Buscar

Orçamento Público

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Orçamento Público – Aula 1
Conceitos:
· Conceito técnico: Orçamento é um instrumento dinâmico que fixa a despesa e estima a receita para um exercício financeiro.
· Conceito legal: Orçamento é uma lei que estima a receita e fixa a despesa.
· Conceito contábil: Orçamento é um instrumento que visa facilitar o controle dos fluxos de receitas e despesas.
· Conceito político: Orçamento é um instrumento que possibilita conduzir o processo de formulação e a posterior execução das políticas públicas.	
Princípios orçamentários:
Visam estabelecer regras norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de elaboração, execução e controle do orçamento público.
Esferas orçamentárias
No orçamento, a esfera tem por finalidade identificar se a receita ou a despesa pertence ao orçamento fiscal (F), à Seguridade Social (S) ou ao Investimento das Empresas Estatais (I)
Tipos orçamentários
O tipo de orçamento adotado por um país está vinculado ao regime político e à forma de governo. No Brasil, já foram adotados os três tipos de orçamento.
· Legislativo: Adotado em países parlamentaristas. A elaboração, votação e aprovação são de competência do Poder Legislativo; a execução é de competência do Poder Executivo. (No Brasil, Constituição Federal de 1891);
· Executivo: Utilizado em países onde impera o poder absoluto. A elaboração, aprovação, execução e controle são de competência do Poder Executivo. (No Brasil, Constituição Federal de 1937);
· Misto: Empregado em países com funções legislativas exercidas pelo Congresso ou Parlamento, que, por meio de votação, aprova o orçamento e exerce o controle sobre sua execução. A sanção, elaboração e execução são de competência do Poder Executivo. Esse é o tipo utilizado atualmente no país. (No Brasil, Constituição Federal de 1988).

Outros materiais