Buscar

Avaliação Objetiva Final de Antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) - Antropologia Geral e da Religião (TEO60) 8,0
1-Para Marconi e Presotto (2001), seria através da observação participante que o antropólogo teria a chance de viver entre o grupo estudado, podendo, assim, tomar parte de suas conversas, ritos e atividades, e observar o conjunto de manifestações de caráter ideológico e material deste povo; bem como as maneiras pelas quais os indivíduos da sociedade pesquisada reagem aos estímulos psicológicos e ainda os mecanismos adaptativos e o sistema de valores de sua cultura.Sobre a observação participante, segundo Marconi e Presotto (2001), assinale a alternativa INCORRETA: FONTE: MARCONI, M. de A.; PRESOTTO, Z. M. Neves. Antropologia: uma introdução. São Paulo: Atlas, 2001. A) As técnicas associadas à observação participante seriam o registro sistemático das atividades e práticas observadas, tanto por meio do diário de campo do pesquisador, quanto de fichas, fotografias, gravações, filmes e demais meios disponíveis. B) Disponibilidade do antropólogo em permanecer em campo durante largos períodos, ou o suficiente, pelo menos, para a compreensão da cultura estudada. C) O antropólogo não precisa ter disponibilidade para atuar junto ao campo, pois o que importa é a teoria e não a prática nesse tipo de análise. D) Esta prática demandaria do pesquisador argúcia, objetividade e uma atitude relativista quanto à cultura pesquisada.
2-Enquanto que a Antropologia norte-americana foi mais influenciada pelo conceito de cultura, na Antropologia britânica teve mais peso o conceito de sociedade. Dentro da tradição norte-americana, a antropologia divide-se em quatro grandes áreas de investigação: Antropologia Física ou Biológica, Arqueologia, Linguística e Antropologia Cultural. Sobre a Linguística, assinale a alternativa CORRETA: A) Investiga a evolução das sociedades humanas ao longo da história, focando exclusivamente naquelas extintas e sem escrita, e tendo por base os vestígios arqueológicos. B) Se ocupa das línguas humanas, no que diz respeito a sua estrutura interna, suas conexões, história, dinâmica de mudança e, notadamente, o significado que estas conferem à cultura e à expressão do ser humano em uma dada sociedade, dentro da perspectiva que é a língua o meio privilegiado pelo qual nossa espécie apreende o mundo e lhe dá sentido. C) Estuda o ser humano em suas características biológicas, procurando determinar a origem e evolução de nossa espécie (a partir do achado de fósseis de hominídeos e pré-hominídeos), sua anatomia, fisiologia e características fenológicas, tanto em populações humanas atuais, quanto nas antigas. D) Investiga os comportamentos apresentados pelos diferentes grupos humanos, pesquisando, entre outros temas, os costumes, hábitos, práticas e convenções de origens sociais e culturais, o surgimento e desenvolvimento das diferentes instituições que apresentamos, como a família, a religião e outros; bem como a evolução das diferentes técnicas que nossa espécie desenvolveu para lidar com o mundo natural e prover nossas necessidades.
3-O termo animismo vem da palavra latina “ânima”, que significa “alma”. Esse termo remete à ideia de que todas as crenças, religiões e demais expressões espirituais possuem uma característica fundamental comum, que é a presença da “alma”. Isto é, para compreender a gênese da religião, ou seja, a ideia que fundamentou a religião primitiva, Tylor se baseou em um conceito chamado animismo.Sobre o animismo, assinale a alternativa INCORRETA: A) É um processo, na dinâmica cultural, em que os elementos ou complexos culturais se difundem de uma sociedade para outra. 
B) Da experiência do sonho em que o corpo permanece imóvel e inerte, mas em que se dão experiências às vezes muito vívidas, o primitivo “devia” inferir que depois da morte, embora o corpo fosse destruído, poderia continuar a existir sob alguma forma. C) Para Tylor, o animismo nasceu como culto aos antepassados mortos para passar depois a ser culto a todo o tipo de alma ou espírito abstrato.
