultos e estavam sujeitas a todos os tipos de castigos físicos para aprenderem a ter comportamentos socialmente aceitáveis.
III Havia um consenso de que crianças eram irracionais e incapazes de agir em coerência com o mundo e dependiam dos adultos para “ensiná-las”. Apesar disto, tinham acesso a atividades que lhes geravam prazer, tais como brincar, além de outras atividades típicas da vivência da infância.
IV A evolução do conceito de Direitos Humanos trazido pelas Revoluções Inglesa, Americana e Francesa, na qual previa-se a liberdade como direito natural e inviolabilidade dos direitos do homem, influenciou no padrão de proteção à criança no mundo.
Nota: 10.0
	A	Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
	B	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Justificativa: O padrão de cuidado com as crianças evoluiu ao longo da história. Quando pouco sobreviviam, estas não eram tratadas como sendo da família, visto que aos pais era melhor que não se apegassem àquela criança que com grande chance não sobreviveria. Na medida em que as ciências evoluiram e as crianças começaram a sobreviver mais e ultrapassar a faixa dos seis anos de idade, estas passaram a ser objeto de atenção pela família e pela sociedade, mas não numa perspectiva de sujeito de direitos, mas sim de ser preparada para ser um adulto bom. As crianças eram objetos dos adultos, serviam como entretenimento na família e não tinham acesso ao brincar, estudar e desenvolver atividades típicas de crianças. A ideia de direitos veio apenas após as revoluções burguesas e defesa dos ideários do Estado Liberal de direito.
	C	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
	D	Todas as alternativas estão corretas.
Questão 3/10 - Políticas Sociais - Criança, Adolescentes e Mulheres
A garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes está organizada na forma de um sistema. Conforme visto nas aulas 3 e 4, que sistema é este:
Nota: 10.0
	A	Sistema Único de Saúde
	B	Sistema de Garantia de Direitos
Você acertou!
Justificativa: O atendimento à criança e ao adolescente está organizada por meio do Sistema de Garantia de Direitos, instituído pela Resolução nº 113 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
	C	Sistema Único de Assistência Social
	D	Sistema Nacional de Habitação
Questão 4/10 - Políticas Sociais - Criança, Adolescentes e Mulheres
A partir do final da década de 1980 temos uma mudança de paradigma na atenção à criança e ao adolescente, traduzidas na Convenção dos Direitos da Criança, no art. 227 da Constituição Federal do Brasil, e posteriormente, no Estatuto da Criança e do Adolescente. Este novo paradigma é até os dias atuais conhecido como: 
Nota: 10.0
	A	Doutrina da Situação Irregular
	B	Doutrina da Convivência Familiar e Comunitária
	C	Doutrina da Criança Abandonada
	D	Doutrina da Proteção Integral
Você acertou!
Justificativa: Trata-se da doutrina da proteção integral, a qual prevê a universalização dos direitos, traz a visão da criança e do adolescente como sujeitos de direitos e não mais objeto do mundo adulto, prevendo uma política que privilegie o interesse da criança, assegurando os seus direitos fundamentais.
Questão 5/10 - Políticas Sociais - Criança, Adolescentes e Mulheres
As politicas de direitos humanos, especificamente, àquelas voltadas para crianças e adolescentes e das mulheres são políticas consideradas:
Nota: 10.0
	A	Setoriais
	B	Afirmativas
Você acertou!
Justificativa: As políticas da criança e do adolescente e das mulheres são políticas afirmativas de direitos, que na transversalidade de todas as políticas setoriais (saúde, educação, assistência social, cultura, esporte, lazer, habitação, segurança alimentar e nutricional, dentre outras), asseguram os direitos de uma parcela da população que historicamente teve seus direitos aviltados. As políticas afirmativas servem como uma espécie de reparação histórica para estas parcelas da população
	C	Públicas de Direito Privado
	D	Monetária
Questão 6/10 - Políticas Sociais - Criança, Adolescentes e Mulheres
Estudou-se nos temas 4 e 5 da aula 1, que existem várias normativas internacionais que asseguram em âmbito mundial os direitos humanos de crianças e adolescentes, sendo que o Brasil é signatário de todas elas. Dentre estes tratados, um deles se destaca como o mais importante, visto que sustenta o modelo da Doutrina da Proteção Integral. Que tratado é este:
Nota: 10.0
