Buscar

UNINGA ATIVIDADE III Saúde e Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE III UNINGA 
SAÚDE E EDUCAÇÃO
a-A partir de 1964, temos no Brasil a implantação do Regime Militar. Sobre o campo da educação em saúde nesse período, é CORRETO afirmar:
b-Todas as alternativas estão corretas.
c-Neste contexto, verifica-se uma expansão dos serviços médicos privados e da medicina curativa, em detrimento dos serviços de atenção preventiva.
d-Nesse período a educação em saúde correspondeu a um trabalho democrático.
. 
e-Nenhuma alternativa está correta.
Foi fortalecido nos espaços institucionais.
A resposta correta é: Neste contexto, verifica-se uma expansão dos serviços médicos privados e da medicina curativa, em detrimento dos serviços de atenção preventiva.
Atualmente, muito se tem falado e teorizado sobre a necessidade da realização de trabalho em rede. Considerando as perspectivas concretas desse trabalho assinale a alternativa CORRETA.
. 
a-O trabalho em rede precisa acontecer no cotidiano dos serviços de saúde.
b-Todas as alternativas estão corretas.
c-É necessária uma reflexão crítica sobre os processos de trabalho em saúde, visando à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas práticas de saúde consoantes com os princípios e diretrizes do SUS.
d-As políticas de saúde se materializam na “ponta” do sistema, mediante a ação de atores sociais e suas práticas no cotidiano dos serviços.
e-Os princípios e diretrizes do SUS são vividos e concretizados no dia a dia das instituições e serviços.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
Sobre a Educação em Saúde é CORRETO afirmar:
a-Trata-se de um recurso por meio do qual o conhecimento cientificamente produzido no campo da saúde, intermediado pelos profissionais de saúde, é imposto à comunidade.
b-Nenhuma alternativa está correta.
c-Constitui-se de um conjunto de saberes e práticas orientados para a prevenção de doenças e promoção da saúde.
d-Todas as alternativas estão corretas.
e-É uma estratégia fundamental para ensinar a população a como agir e se comportar para ter saúde.
A resposta correta é: Constitui-se de um conjunto de saberes e práticas orientados para a prevenção de doenças e promoção da saúde.
Parte superior do formulário
Sobre a perspectiva da comunicação estabelecida entre os usuários e os profissionais no modelo tradicional, é CORRETO afirmar:
a-A função do profissional é transmitir ao usuário quais são os hábitos e comportamentos considerados saudáveis.
b- tomar decisões para a prevenção de doenças.
c-Caracteriza-se exclusivamente pelo caráter informativo.
d-Todas as alternativas estão corretas.
e-Parte da premissa de que a partir da simples informação recebida os usuários serão capazes de tomar decisões para a promoção de saúde, bem como poderão assumir novos hábitos e condutas.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
Sobre as práticas autoritárias em educação em saúde, é CORRETO afirmar:
a-Nenhuma alternativa está correta.
b-Estas práticas eram orientadas por um discurso biologicista, que reduzia a determinação do processo saúde-doença à dimensão individual, não assimilando as implicações das políticas sociais e das condições de vida e de trabalho para a saúde.
c-O discurso autoritário predominou no campo da educação em saúde durante muitos anos, mas felizmente, atualmente, não percebemos mais nenhuma influência dele nas práticas de saúde.
d-O discurso biologicista propagava que os problemas de saúde eram decorrentes de questões sociais.
e-Todas as alternativas estão corretas.
A resposta correta é: Estas práticas eram orientadas por um discurso biologicista, que reduzia a determinação do processo saúde-doença à dimensão individual, não assimilando as implicações das políticas sociais e das condições de vida e de trabalho para a saúde.
