A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVALIAÇÃO II- CALOR E A PRIMEIRA LEI DA TERMODINAMICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina - TERMODINAMICA 1
Avaliação II Uniasselvi – CALOR E A PRIMEIRA LEI DA TERMODINAMICA
1) O calor específico (c), também chamado de capacidade térmica mássica, é uma grandeza física que está relacionada à quantidade de calor recebida e a sua variação térmica. Ele é definido como a quantidade de calor requerida para alterar a temperatura de uma unidade de massa da substância em um grau. Considerando conceito de calor específico, analise as sentenças a seguir:
I- Se você adicionar 1 caloria de calor a 1 grama de água, o resultado será a elevação da temperatura em 1 °C.
II- O calor específico também é conhecido como capacidade térmica específica.
III- Sendo uma espécie de "inércia térmica", que significa a resistência de uma mudança de temperatura.
IV- É correto afirmar que a areia tem maior calor específico que a água, pois aquece em menor variação de tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e III estão corretas. RESPOSTA CORRETA
B) As sentenças II e IV estão corretas.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas.
2) Suponha que você tenha encontrado um bloco de 1 kg de um material metálico, cuja procedência. Observa-se que para alterar a medida de sua temperatura em 120 K, é necessário conceder ao material cerca de 16800 J. Sobre a fenomenologia que suporta a teoria do calor e da temperatura, analise o quadro a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
A) O metal é o alumínio.
B) O metal é o cobre.
C) O metal é o mercúrio. RESPOSTA CORRETA
D) O metal é a prata.
3) A termodinâmica impulsionou o desenvolvimento da indústria nos primórdios do século XX e sua pesquisa foi por ela impulsionada. Conceitos como temperatura, calor e suas formas de Propagação ajudaram a moldar as condições do mundo moderno em que vivemos atualmente. Sobre a definição do conceito de temperatura dos corpos, do calor e de suas formas de propagação, analise as sentenças a seguir:
I- O calor representa o trânsito de uma certa quantidade de energia térmica, transferida de um corpo a uma temperatura mais alta a outro com temperatura mais baixa. Essa transferência pode ocorrer de diferentes formas, entretanto todas elas envolvem fontes quentes e fontes frias de calor.
II- A condução de calor ocorre através do contato direto entre dois corpos a diferentes temperaturas e tende a cessar quando eles alcançam o equilíbrio térmico.
III- A radiação ocorre sempre que um corpo é aquecido por uma fonte de calor. Parte dessa energia é conduzida pela superfície do material, mas parte é irradiada para a atmosfera que o permeia, normalmente nas faixas do visível e do infravermelho. A radiação é a única forma de propagação do calor que não depende de um meio mecânico para ocorrer.
IV- A convecção de calor ocorre através do contato direto entre dois corpos a diferentes temperaturas e também tende a cessar quando eles alcançam o equilíbrio térmico. Entretanto, o contato criado pelo atrito entre as superfícies gera uma alteração nas densidades associadas a diferentes regiões do material, fazendo com que aquelas com densidades mais baixas se concentrem na parte inferior do material.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) As sentenças I, II e III estão corretas. RESPOSTA CORRETA
D) Somente a sentença IV está correta.
4) Suponha que 1,00 kg de água a 100 °C tenha sido convertido em vapor a 100 °C. A água estava inicialmente contida em um cilindro com um êmbolo móvel de massa desprezível, sujeito à pressão atmosférica padrão (1,00 atm = 1,01 × 10^5 Pa), como mostra a figura. O volume da água variou de um valor inicial de 1,00 × 10^-3 m³ como líquido para 1,671 m³ como vapor. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O trabalho realizado pelo sistema foi positivo, considerando o aumento do volume.
II- O módulo do trabalho realizado é de 169 kJ.
III- A quantidade de energia transferida em calor, que provocou uma mudança de fase, é igual a 3500 kJ.
IV- A variação da energia interna do sistema é aproximadamente 2000 kJ.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas. RESPOSTA CORRETA
B) Somente a sentença III está correta.
C) Somente a sentença I está correta.
D) As sentenças III e IV estão corretas.
5) A teoria dos gases ideais é fundamental para o seu entendimento, ela faz determinadas considerações que nos possibilitam predizer o comportamento de tais gases sob determinadas circunstâncias. Suponha que você esteja estudando as propriedades termodinâmicas de um determinado gás ideal e que submeta tal gás a uma série de processos termodinâmicos que alterarão suas configurações, porém mantendo-o zeloso à equação PV=nRT. Sobre a teoria termodinâmica e os conceitos que sustentam a descrição dos seus processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  F  ) Caso seja isobárico, o processo refletirá as conclusões de Boyle.
(  V  ) Triplicar o volume do gás tornará a razão entre as pressões, antes e depois de cada processo, diretamente proporcional à terça parte da razão entre as temperaturas.
(  F  ) Caso seja isotérmico, o processo refletirá as conclusões de Charles.
(  V  ) Caso seja isobárico, o processo refletirá as conclusões de Charles.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F - V.
B) F - V - F - V. RESPOSTA CORRETA
C) V - F - V - F.
D) F - V - F - F.
6) A primeira lei da termodinâmica trata dos processos de transferência de calor e realização de trabalho em um sistema composto por um fluido e como a soma dessas duas quantidades é capaz de alterar a energia interna do sistema de partículas. Sobre a teoria que sustenta a primeira lei da termodinâmica, analise as sentenças a seguir:
I- Quando um sistema composto por um gás, contido em um calorímetro com um êmbolo móvel, recebe uma certa quantidade de calor, este realiza trabalho sobre o êmbolo e a variação em sua energia interna será dada pela diferença entre a energia advinda da fonte de calor e aquela alocada para a realização do trabalho.
II- Quando um sistema composto por um gás, termicamente isolado em um calorímetro com um êmbolo móvel, recebe uma certa quantidade de calor, este realiza trabalho sobre o êmbolo e a variação em sua energia interna será dada pela diferença entre a energia advinda da fonte de calor e aquela alocada para a realização do trabalho.
III- Quando um sistema composto por um gás, contido em um calorímetro com um êmbolo fixo, recebe uma certa quantidade de calor, este não realiza trabalho sobre o êmbolo e a variação em sua energia interna será dada pela energia advinda da fonte de calor.
IV- Quando um sistema composto por um gás, contido em um calorímetro com um êmbolo fixo, recebe uma certa quantidade de calor e realiza trabalho sobre o êmbolo, porém nenhuma variação na energia interna do sistema é observada, podemos dizer que toda a energia advinda da fonte de calor foi realocada para a realização do trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas. RESPOSTA CORRETA
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.
7) Transições de fase são consequências diretas da absorção ou emissão de calor por um corpo, seja de um para outro ou o próprio ambiente que permeia o sistema. Este é um tema muito importante porque trata de uma diferença crucial entre os corpos, em termos de absorção ou emissão. Sobre a fenomenologia que suporta a teoria do calor e das transições de fase, assinale a alternativa CORRETA:
A) No instante em que há uma transição de fase, a temperatura do corpo cessa em ser alterada pelo calor absorvido ou emitido e incorre em uma reconfiguração molecular, alimentada pela energia térmica que flui do corpo em questão para uma fonte fria ou de uma fonte quente para o corpo em questão. RESPOSTA CORRETA
B) Transições de fase são comportamentos específicos de determinados materiais, não sendo aplicados a todas as formas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.