Buscar

(HID14) Psicologia da Educação e da Aprendizagem - Avaliação II

Prévia do material em texto

A+A-A
Acadêmico: Vinicius Alexandre de Oliveira Gomes (2953681)
Disciplina: Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:648893) ( peso.:1,50)
Prova Objetiva: 26967079
1.	Segundo a teoria de Piaget, a aprendizagem ocorre por um processo contínuo de construção de estruturas, obedecendo a uma sequência que pode ser observada na progressão dos períodos cognitivos, os quais são delimitados pelas capacidades mais recentemente construídas, tornando-se cada vez mais complexos em relação aos outros. Sobre a teoria da aprendizagem, analise as sentenças a seguir:
I- Pode-se definir que o desenvolvimento cognitivo não é apenas o resultado de um processo de maturação, nem é unicamente um produto das influências do meio.
II- Todos passam por todas essas fases ou períodos, em sequência, porém o início e o término de cada uma delas depende das características biológicas do indivíduo, como de fatores educacionais e sociais.
III- São caracterizados por alguns modos de pensar e agir da criança sobre o mundo.
IV- O papel do professor é ensinar os conteúdos, explorando-os ao máximo, para evitar que a criança acabe realizando descobertas sozinha e corra o risco de aprender de maneira incorreta.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças III e IV estão corretas.
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
 