Sobre o histórico das práticas de educação em saúde é CORRETO afirmar:
a-O discurso higienista e as intervenções normalizadoras tradicionalmente têm marcado o campo de práticas da educação em saúde, o que reforça as relações de poder entre classes sociais.
b-As práticas de educação em saúde são práticas sociais com propósitos ideológicos, políticos e econômicos.
c-Por muito tempo a estratégia da educação em saúde foi regulamentar, enquadrar, controlar todos os gestos, atitudes, comportamentos, ações, hábitos e discursos das classes mais pobres a fim de construir um “jeito certo” de levar a vida.
d-Mediante um discurso higienista e moralista, o Estado exerceria sua função de “civilizar” e “moralizar” de forma maciça a população, tendo como objetivo assegurar o desenvolvimento das forças produtivas.
e-Todas as alternativas estão corretas.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
Sobre o MODELO TRADICIONAL de educação em saúde, é INCORRETO afirmar:
a-A relação estabelecida entre profissionais e usuários é essencialmente assimétrica, uma vez que um detém um saber técnico-científico, com status de verdade, enquanto o “outro” precisa ser devidamente informado.
bHistoricamente é o hegemônico, focalizando a doença e a intervenção curativa e fundamentado no referencial biologicista do processo saúde-doença.
Os usuários são tomados como indivíduos carentes de informação em saúde.
d-Preconiza que a prevenção das doenças só é possível por meio da mudança de atitudes e comportamentos individuais, bem como por mudanças no contexto social das comunidades.
eAs estratégias dessa prática educativa em saúde incluem informações verticalizadas que determinam comportamentos a serem adotados para a manutenção da saúde.
A resposta correta é: Preconiza que a prevenção das doenças só é possível por meio da mudança de atitudes e comportamentos individuais, bem como por mudanças no contexto social das comunidades.
Sobre o movimento da Educação Popular em Saúde, é INCORRETO afirmar:
a-É um movimento que buscava fortalecer a tradição autoritária e normalizadora da relação entre os serviços de saúde e a população.
b-Contrapõe-se à passividade usual das práticas educativas tradicionais, uma vez que o usuário é reconhecido como sujeito portador de um saber sobre o processo saúde-doença-cuidado.
c-Foi marcado pela aproximação entre os profissionais de saúde e a realidade dos usuários.
d-Foi precipitado pela insatisfação de profissionais de saúde com os serviços oficiais.
e-Prioriza a relação educativa com a população, rompendo com a verticalidade da relação profissional-usuário.
A resposta correta é: É um movimento que buscava fortalecer a tradição autoritária e normalizadora da relação entre os serviços de saúde e a população.
Sobre o período que precipita o fim da ditadura militar no Brasil, é CORRETO AFIRMAR.
a-Nenhuma alternativa está correta.
b-Este regime foi tão repressivo e violento que deixou toda a população apática e paralisada na individualidade.
c-Todas as alternativas estão corretas.
d-Neste contexto político e social de insatisfação, foram retomadas as propostas pedagógicas de Paulo Freire, e profissionais de saúde revisaram suas práticas a partir da interlocução com as teorias das ciências humanas por um novo projeto em saúde.
e-Os movimentos da época deram início às críticas das práticas educativas autoritárias propondo que não houvesse mais nenhum tipo de educação em saúde.
A resposta correta é: Neste contexto político e social de insatisfação, foram retomadas as propostas pedagógicas de Paulo Freire, e profissionais de saúde revisaram suas práticas a partir da interlocução com as teorias das ciências humanas por um novo projeto em saúde.
Sobre os princípios que justificam a necessidade da integração das políticas de saúde com as políticas de educação, é CORRETO afirmar:
a-A lógica do encaminhamento, ou seja, qualquer problema que não seja competência da instituição deve ser encaminhado para a outra instituição resolver.
b-A lógica do “esse problema não é meu”, pois cada setor precisa fazer a sua parte.
c-Perspectiva da incompletude das instituições, ou seja, cada instituição deve conseguir abarcar todas as necessidades dos sujeitos.
d-Todas as alternativas estão corretas.
e-Perspectiva de integralidade doaluno, ou seja, o entendimento de que este precisa ser entendido em seus aspectos biopsicossociais.
A resposta correta é: Perspectiva de integralidade do aluno, ou seja, o entendimento de que este precisa ser entendido em seus aspectos biopsicossociais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando