Buscar

Atividade Prática Final - Teorias Aplicadas na Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Prática Final
INSTRUÇÕES:
  Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
  Ao terminar SALVE o arquivo com o nome Atividade Prática;
  Envie o arquivo em formato WORD (.doc, doc.x e etc) pelo sistema no local indicado;
o   Lembrando: Se o arquivo for enviado em formato diferente do solicitado a atividade sera "ZERADA".
  Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Atividade Prática Final de Teorias Aplicadas a Administração
Nome: Priscila Alves de Sousa
CPF: 10681440686
Pesquise e Responda a Seguir:
1. Estudante, para você solucionar o problema proposto nesta seção, pesquise e estude com atenção aos seguintes temas:
- Experiência de Hawthorne;
- Grupos informais;
- Interação grupal nas organizações;
- Organização informal;
a) Agora, apresente os objetivos iniciais da experiência de Hawthorne em comparação aos seus resultados finais.
A experiência de Hawthorne foi realizada em 1927, pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos (National Research Council), em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne e sua finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência.
A experiência de Hawthorne apresenta nos nível iniciais que a 
A experiencia de Hawthorne apresenta nos níveis iniciais que a produção é determinada pela capacidade social do empregador e não a fisiológico; o comportamento do indivíduo se apoia no grupo; as empresas são compostas por grupos sociais informais que definem o comportamento e outros aspectos importantes à produção; a compreensão das relações humanas permite uma atmosfera sadia aos funcionários; a especialização do trabalho não é sinônimo de eficiência, os operários trocam de função para evitar a monotonia; os elementos emocionais merecem atenção. Portanto no seus 
resultados finais a ênfase passou a ser dada às pessoas que participam ou trabalham nas organizações e não mais na tarefa ou estrutura organizacional.
b) Observando o comportamento humano dos operários participantes do experimento, o que demonstram e compare com a descrição do cenário apresentando-a abaixo!
O experimento contou com quatro fases. A primeira delas consistiu em observar dois grupos de operárias para desempenhar as mesmas funções sob as mesmas condições de trabalho: o primeiro tinha iluminação variável e o segundo grupo possuía iluminação constante. Os pesquisadores não encontraram relação entre a iluminação e a produtividade, mas sim a existência de uma variável psicológica. Assim, nesta fase eles concluíram que o fator psicológico afetava a eficiência das operárias e, por considerar isto negativo, tentaram isolar este fator do experimento.
Na segunda fase, o primeiro grupo contava com seis moças, das quais cinco montavam o equipamento e a sexta era responsável por fornecer as peças necessárias ao trabalho. O segundo contava com um contador de peças que marcava a produção. A pesquisa com o primeiro grupo foi subdividida em doze fases e constatou-se que as moças não temiam a supervisão porque a consideravam branda, ao contrário do grupo dois; o ambiente amistoso aumentava a satisfação no trabalho; tornaram-se amigas; desenvolveram objetivos comuns como aumentar a produtividade.
Na terceira fase os pesquisadores deixaram de analisar as condições físicas e priorizaram as relações humanas no trabalho. Em 1928, teve início um programa que tinha como objetivo ouvir sugestões e conhecer melhor os sentimentos das funcionárias no trabalho e em 1931 elas já tinham liberdade para falar livremente.
A quarta fase consistia na observação da organização informal das operárias e o sistema de pagamento foi organizado de acordo com a produção de cada grupo. Constatou-se uma espécie de solidariedade grupal. Foram estudadas a relação entre a organização criada pelas próprias funcionárias e a formal da fábrica.
A experiência de Hawthorne concluiu que: o nível de produção é determinado pela capacidade social do empregador e não a fisiológico; o comportamento do indivíduo se apoia no grupo; as empresas são compostas por grupos sociais informais que definem o comportamento e outros aspectos importantes à produção; a compreensão das relações humanas permite uma atmosfera sadia aos funcionários; a especialização do trabalho não é sinônimo de eficiência, os operários trocam de função para evitar a monotonia; os elementos emocionais merecem atenção.
Portanto, a ênfase passou a ser dada às pessoas que participam ou trabalham nas organizações e não mais na tarefa ou estrutura organizacional. Isto foi possível devido ao desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a Psicologia do Trabalho
2. Uma empresa do segmento de alimentação começou a perceber que seu faturamento mensal estava diminuindo de forma sutil mês a mês, mas não conseguia imaginar o que estava ocasionando esse fato. Seus preços não estavam em promoção, e nem os custos dos insumos estavam aumentando.
Assim, a empresa concluiu que o motivo dessa queda no faturamento poderia ser o aparecimento de diversas outras empresas que forneciam alimentação e que tinham surgido próximas ao seu estabelecimento, resultando na diminuição da clientela. Concluiu, ainda, que a chegada destes novos estabelecimentos havia acarretado a pulverização da clientela, e a sua ocupação já não era mais a mesma.
Logo, o gestor percebeu que deveria fazer alguma coisa para reverter essa situação, pois não estava nem um pouco interessado em ter que pedir empréstimos ou financiamentos para sobreviver e, apesar dos custos não terem aumentado, ele ainda tinha funcionários e maquinários para pagar todo mês, independentemente de seu faturamento.
O gestor ponderou que essa mudança tinha que ser algo que ninguém tivesse feito antes, pois só assim a empresa voltaria a ser grande e a ter mais clientes do que os outros novos concorrentes. O gestor (sabendo que seus clientes prezavam pela qualidade de seus pratos, mas não tinham condições de pagar muito caro por eles) inferiu que as modificações a serem feitas deveriam manter os preços no mesmo patamar que estavam praticando atualmente, pois de nada adiantaria fazer mudanças se os preços tivessem que aumentar.
Agora vamos ao desafio:
Tendo em vista que este restaurante oferece comida a quilo e também "à la carte", desenvolva uma alternativa inovadora que você poderia oferecer para este gestor. Para a situação descrita acima, você deverá eleger uma ação que contemple o conceito de inovação incremental.
Uma ação que pode ser feita é realizar pesquisas sobre modelos de servir comida e testar as ideias. Há as sugestões: elaborar rodízios de salada e pesar o restante das comidas; incluir uma versão diet (ou light) no menu; ter um dia especial para algum prato em especial (pizza, feijoada etc); deixar com que o próprio restaurante sirva ao cliente o prato, sendo que o cliente ainda escolhe a comida. Esses são típicos incrementos que podem melhorar o faturamento.
Primeiros Socorros

Continue navegando