D) O culto à natureza, rios, fontes, raios, vento, fogo, etc., é outro estágio dentro da evolução das crenças que deu origem, por progressiva antropomorfização, ao politeísmo característico de sociedades como a egípcia, grega e romana.
4-Quando tratamos do fenômeno religioso e das concepções referentes às crenças religiosas e às definições dadas a Deus, muitas discussões ou pontos de vista referentes a essas abordagens acabam surgindo, e, com isso, temos desde simples respostas, baseadas no senso comum, até mesmo cosmovisões e doutrinas desenvolvidas para tais definições. Referente às definições e/ou atribuições a Deus, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Monoteísmo. II- Panenteísmo. III- Panteísmo. IV- Politeísmo.
( ) Corrente que afirma a existência de um único ser absoluto que tem a função de governar todo o universo, tendo uma única divindade. ( ) Está marcado por ser uma doutrina que defende a existência de vários deuses, cada um com uma função diferente frente às situações vividas pelos indivíduos que creem.
( ) Está relacionado à concepção de que tudo é Deus, sendo Deus composto por tudo e todos. Visto como doutrina filosófica que concebe uma interligação entre Deus e o Universo.
( ) Doutrina defendida pelo filósofo alemão Karl Krause, afirmando que tudo está em Deus ou Deus está em tudo, em que todas as criaturas estão vinculadas a Deus, porém não são Deus. Nessa visão, a divindade transcende o Universo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - IV - III - II. B) II - I - III - IV. C) IV - I - II - III. D) III - II - I - IV.
5-Naturalmente, o ser humano é um ser "crente" e emotivo, ou seja, um ser que crê em algo ou alguém e necessita dessa crença. Há os que creem em outras forças superiores ou divinizadas (Deus, Buda, Maomé etc.), e esse dinamismo de crer em algo se dá pela pela necessidade que o ser humano tem de segurança, seja emocional ou psicológica para enfrentar aquilo que foge a seu controle. O ser humano é um ser emotivo, e na religião busca a manifestação dos sentimentos. Surgem assim algumas teorias psicológicas que procuram explicar a religião a partir dos sentimentos. Sobre elas, analise as afirmativas a seguir: I- Teoria da magia: busca a sustentação de que o homem é primitivo. Diante da natureza e o espanto pela beleza do mundo, acabam tendo seus sentimentos despertados.
II- Teoria do manismo: relacionada ao culto aos mortos, sendo muito comum apresentar sacrifícios, alimentos e outros materiais em oferenda. III- Teoria do mito natural: crença na existência de forças desconhecidas que permeiam os indivíduos, forças essas com poderes ainda não compreendidos pela mente humana. IV- Teoria do animismo: defende que tudo que está vivo é consciente e assim possuidor de uma alma. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) As afirmativas I e III estão corretas. B) As afirmativas II e III estão corretas. C) As afirmativas II e IV estão corretas. D) As afirmativas I e IV estão corretas.
6-O politeísmo é uma importante doutrina, que visa explicar a existência dos muitos deuses que povoam o mundo sobrenatural. É uma crença interessante, pois concebe a ideia de que cada deus possui funções e tarefas distintas no universo. Sobre o politeísmo, analise as sentenças a seguir:
I- O politeísmo apresenta uma evolução em suas crenças, pois as pessoas deixam de venerar os elementos da natureza e passam a adorar deuses com características e sentimentos humanos.
II- No politeísmo, as pessoas reconhecem a existência de diversos deuses e devem venerar e adorar todos os deuses igualmente. III- No politeísmo grego, os deuses apresentavam muitas características humanas, pois muitos desses deuses, por exemplo, chegaram a se apaixonar por seres humanos.