	A	Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)
	B	Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959)
	C	Regras de Beijing (1985)
	D	Convenção sobre os Direitos da Criança (1989)
Você acertou!
Justificativa: A Convenção de 1989 assegura a proteção integral e a universaldiade dos direitos, sendo o primeiro tratado a versar que TODAS as crianças e adolescentes, independente do país de origem, raça, etnia ou gênero, são signatários de todos os direitos humanos. No Brasil, deu origem ao Artigo 227 da Constituição Federal e ao texto do próprío Estatuto da Criança e do Adolescente.
Questão 7/10 - Políticas Sociais - Criança, Adolescentes e Mulheres
Na aula 1, viu-se que as primeiras instuições criadas pelo Estado que tinham como foco específico crianças e adolescentes foram as escolas. Qual era a finaldiade destas primeiras escolas?
Nota: 10.0
	A	Ensinar as crianças e adolescentes a decifrar os códigos (ler e escrever)
	B	Disciplinamento das crianças e adolescentes, a fim de que fossem treinados para atitudes socialmente positivas.
Você acertou!
Justificativa: As primeiras escolas tinhamcomo finaldiade docilizar, disciplinar crianças e adolescentes, para que se tornassem adultos bons, com comportamentos desejáveis e “corretos” perante a sociedade.
	C	Oferecer as crianças espaços lúdicos, nos quais pudessem viver plenamente a infância.
	D	Ensinar às crianças os costumes da cultura local.
	E	Aprender um ofício para que pudessem trabalhar antes dos 12 anos.
Questão 8/10 - Políticas Sociais - Criança, Adolescentes e Mulheres
No tema 4 da aula 2, vimos que o Estatuto da Criança e do Adolescente possui alguns pilares fundamentais. Analise as afirmativas abaixo que versam sobre tais premissas e escolha a alternativa correta:
I Reconhece a criança e o adolescente como objeto do mundo adulto e da intervenção estatal.
II Separa medidas socioeducativas de medidas protetivas, dispensando atendimento diferenciado para aqueles que violam direitos e aqueles que têm seus direitos violados.
III Traz como regra a horizontalidade das relações institucionais, não sendo mais o Poder Judiciário (Juiz de Menores) o centro da política de atendimento.
Nota: 10.0
	A	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	B	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Você acertou!
Justificativa: Ao contrário do que afirma a assertiva I, as crianças e adolescentes, a partir do Estatuto, deixam de ser vistas como objeto para serem vistas e entendidas como sujeitos de direitos.
	C	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	D	Apenas a alternativa III está correta.
Questão 9/10 - Políticas Sociais - Criança, Adolescentes e Mulheres
A primeira lei brasileira direcionada especificamente à criança e ao adolescente, a qual tinha como premissa básica “salvar” as crianças por meio da disciplina e do trabalho, promulgada em 1927, era conhecida como (item estudado no tema 2 da aula 2):
Nota: 10.0
	A	Código de Menores Mello de Mattos
Você acertou!
Justificativa: A primeira lei direcionada para a criança e o adolescente no Brasil foi o Código de Menores Mello de Mattos, o qual consolidou os princípios trazidos pela Declaração de Genebra de 1924.
	B	Estatuto da Criança e do Adolescente
	C	Lei da Convivência Familiar e Comunitária
	D	Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo
	E	Lei Menino Bernardo
Questão 10/10 - Políticas Sociais - Criança, Adolescentes e Mulheres
Dois tratados internacionais são considerados fundamentais por garantirem direitos aos adolescentes autores de ato infracional, tais como direito ao devido processo legal com ampla defesa, direitos fundamentais assegurados quando estiver apreendido em instituição específica, proporcionalidade da medida socioeducativa, dentre outras. Quais são estes tratados, conforme visto na aula 1, tema 4:
Nota: 10.0
	A	Convenção dos Direitos da Criança e Carta de Porto Rico
	B	Declaração Universal dos Direitos da Criança e Diretrizes de Riad
	C	Regras de Beijing e Regras Mínimas para Proteção de Jovens Privados de Liberdade
Você acertou!
Justificativa: As Regras de Beijing (1985) e as Regras Mínimas da ONU (1990) são documentos fundamentais que asseguram todos os direitos aos adolescentes que cometem atos infracionais, incluindo o tratamento justo, respeitoso e de educação social das unidades nas quais estes são privados de liberdade. 
	D	Declaração de Genebra e Convenção dos Direitos da Criança.
Questão 1/10 
-
 
