Buscar

A construção espacial das sociedades pelo homem

Prévia do material em texto

1° ETIM design de interiores data: 16 / 06 / 2020.
Nome (s) 
· Amanda Januário Sucena n° 03
· Anne Coutinho Marques		 n° 04
· Camila Alves Meleiro Manoel n° 11 
Aula 3 “A construção espacial das sociedades pelo homem...”
Atividade: Estudo dirigido Geografia _Profª Marina C Ferreira
1- Esta atividade poderá ser realizada  individual ou em duplas. 2- Deverá estar alinhada com os estudos da Aula 3 – slides “A construção espacial das sociedades pelo homem...” e com os estudos e socialização sobre o tema em aula. 3- Estar devidamente identificada com nomes e números dos alunos e curso (em anexo modelo para a devolução da  atividade). 4- Nela será avaliada:A organização, criatividade; relacionamento de ideias; uso de vocabulário e conceitos adequados e a escolha pertinente de ilustração - fator que contribui para a avaliação da aprendizagem. Um ótimo estudo!
1- O que é Técnica?
Técnica e tecnologia. Técnicas são passos que tem o objetivo de obter certo resultado. Ela é praticamente os conhecimentos de habilidades. ... Já a tecnologia é a tudo que envolve o conhecimento técnico e cientifico, ou seja, objetos, máquinas e materiais criados a partir dos conhecimentos de alguém. 
2-Na história da humanidade, distintos modos de vida criados pelos grupos humanos proporcionaram diversos sistemas técnicos utilizados, diversas relações com a natureza; diversos e diferenciados elementos necessários à sua sobrevivência. Cite 3 exemplos em relação à conservação de alimentos de sistemas técnicos desenvolvidos pelas sociedades pré-industriais e que são usados ainda hoje.
Algumas formas de conservação de alimentos utilizados no periodo pré industrial que permanecem até hoje são:
1. Conservação pela Adição de Solutos
A adição elevada de quantidades de açúcar ou sal ao alimento pode reter quantidades variadas de água, o que resulta em um estado qualificado como pressão osmótica. A preservação de frutas pela adição de açúcar, transformando-se em geléia, doces em massa e outros produtos similares ocorre pela elevada concentração de açúcar. Estes produtos contêm em média de 25 a 33% de umidade, mas podem ser conservados sem maiores problemas. O sal também é bastante eficaz na preservação de carnes e peixes. 
2. Conservação por Defumação
Consiste no processo de aplicação de fumaça aos produtos alimentícios, produzida pela combustão incompleta de algumas madeiras previamente selecionadas. Normalmente é realizado em conjunto com a salga, a cura, a fermentação e outros processos. Em carnes, o contato com o calor e a fumaça provocam a perda da água, a superfície fica ressecada e a coloração estabilizada. A perda de água e a ação dos constituintes da fumaça conferem ao alimento barreiras físicas e químicas eficientes contra a penetração e a atividade de microorganimos. Essa capa protetora pode ser devido à desidratação que se processa na superfície do produto, principalmente na defumação a quente, à coagulação protéica que ocorre durante a defumação e ao depósito das substâncias antimicrobianas que existem na fumaça, que se condensam e ficam depositadas na superfície do produto.
3. Conservação por Vinagre
 	É uma forma de conserva que pode ser usado em quase qualquer alimento. Consiste em colocar o alimento mergulhado em vinagre até a hora do consumo. Esta técnica tem como vantagem manter a qualidade nutritiva do alimento e pode mante-lo conservado não só por horas ou dia, mas sim por anos.
3- Como a natureza era vista pelas sociedades pré-industriais e como é vista pela sociedade capitalista ?
Ao longo da História a natureza é tida sob diversos pontos de vista. Antigamente antes do capitalismo a natureza era vista como um ser sobrenatural acima de todos, um ser que poderia conceber benefícios ou até mesmo castigar a humanidade, pois ao mesmo tempo que ela dava alimento ela os tirava. Já atualmente na era capitalista, vemos a natureza como uma fonte de renda onde estraimos dela sem dó qualquer coisa que possa nos gerar lucro. 
4- O surgimento da fábrica e seu ritmo passa a comandar a organização espacial das sociedades, a paisagem das cidades e o ritmo de trabalho dos homens. A chaminé é uma imagem que marca as fábricas e a paisagem das cidades. 
A-Qual a fonte de energia e qual recurso natural extraído da natureza se destacam no período da 1ªRevolução Industrial ?