IV- O politeísmo é uma prática exclusiva dos gregos, pois nenhum outro povo possuía mais do que um deus. Assinale a alternativaCORRETA: A) As sentenças III e IV estão corretas. B) As sentenças II e IV estão corretas. C) As sentenças I e II estão corretas. D) As sentenças I e III estão corretas.
7-Cristãos, islâmicos e judeus de forma geral acreditam na ressurreição após a morte. Os espíritas acreditam na reencarnação, em outras palavras, o espírito retorna à vida material através de um novo corpo humano para que assim dê continuidade ao processo de evolução. Algumas doutrinas acreditam que o indivíduo pode renascer no corpo de algum animal ou vegetal. De forma diferente, nas diversas religiões se acredita em algo que acontece com o ser humano após a morte, o que é comum entre eles é a maneira de encarar a morte como uma passagem ou viagem de um mundo para o outro. Assinale a alternativa CORRETA: A) Os evangélicos, diferentemente dos católicos, não acreditam no julgamento, na condenação. B) O judaísmo não crê na sobrevivência da alma. É uma religião que permite várias interpretações sobre a vida após a morte. C) Para o catolicismo, a vida após a morte tem como base a crença de um céu, de um inferno e de um purgatório. D) O espiritismo defende a continuação da vida após a morte, e crê que Deus é o criador de homens bons ou maus.
8-O senso comum difere da visão científica da antropologia em sua compreensão do que seja cultura. De um modo geral, as pessoas tendem a identificar cultura com o domínio do conhecimento acerca dos diferentes campos artístico e intelectual que se adquire pela instrução e, dessa forma, alguém pode ser “culto” ou “inculto” na visão popular. Sobre o conceito de cultura, segundo Malinowski (apud MARCONI; PRESOTTO, 2001), assinale a alternativa CORRETA: FONTE: MARCONI, M. de A.; PRESOTTO, Z. M. N. Antropologia: uma introdução. São Paulo: Atlas, 2001. A) A totalidade das reações e atividades mentais e físicas que caracterizam o comportamento dos indivíduos que compõem um grupo social.
B) O todo global consistente de implementos e bens de consumo, de cartas constitucionais para os vários agrupamentos sociais, de ideias e ofícios humanos, de crenças e costumes. C) Quando coisas e acontecimentos dependentes de simbolização são considerados e interpretados num contexto extrassomático, isto é, face à relação que têm entre si, ao invés de com organismos humanos. D) Uma abstração do comportamento concreto, mas em si própria não é comportamento.
9-Antropologia trata-se assim do “Estudo do Ser Humano”, definição que a põe inserida na tradição científica, no campo das Ciências Humanas, próxima, portanto, da Sociologia e da Economia, por exemplo. Essa palavra tem origem grega e compõem-se de dois substantivos daquela língua clássica.Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: A) Anthropos, o ser humano; e logos, estudo. B) Anthropos, estudo; e logos, o ser humano. C) Anthropos, o início; e logos, estudo. D) Anthropos, o todo; e logos, estudo. 
10Na pesquisa acerca das modalidades de casamento, os antropólogos apresentam uma modalidade bastante peculiar: a adoção. Essa estratégia de casamento é bastante comum em países orientais, tal como a Indonésia e o Japão. Sobre essa modalidade de casamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Uma família patrilinear adota um genro para manter sua linhagem, mesmo quando não há filhos biológicos homens. ( ) O casamento por adoção é uma forma de os pais da noiva exercerem controle absoluto sobre as finanças da família que irá se formar desta relação.
( ) Os filhos provenientes do casamento por adoção, no qual o homem se torna filho da família da sua esposa, pertencerão automaticamente à família dela. ( ) O casamento por adoção ocorre especialmente quando o sogro não possui filhos homens.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V - V.
B) F - V - F - V.
C) V - F - V - V.
D) V - V - F - F.
“O Senhor, guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora para sempre.”Salmos 121:8

Outros materiais