 
2.	O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia, cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. O teórico construtivista Jean Piaget organizou sua teoria do desenvolvimento em quatro estágios. Observe os estágios do desenvolvimento e as idades em que acontecem:
- Sensório motor, dos 0 aos 2 anos de idade.
- Pré-operatório, a partir dos 2 anos até os 6 anos, aproximadamente.
- Operatório concreto, a partir dos 6 anos até os 11 anos de idade, aproximadamente.
- Operatório formal, a partir dos 11 ou 12 anos de idade.
Considerando essas fases, analise as sentenças a seguir:
I- A primeira fase baseia-se em coordenações sensoriais e motoras.
II- A fase pré-operatória é caracterizada pelo surgimento da função simbólica.
III- A fase operatória concreta é caracterizada por pensamentos mais compatíveis com a lógica da realidade.
IV- A última fase é caracterizada pelo pensamento abstrato e pelos processos de introspecção. A socialização é uma dificuldade nesta fase.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) Somente a sentença IV está correta.
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	c) Somente a sentença III está correta.
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
3.	Uma das maiores contribuições de Vygotsky foi o que ele denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Ele usou esse conceito para se referir ao "hiato" que existe num determinado indivíduo entre aquilo que ele é capaz de fazer sozinho e o que ele é capaz de realizar com a ajuda de outro indivíduo dotado de mais habilidades ou conhecimentos. Em linhas gerais, a ZDP consiste em um momento transitório no qual a criança, potencialmente capaz, consegue solucionar um determinado problema quando está em interação com outra criança mais evoluída ou com um adulto, mas ainda não consegue resolvê-lo por si mesma, sem a ajuda de terceiros (FLAVELL; MILLER; MILLER, 1999). Sobre o nível de desenvolvimento real, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FLAVELL, J. H.; MILLER, P. H.; MILLER, S. A. Desenvolvimento cognitivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
	a) É a fase em que se evidencia a interação social e na qual a criança busca independência.
	b) Ele é aquilo que a criança ainda não domina, mas que pode chegar a fazer com a ajuda de outra pessoa mais experiente.
	c) Ele é determinado por aquilo que a criança é capaz de fazer sozinha, pois já sabe como se faz, ou seja, já aprendeu.
	d) É a fase em que a criança ainda não domina a linguagem, mas já pode se comunicar.
4.	É de extrema importância que o professor interfira na zona de desenvolvimento proximal de seus alunos. Esta interferência provoca avanços na aprendizagem, pois sabemos que espontaneamente permaneceriam inexplorados. Lev Vygotsky foi um renomado cientista bielorrusso, pioneiro no desenvolvimento de importantes trabalhos nas áreas da infância, aprendizagem e educação especial. É conhecido como um teórico sociointeracionista, pois considera:
	a) Que o ser humano é constituído a partir das suas relações sociais em um contexto histórico-cultural.
	b) O indivíduo incapaz de interagir com outros que sejam diferentes da sua sociedade de origem.
	c) Que todos passam pelos mesmos processos de construção psíquica e apresentam as mesmas reações.
	d) Insuficientes as contribuições do social na construção da personalidade e cognição do indivíduo.
5.	Wallon, em sua teoria, afirma que a sociedade influencia fortemente na formação da criança. Sendo assim, a criança constitui-se a partir da cultura, ideologia e contexto social em que está inserida. Sobre a teoria de Wallon, assinale a alternativa CORRETA:
	a) A interação entre o sujeito e a realidade que o cerca gera o conhecimento.
	b) Ele demonstrou uma preocupação com a especificidade da psicologia como ciência.
	c) Dialoga com os principais pensamentos orientais.
	d) Indicou estágios de desenvolvimentos, descrevendo o modo como o ser humano constrói seus conhecimentos.
6.	Os estágios de desenvolvimento descritos por Piaget são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. A partir dos 11-12 anos, o pensamento começa a ser hipotético-dedutivo, a capacidade de abstração se intensifica e o egocentrismo tende a desaparecer. Sobre a fase que pertencem essas características, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Sensório-motor.
	b) Operatório concreto.
	c) Pré-operatório.
	d) Operatório formal.
7.	A psicologia cognitiva estuda os processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento. Quando discutimos a aprendizagem cognitiva, logo nos remetemos a estudos relativos à solução de problemas, pensamento, percepção, memória, atenção, entre outros. Como chamamos esses processos?
	a) Mentais.
	b) Simbólicos.
	c) Comportamentais.
	d) Pedagógicos.
8.	Piaget foi um estudioso de contribuições ímpares. No que tange ao desenvolvimento humano, seus estudos refletem nos estudos e na atuação de várias áreas do conhecimento. Com base em sua concepção construtivista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A teoria de Piaget considera fases do desenvolvimento infantil.
( F ) A teoria construtivista privilegia a educação tradicional.
( V ) Assimilação e acomodação são movimentos simultâneos integrados.
( F ) Esta teoria não privilegia a interação como forma de construção do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - V - F.
	b) F - F - F - V.
	c) F - V - F - V.
	d) V - V - V - F.
9.	Para Piaget, a inteligência é uma estrutura biológica e, como as demais, tem a função de adaptar o organismo às exigências do meio. Essa adaptação se faz por meio dos processos complementares: assimilação, acomodação e equilibração. A assimilação é o processo de incorporação dos desafios e informações do meio aos esquemas mentais existentes. A acomodação é o processo de criação ou mudança de esquemas mentais em consequência da necessidade de assimilar os desafios ou informações do meio. A interação entre assimilação e acomodação é comum ao longo da vida e está presente em todos os níveis de funcionamento intelectual e comportamental. Sobre o modo que Piaget se referiu a esses dois processos, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Variantes funcionais.
	b) Invariantes funcionais.
	c) Invariantes fracionais.
	d) Variantes fracionais.
10.	Uma das maiores contribuições de Vygotsky foi o que ele denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Ele usou esseconceito para se referir ao "hiato" que existe num determinado indivíduo entre aquilo que ele é capaz de fazer sozinho e o que ele é capaz de realizar com a ajuda de outro indivíduo dotado de mais habilidades ou conhecimentos. Em linhas gerais, a ZDP consiste em um momento transitório no qual a criança, potencialmente capaz, consegue solucionar um determinado problema quando está em interação com outra criança mais evoluída ou com um adulto, mas ainda não consegue resolvê-lo por si mesma, sem a ajuda de terceiros (FLAVELL; MILLER; MILLER, 1999). Considerando esta contribuição de Vygotsky, classifiQUE V paras as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O nível de desenvolvimento real é determinado por aquilo que a criança é capaz de fazer sozinha, pois já sabe como se faz, ou seja, já aprendeu.
( V ) O nível de desenvolvimento potencial é aquilo que a criança ainda não domina, mas que pode chegar a fazer com a ajuda de outra pessoa mais experiente.
( V ) Entre os dois níveis (real e potencial) se encontra a zona de desenvolvimento proximal - que é a distância entre o que o aluno já domina e aquilo que ele não domina ainda.
( F ) Entre os dois níveis (real e potencial) se encontra a zona de desenvolvimento dominal - que é a distância entre o que o aluno já domina e aquilo que ele não domina ainda.
Assinale a alternativa apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FLAVELL, J. H.; MILLER, P. H.; MILLER, S. A. Desenvolvimento cognitivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
	a) V - V - V - F.
	b) F - F - V - F.
	c) V - V - F - V.
	d) V - F - F - V.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas

Continue navegando