Buscar

aps - av2 RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marketing Estratégico - Atividade Prática Supervisionada - AV2
Professora: Luciane de Rezende Souza
Turma: 241
Nomes:
Questão 1.
Quais são os pontos fortes do Grupo Petrópolis? Em que os aspectos o Grupo Petrópolis deverá tomar maiores cuidados?
Um dos pontos fortes do grupo Petrópolis é estar presente em 13 estados contando com 4 fábricas em locais onde existe a maior concentração de consumo e conter centros de distribuição autorizada, estrategicamente localizados em pontos - chave do território nacional. A faixa de preço intermediária de suas marcas também é um ponto forte oferecendo um produto de fácil acesso ao seu público alvo que são jovens que buscam uma marca inovadora. A marca que foca na qualidade, tendo o benefício de ser localizada na cidade de Petrópolis, a sua principal marca Itaipava que é fabricada com a pura e genuína água da região da serra fluminense, o que atribui qualidade diferenciada ao seu produto e buscando a identificação com o gosto do consumidor brasileiro sendo uma marca nacional, têm isso ao seu favor como um ponto forte. O grupo Petrópolis deve se atentar principalmente em seus concorrentes do ramo de cervejas que possui a primeira colocação de participação do mercado cervejeiro do Brasil, deverá tomar cuidado também para não perder a essência da marca que é a identificação com o paladar do consumidor brasileiro e arriscar perder seu alinhamento estratégico. 
Questão 2.
Que oportunidades e ameaças o Grupo Petrópolis deverá considerar no mercado de cervejas brasileiro?
O Grupo Petrópolis tem investido fortemente na qualificação de seus recursos humanos e de seus distribuidores, com o intuito de obter total engajamento, que melhorará seu desempenho e, consequentemente, o seu diferencial competitivo. Além de suas oportunidades como mão de obra barata, diminuindo o custo de produção, instalação de fabricas no nordeste, ou seja, fazendo aumentar de sua participação no mercado. Visando a parte das ameaças, com o crescimento de empresas e marcas concorrentes, possui uma concentração de mercado muito grande, com um consumo não tão favorável como as demais marcas.
Questão 3.
Que recomendações você faria aos executivos de marketing do Grupo Petrópolis?
Acredito que o grupo Petrópolis pode trabalhar nos pontos fracos e ameaças, visando a concorrências de marcas e empresas, ou seja, aumentando os canais de distribuição, como por exemplo: em eventos, bares, restaurantes, anúncios, etc. Com isso, poderá ter um aumento na aceitação dos seus produtos, e até mesmo na divulgação da sua própria marca, buscando divulgar também em outros países, para que seja conhecida mundialmente.

Continue navegando