Políticas Sociais 
-
 
Criança, Adolescentes e Mulheres
 
Conforme abordado na Aula 1, sobre o histórico de proteção à criança e ao adol
escente, analise as assertivas abaixo e defina
-
as como V (verdadeira) ou F (falsa). Escolha a alternativa que corresponde a sequência correta:
 
 
( ) O padrão de atenção e proteção à criança sempre foi o mesmo durante a história da humanidade.
 
 
 
( ) O 
cuidado com a criança evoluiu de acordo com a evolução histórica e as descobertas da humanidade.
 
 
 
( ) Criança e Infância são conceitos que são sinônimos.
 
 
 
( ) Desde a antiguidade até por volta dos Séculos XV e XVI não havia uma preocupação com a cria
nça ou sequer desenvolvia
-
se 
relações de apego devido a sua fragilidade, visto que poucas sobreviviam em razão dos altos índices de mortalidade infantil e
m 
todas as classes sociais.
 
Nota: 10.0
 
 
A
 
 
F, V, F, V
 
Você acertou!
 
Justificativa: O padrão de cui
dado com as crianças evoluiu ao longo da história. Quando poucos chegavam à vista adulta, estas 
não eram tratadas como sendo da família, visto que aos pais era melhor que não se apegassem àquela criança que com grande 
chance não sobreviveria. Na medida em 
que as ciências evoluiram e as crianças começaram a sobreviver mais e ultrapassar a 
faixa dos seis anos de idade, estas passaram a ser objeto de atenção pela família e pela sociedade, mas não numa perspectiva 
de sujeito de direitos, mas sim de ser preparad
a para ser um adulto bom. Ser criança é uma categoria biológica (pessoas entre 
zero e dezoito anos) e ter infância é poder vivenciar plenamente o ser criança, vivendo o lúdico, o brincar, podendo usar a 
imaginação, sem ter responsabilidades inerentes ao mu
ndo adulto.
 
 
 
B
 
V, F, V, F
 
 
C
 
F, V, V, F
 
 
D
 
V, F, F, V
 
 
E
 
F, F, V, V
 
Questão 2/10 
-
 
Políticas Sociais 
-
 
Criança, Adolescentes e Mulheres
 
Conforme abordado na aula 1, sobre o histórico de proteção à criança e ao adolescente, analise as assertivas abaixo e 
assinale a alternativa correta:
 
 
 
I As primeiras instituições surgidas dedicadas exclusivamente às crianças foram aquelas similares às esc
olas, nas quais estas não 
aprendiam a decifrar os códigos (ler e escrever), mas sim eram ensinadas a ser “bons adultos” e ter comportamentos 
socialmente aceitáves.
 
 
II O padrão de cuidado e apego começa a ser modificado a partir do Iluminismo, quando pelo 
desenvolvimento das ciências, 
mais crianças sobrevivem aos anos iniciais e passam a conviver com suas famílias. Apesar disto, a criança no seio da família 
era 
vista como objeto de entretenimento dos adultos e estavam sujeitas a todos os tipos de castigos f
ísicos para aprenderem a ter 
comportamentos socialmente aceitáveis.
 
 
III Havia um consenso de que crianças eram irracionais e incapazes de agir em coerência com o mundo e dependiam dos adultos 
para “ensiná
-
las”. Apesar disto, tinham acesso a atividades que
 
lhes geravam prazer, tais como brincar, além de outras 
atividades típicas da vivência da infância.
 
 
IV A evolução do conceito de Direitos Humanos trazido pelas Revoluções Inglesa, Americana e Francesa, na qual previa
-
se a 
liberdade como direito natural e 
inviolabilidade dos direitos do homem, influenciou no padrão de proteção à criança no mundo.
 
Nota: 10.0
 
 
A
 
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
 
 
B
 
Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
 
Você acertou!
 
Justificativa: O padrão de cuidad
o com as crianças evoluiu ao longo da história. Quando pouco sobreviviam, estas não eram 
tratadas como sendo da família, visto que aos pais era melhor que não se apegassem àquela criança que com grande chance 
não sobreviveria. Na medida em que as ciências 
evoluiram e as crianças começaram a sobreviver mais e ultrapassar a faixa dos 
seis anos de idade, estas passaram a ser objeto de atenção pela família e pela sociedade, mas não numa perspectiva de sujeito
 
de direitos, mas sim de ser preparada para ser um ad
ulto bom. As crianças eram objetos dos adultos, serviam como 
entretenimento na família e não tinham acesso ao brincar, estudar e desenvolver atividades típicas de crianças. A ideia de 
direitos veio apenas após as revoluções burguesas e defesa dos ideários 
do Estado Liberal de direito.
 
 
C
 
Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
 
 
D
 
Todas as alternativas estão corretas.
 