A primeira Revolução Industrial, também denominada primeira Revolução Científica e Tecnológica, ocorreu na Inglaterra em meados do século XVIII e se estendeu até 1850. O carvão mineral tornou-se a grande fonte de energia deste momento industrial, o que proporcionou a introdução da confecção de máquinas a vapor, ferrovias e navios a vapor e os teares mecânicos.
B-Antes era o ritmo da Natureza, da necessidade de produzir para a subsistência...O que marca o comando do ritmo do trabalho nas fábricas?
A partir da industrialização alguns métodos de manipulação da natureza foram desenvolvidos, como por exemplo o controle de épocas de plantio, entre outras coisas 
E conforme o tempo começamos a utilizar a natureza somente para a extração de matéria prima pois o resto era todo desenvolvido em fabricas e laboratórios, como é ate hoje.
5-A -Quais são os modos de produção?
Existem 6 modos de produção: 
· Primitivo;
 Na comunidade primitiva os homens trabalhavam em conjunto. Os meios de produção e os frutos do trabalho eram propriedade coletiva, ou seja, de todos. Não existia ainda a idéia da propriedade privada dos meios de produção, nem havia a oposição proprietários x não proprietários. As relações de produção eram relações de amizade e ajuda entre todos; elas eram baseadas na propriedade coletiva dos meios de produção, a terra em primeiro lugar. 
· Asiático;
O modo de produção asiático predominou no Egito, na China, na Índia e também na África do século passado. A parte produtiva da sociedade era composta pelos escravos, que era forçados, e pelos camponeses, que também eram forçados a entregar ao Estado o que produziam. A parcela maior prejudicando cada vez mais o meio de produção asiático.
· Escravista; 
Na sociedade escravista os meios de produção (terras e instrumentos de produção) e os escravos eram propriedade do senhor. O escravo era considerado um instrumento, um objeto, assim como um animal ou uma ferramenta. Assim, no modo de produção escravista, as relações de produção eram relações de domínio e de sujeição: senhores x escravos. Um pequeno numero de senhores exploravam a massa de escravos, que não tinham nenhum direito. 
· Feudal;
A sociedade feudal era constituída pelos senhores x servos. Os servos não eram escravos de seus senhores, pois não eram propriedade deles. Eles apenas os serviam em troca de casa e comida. Trabalhavam um pouco para o seu senhor e outro pouco para eles mesmos.
· Capitalista; 
O que caracteriza o modo de produção capitalista são as relações assalariadas de produção (trabalho assalariado). As relações de produção capitalistas baseiam-se na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia, que substituiu a propriedade feudal, e no trabalho assalariado, que substituiu o trabalho servil do feudalismo. O capitalismo é movido por lucros, portanto temos duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores assalariados.
· Socialista;
A base econômica do socialismo é a propriedade social dos meios de produção, isto é, os meios de produção são públicos ou coletivos, não existindo empresas privadas. A finalidade da sociedade socialista é a satisfação completa das necessidades materiais e culturais da população: emprego, habitação, educação, saúde. Nela não há separação entre proprietário do capital (patrão) e proprietários da força do trabalho (empregados). 
 B- Em qual vivemos?
Atualmente o mundo é dividido entre duas dessa produções, metade capitalista e a outra socialista, tendo como suas principais representantes as potencias, EUA (capitalista) e Russia (socialista).
O Brasil se encontra hoje em um sistema de produçõescapitalista.
 C-Quais suas características?
Modo de produção capitalista
Este modo, provavelmente o mais conhecido, é caracterizado pelas relações assalariadas de produção. Os meios de produção são propriedade privada da burguesia e o trabalho assalariado. Movido por lucros, esse modo é demarcado por duas classes sociais principais: a burguesia e o trabalhador.
Esse modo foi marcado por quatro etapas:
- Pré-capitalismo: fase em que o modo de produção feudal ainda predomina, mas com relações capitalistas.
- Capitalismo comercial: fase em que a maior parte dos lucros está concentrada nas mãos dos comerciantes. Torna-se mais comum o trabalho assalariado.
- Capitalismo industrial: o capital passa a ser investido nas industrias, tornando essa a atividade econômica mais importante e tornando firme o trabalho assalariado.
- Capitalismo financeiro: bancos e instituições financeiras controlam as demais atividades econômicas por meio de financiamentos.

Continue navegando