Buscar

Prova de Workshop 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de Workshop - Educação - Base Nacional Comum Curricular. Como? Onde? Quando? Pra quem? - Avaliação Workshop - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 5
Com a emergência da pandemia, escolas precisaram se organizar para migrar para o ensino com o uso das tecnologias digitais. Esta migração gerou uma transposição de práticas e metodologias do ensino presencial para as plataformas virtuais de aprendizagem, o chamado ensino remoto. Observa-se que mesmo os professores que já utilizavam as tecnologias digitais como apoio ao ensino presencial encontraram dificuldade para se adaptar ao ensino remoto, pois muitos não têm infraestrutura adequada em suas casas, e também formação específica para atuar na docência online. Portanto podem dizer que a utilização das tecnologias digitais em rede na educação evidencia: 
A - As ações normativas de execução que vão incorporando a EaD ao contexto educacional brasileiro.
B - Uma modalidade de ensino que vem sendo utilizada há muito tempo.
C - Que os ambientes virtuais modificam o domínio sobre o fazer docente praticado na modalidade presencial. 
D - Um tipo de educação a distância de massa ainda tem reflexos atualmente nos cursos que utilizam tecnologias digitais. 
E - A transposição do que já se fazia com o uso das mídias de massa para as tecnologias digitais interativas.
Questão 2 de 5
Andrade e Ferrete (2018) enfatizam que além das tecnologias facilitarem o acesso as informações dos alunos, o compartilhamento dessas informações acontece de forma muito rápida e significativa, tornando esse mecanismo essencialmente importante no contexto educacional. Marque a alternativa correta a qual destaca a associação das TICs no processo de ensino-aprendizagem:
A - Nesta perspectiva, o discente lê através de recursos e meios digitais e tecnológicos, e desta forma a associação das TICs junto ao ensino aprendizagem acontece por meio dos cenários, compostos por imagens, sons e textos que estão englobados como sistemas de aprendizagem comunicativa;
B - a junção das TIC’S no ensino aprendizagem traz uma nova linguagem na educação, ou seja, a necessidade de profissionais que estejam em constante atualização, não somente pesquisando, mas também produzindo nesse meio;
C - é importante que pais busquem o conhecimento, para compreender as mudanças que vem acontecendo, pois, a associação das TICs no processo de ensino-aprendizagem já passou por várias fases, sendo necessário estar em constante formação, para acompanhar a aprendizagem dos filhos;
D - a associação das TICs no processo de ensino-aprendizagem permite agregar novas metodologias no uso da leitura e da escrita, tanto no individual, quanto no social;
E - não é necessário a retirada dos modelos antigos educacionais, sendo que a utilização das TICs na escola, tanto na parte administrativa quanto na pedagógica, se adéqua a realidade da sociedade que se encontra em constante transformação.
Questão 3 de 5
A pandemia do Coronavírus trouxe, a partir de 2020, uma nova realidade às escolas, especialmente as público-brasileiras: acostumados a sempre estarem dentro do ambiente escolar, alunos e professores, se viram separados do mesmo espaço físico, passando a vivenciar um ensino remoto, conduzido por atividades xerocadas e comandos via Rede Social, na sua maioria, grupos de WhatsApp. A partir deste cenário, fez-se urgente repensar a educação e o ensino praticado pelas escolas, neste caso observou-se que um tipo de ensino não tem mais espaço na sociedade em que vivemos, assinale a alternativa que apresenta que ensino é este que precisa ser superado na prática escolar:
A - Ensino conteudista e questionador. 
B - Ensino conteudista e diálogico. 
C - Ensino conteudista e instrucionista. 
D - Ensino conteudista e construcionista. 
E - Ensino conteudista e conectivista.
Questão 4 de 5
A transposição de barreiras físicas e temporais promovida pelas tecnologias móveis contribuem para uma nova configuração do conhecimento na era da cultura digital. O acesso à informação tornou-se mais democratizado e dinâmico, fomentando o compartilhamento de saberes em tempo real e em diversas plataformas. Essas mudanças impactam a vida cotidiana e consequentemente a organização da escola, o professor muitas vezes aprende com os alunos que são conhecidos como “nativo digital”. Nesse sentido algumas atitudes devem ser tomadas. 
Com relação as práticas educativas, assinale a alternativa que apresenta como a escola de agir nesse novo cenário. 
A - As práticas educativas não podem ser mudadas, pois é importante manter a educação tradicional. 
B - As práticas educativas se mantem adequadas, impendente do público concebido nesse novo tempo. 
C - O que deve mudar não são as práticas educativas, mas sim os alunos que precisam se adequar a prática educativa da escola. 
D - Os materiais didáticos devem ser adequados ao professor que é concebido nesse novo tempo. 
E - As práticas educativas devem ser adequadas ao público que é concebido nesse novo tempo. 
Questão 5 de 5
É Notório que utilização de ferramentas digitais tem crescido exponencialmente em ambientes educacionais, desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação. A diversidade dos dispositivos móveis e de suas respectivas funções preconizam contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem, contudo, apresentam desafios para a atuação docente e sua prática vivida. Os desafios perpassam a compreensão das ferramentas, o domínio de suas funcionalidades, bem como o olhar pedagógico que pode revisitar a aplicação das tecnologias móveis em sala de aula. Nesse sentido (MARCOLLA, 2008), destaca como se constitui a inserção dos artefatos tecnológicos no cotidiano escolar. 
Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta de acordo com (MARCOLLA, 2008) como deve se constituir a inserção de tecnologias móveis no ambiente escolar. 
A - A introdução efetiva das tecnologias, parte, inicialmente, da sua aceitação pelos sujeitos escolares, seguida da entrada da escola na realidade das TIC, buscando aprender por meio delas, com elas e em interação com diversos contextos, que extrapolam o ambiente tradicional de ensino.
B - A introdução efetiva das tecnologias, parte, inicialmente, da aceitação da direção da escola, seguida da entrada apenas dos professores na realidade das TIC, buscando aprender por meio delas, com elas e em interação com diversos contextos, que extrapolam o ambiente tradicional de ensino. 
C - A introdução efetiva das tecnologias, parte, inicialmente, da aceitação em ambiente domiciliar, posteriormente acontece a entrada da escola na realidade das TIC, buscando aprender por meio delas, com elas e em interação com diversos contextos, que extrapolam o ambiente tradicional de ensino. 
D - A introdução efetiva das tecnologias, parte, inicialmente apenas dos alunos, seguida da entrada apenas dos professores na realidade das TIC, no entanto, elas não são ferramentas de aprendizagem, e devem ficar restritas em contextos particulares. 
E - A introdução efetiva das tecnologias, parte, inicialmente das iniciativas da gestão escolar, seguida da entrada dos professores e posteriormente dos alunos na realidade das TIC, no entanto, elas não são ferramentas de aprendizagem, e devem ficar restritas em contextos particulares.

Outros materiais