Buscar

CARTA intenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

OTAJ – ORGANIZAÇÃO TALENTO JOVEM
CEI NOVO AMANHECER JARDIM SÃO BENTO
	
	R: João Robalo, 794 - Jd. Soraia
Cep: 05881-000
Tel. 5870-7944
	
	
Carta de intenção - Berçário 2020
	Nós, Andréia Mendes de Freitas, Denise Celestino dos Santos e Zenadia Queiroz, professoras designadas a turma do BII-A, B e C estamos por meio desta para relatar as nossas intenções de trabalho para a turma do ano de 2020 onde a partir das observações diárias sobre os bebês concluímos quais foram as necessidades e suas preferências pelas experiências vividas. 
	Nas primeiras semanas o planejamento pedagógico foi realizado com base na adaptação deles, incluindo acolhimento com cantigas relaxantes e alternando com cantinhos de brinquedos. Notamos que logo nas primeiras músicas além de se acalmarem já começaram a reproduzir alguns movimentos com as mão similares aos da professora. 
	Em outros momentos já passaram a dançar e mexer o corpo todo, demonstrando estar com o equilíbrio, as noções do eu, lateralidade e espaço em desenvolvimento. Enquanto as cantigas eram apresentadas para eles era possível observar quando ficavam aguçados com a variação da entonação de voz diferenciada da professora, as mudanças de ritmo e de sons estrumentais. Diante dessa observação, por meio da curiosidade e entusiasmo que os bebês demontraram constatamos o interesse dos mesmos pelo tema e com isso o nosso trabalho será baseado nessa temática onde será possível explorar todos os campos de experiência com o Projeto “Meu corpo, minha música”.
	Envolvendo a música o trabalho irá se expandir para histórias cantadas, letras musicais que tragam a noção da afetividade em que possa ser ressaltada a boa convivência e socialização da turma, ritmos, instrumentos, sons com o próprio corpo e com isso entrar no processo de identidade e desenvolvimento da coordenação motora.
	Durante o processo de adaptação em que estamos vivenciando com os bebês foi possível observar que alguns deles ainda estão na fase da amamentação e por conta disso expressão-se com choros e demonstram o sentimento de falta, pensando neles e nos demais que ainda sentem com a separação dos pais na chegada ao CEI e também a insegurança de alguns pais neste começo da jornada iniciaremos o Projeto “Família é feita de amor”, onde iremos abrir espaço para que os familiares possam participar de vivências relacionadas ao contato físico e ao afeto.
	Realizamos uma sondagem nos momentos em que os bebês exploravam os cantinhos montados separadamente com materiais diferenciados e nos chamou a atenção a curiosidade dos mesmos ao retirarem os livros de tecidos que ficam em pneus decorados no espaço da sala de referência e ao manusearem com empolgação observando as imagens em diferentes cores e tamanhos e para continuarmos a estimular este processo levaremos os bebês para o lúdico e encantador Projeto “O incrível mundo dos contos” e expandir para contos, fabulas e parlendas.
	Nos momentos em que os bebês mudam de ambiente foi observado que pelos corredores alguns ainda demonstram insegurança para andar, engatinhando ou sentando-se pelo caminho a espera do auxílio das professoras enquanto outros demonstram curiosidade olhando e tocando tudo ao seu redor, com o Projeto “Sentimentos e sensações” iremos proporcionar vivências específicas para que eles continuem a desenvolver o emocional explorarando o território dos sentidos por meio de vivências sensoriais.
	Observamos que ao escolherem seus brinquedos favoritos, os bebês, por estarem na fase do egocentrismo ainda entram em conflito usando a mordida como forma de expressão, mediante a esta necessidade será realizado o Projeto “Meus dentinhos servem para comer frutas e legumes”, envolvendo a descoberta de novos sabores e por meio do lúdico as regras de convivência.
	A intenção em trabalhar com estes temas é de acordo com a nossa observação, porém respeitando as diversidades culturais, suas individualidades, o tempo e limites de cada bebê com base nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento sendo eles os de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer se.
Esta carta referente as nossas intenções, será aberta uma vez que poderá ser modificada conforme a necessidade da turma e individual. 
Propostas durante a pandemia
Em continuação e fechamento da Carta de intenção de 2020, infomamos que a partir do Decreto nº 59.283/2020, que declara situação de emergência no Município de São Paulo e define outras medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus, as ações pedagógicas sofreram adaptações em razão do novo contexto social.
Por esse motivo, no ano de 2020, não foi possível a realização dos projetos conforme planejado no início do ano.
As propostas direcionadas durante o período de isolamento social, obtiveram uma aceitação considerável por parte das famílias atendidas.
Recebemos vídeos, fotos e depoimentos que nos deu embasamento para direcionar o trabalho pedagógico de acordo com os temas que norteiam a educação infantil como: Brincadeiras/ Interações, Atividades Artísticas, Elementos da Natureza, Jogos de Raciocínio Lógico, Materiais de Largo Alcance, Alimentação Saudável, Dicas de Prevenção á Saúde, Indicações Literárias entre outros, visando a capacidade cognitiva, motora e intelectual , respeitando o tempo de aprendizagem e constante evolução dos bebês. A participação das famílias nas redes sociais foram significativas e de suma importância para enriquecer as práticas pedagógicas propostas. Atuamos com as plataformas: Google Classroom, Facebook e WhatsApp diariamente. A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e a Diretoria Regional de Educação junto com o CEI/EMEI/CEMEI/EMEBS, estiveram em constante movimentação no sentido de orientar as famílias/responsáveis para que os bebês e as crianças continuassem recebendo atenção tanto afetiva quanto educativa. Nesse sentido, com a intenção de ampliar as possibilidades de brincadeiras e interações, foi enviado o material Trilhas de Aprendizagens I e II.
Após algumas semanas, nós professoras, iniciamos a interação fazendo uma sondagem com as famílias, por conta da redução significativa da participação que ocorreu desde o início do trabalho via whatsapp.
Durante a sondagem foram obtidos os seguintes motivos: 
Falecimento de algum familiar (estado de luto), cuidados específicos com familiar enfermo, família numerosa e em alguns casos com crianças tanto mais novas que exigem mais atenção, quanto mais velhas que os responsáveis deram prioridade para seguir auxiliando durante as aulas online. Houveram também algumas famílias que não deram retorno ao contato e apenas visualizaram as mensagens do grupo e do privado. 
Diante destas devolutivas, as professoras, respeitando as necessidas de cada família se mostraram solicitas e abertas para o acolhimanto e possíveis sugestões em que possam alterar ou somar no trabalho on-line que está sendo realizado.
Houveram famílias que relataram estar trabalhando e por conta da falta de tempo iriam participar e realizar as vivências em horários diferenciados.
Nossa intenção durante o trabalho online teve o foco em permear o desenvolvimento motor, cognitivo e a afetividade em família por meio de vivências que utilizaram materiais caseiros e recicláveis, pensando no fácil acesso para os responsáveis e respeitando as individualidades, tempo e limite de cada bebê.
Professoras:
Andréia Mendes de Freitas
Denise Celestino dos Santos
Zenadia Queiroz de Freitas

Continue navegando