Buscar

RESENHA METODOLOGIA CIENTIFICA VITÓRIA CRISTINA 188280

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Natureza Humana: Conhecimento e saber
Vitória Cristina Silva Carneiro, RA: 188280, Serviço Social, 2° Semestre.
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007
O Conhecimento é obtido desde o nascimento, e é acrescentado gradativamente ao decorrer da vida. Pois desde o nascimento é preciso se encaixar em um mundo já existente, e com o passar do tempo vai se descobrindo respostas de perguntas, e tendo cada vez mais o conhecimento.
 O conhecimento do saber é dado a todo e qualquer ser humano, independente de suas diferenças. Existem variadas formas de entender o mundo, o que atesta a existência de diversos tipos diferentes de conhecimento, sendo eles quatro ângulos sob os quais se busca conhecimento e o sentido das coisas: o conhecimento sensível (senso comum), o conhecimento filosófico, o conhecimento teológico e o conhecimento científico. 
O conhecimento sensível é obtido pela experiência que adquirimos no dia a dia. Já o conhecimento filosófico, essa ciência tem expressão do conhecimento do humano, envolve a lógica material ou formal; a ética familiar social e até mesmo estética. O conhecimento teológico é o estudo entre o absoluto e o relativo a matéria de estudo é Deus, como ser existente de forma independente e detém as não potencialidades, mas a ação do perfeito. E o conhecimento cientifico diferencia-se como os demais níveis anteriormente descrito, se da à medida da investigação do que fazer sobre a formulação de problemas que exigem muito estudo. 
A importância do conhecimento para a sociedade está na busca pelas respostas aos fenômenos que nos rodeiam: vida, morte, tempo, entre muitos outros, elaboradas pelo próprio desenvolvimento do pensamento humano. O conhecimento humano é gradativo e revolucionário. Se sobrepõe constantemente em função da reflexão e da experimentação contínua, tornando nosso saber um processo dinâmico e ilimitado, seja no aspecto social, político ou científico, aprimorando nossas interações com o meio em que vivemos.

Continue navegando