 
Questão 1/10 - Políticas Sociais - Criança, Adolescentes e Mulheres 
Conforme abordado na Aula 1, sobre o histórico de proteção à criança e ao adolescente, analise as assertivas abaixo e defina-as como V (verdadeira) ou F (falsa). Escolha a alternativa que corresponde a sequência correta: 
 ( ) O padrão de atenção e proteção à criança sempre foi o mesmo durante a história da humanidade. 
 
 ( ) O cuidado com a criança evoluiu de acordo com a evolução histórica e as descobertas da humanidade. 
 
 ( ) Criança e Infância são conceitos que são sinônimos. 
 
 ( ) Desde a antiguidade até por volta dos Séculos XV e XVI não havia uma preocupação com a criança ou sequer desenvolvia-se 
relações de apego devido a sua fragilidade, visto que poucas sobreviviam em razão dos altos índices de mortalidade infantil em 
todas as classes sociais. 
Nota: 10.0 
 A 
F, V, F, V 
Você acertou! 
Justificativa: O padrão de cuidado com as crianças evoluiu ao longo da história. Quando poucos chegavam à vista adulta, estas 
não eram tratadas como sendo da família, visto que aos pais era melhor que não se apegassem àquela criança que com grande 
chance não sobreviveria. Na medida em que as ciências evoluiram e as crianças começaram a sobreviver mais e ultrapassar a 
faixa dos seis anos de idade, estas passaram a ser objeto de atenção pela família e pela sociedade, mas não numa perspectiva 
de sujeito de direitos, mas sim de ser preparada para ser um adulto bom. Ser criança é uma categoria biológica (pessoas entre 
zero e dezoito anos) e ter infância é poder vivenciar plenamente o ser criança, vivendo o lúdico, o brincar, podendo usar a 
imaginação, sem ter responsabilidades inerentes ao mundo adulto. 
 
 B V, F, V, F 
 C F, V, V, F 
 D V, F, F, V 
 E F, F, V, V 
Questão 2/10 - Políticas Sociais - Criança, Adolescentes e Mulheres 
Conforme abordado na aula 1, sobre o histórico de proteção à criança e ao adolescente, analise as assertivas abaixo e 
assinale a alternativa correta: 
 
 I As primeiras instituições surgidas dedicadas exclusivamente às crianças foram aquelas similares às escolas, nas quais estas não 
aprendiam a decifrar os códigos (ler e escrever), mas sim eram ensinadas a ser “bons adultos” e ter comportamentos 
socialmente aceitáves. 
 
II O padrão de cuidado e apego começa a ser modificado a partir do Iluminismo, quando pelo desenvolvimento das ciências, 
mais crianças sobrevivem aos anos iniciais e passam a conviver com suas famílias. Apesar disto, a criança no seio da família era 
vista como objeto de entretenimento dos adultos e estavam sujeitas a todos os tipos de castigos físicos para aprenderem a ter 
comportamentos socialmente aceitáveis. 
 
III Havia um consenso de que crianças eram irracionais e incapazes de agir em coerência com o mundo e dependiam dos adultos 
para “ensiná-las”. Apesar disto, tinham acesso a atividades que lhes geravam prazer, tais como brincar, além de outras 
atividades típicas da vivência da infância. 
 
IV A evolução do conceito de Direitos Humanos trazido pelas Revoluções Inglesa, Americana e Francesa, na qual previa-se a 
liberdade como direito natural e inviolabilidade dos direitos do homem, influenciou no padrão de proteção à criança no mundo. 
Nota: 10.0 
 A Apenas as alternativas I e IV estão corretas. 
 B Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas. 
Você acertou! 
Justificativa: O padrão de cuidado com as crianças evoluiu ao longo da história. Quando pouco sobreviviam, estas não eram 
tratadas como sendo da família, visto que aos pais era melhor que não se apegassem àquela criança que com grande chance 
não sobreviveria. Na medida em que as ciências evoluiram e as crianças começaram a sobreviver mais e ultrapassar a faixa dos 
seis anos de idade, estas passaram a ser objeto de atenção pela família e pela sociedade, mas não numa perspectiva de sujeito 
de direitos, mas sim de ser preparada para ser um adulto bom. As crianças eram objetos dos adultos, serviam como 
entretenimento na família e não tinham acesso ao brincar, estudar e desenvolver atividades típicas de crianças. A ideia de 
direitos veio apenas após as revoluções burguesas e defesa dos ideários do Estado Liberal de direito. 
 C Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas. 
 D Todas as alternativas estão corretas.

Continue navegando