Buscar

Resenha do livro O que é enfermagem - Maria José de Lima

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e Exercício Profissional.
Resenha do livro: O que é Enfermagem.
LIMA, Maria José de. O que é enfermagem. Brasiliense. São Paulo, 2005.
Trata-se de uma obra teórica que tem como objetivo, estimular o diálogo entre as pessoas que se interessam sobre o que é a enfermagem, introduzindo ideias e novas visões sobre a profissão para serem discutidas e captar opiniões diferentes sem impor valores.
A autora faz uma linha cronológica da história da enfermagem, com marcos e personagens históricos que contribuíram para o crescimento da profissão durante toda a jornada, das parteiras até os dias atuais, destaca-se nomes como: Florence Nightingale, que foi a criadora da primeira escola profissional de enfermagem. Ana Justina Ferreira Néri, a baiana que prestou cuidados aos soldados da Guerra do Paraguai, e que em sua homenagem o governo criou a Escola Enfermeiras Dona Ana Néri pelo seu legado. Laís Netto, enfermeira que criou na Escola Ana Néri o primeiro Curso de Auxiliares de enfermagem em 1941, porque na época, a enfermagem não estava atendendo a demanda, levantou-se então, a necessidade de criar uma profissão que trabalhassem com funções de menor complexidade. Wanda de Aguiar Horta em 1968 que criou a primeira teoria de enfermagem, entre outras.
Segundo a autora, foi em 1931 que o governo de Getúlio Vargas decretou a primeira lei de enfermagem. Mas foi em 1962 que o curso de enfermagem se inseriu nas universidades públicas, e em 1972 foi criado o ensino de Mestrado na Escola de enfermagem da UFRJ.
Após descrever a linha cronológica da história da enfermagem, a autora parte para o tema central do livro, descrevendo o que é a enfermagem. Segundo ela, a enfermagem é uma ciência humana, onde sua prática é voltada para os estados de saúde, e para os estados de doença. E para os profissionais de enfermagem conseguirem prestar uma assistência eficaz, a escritora destaca que estes, precisam reconhecer as tensões biofísicas e tensões psicossociais, além de saber compreender até mesmo o silêncio de seus pacientes.
Além disso, o texto traz a temática sobre o que o profissional de enfermagem faz, dividindo em 7 grupos que são eles: Ações de proteção em saúde, ações de promoção em saúde, ações de prevenções das doenças, ações curativas, ações de reabilitação, ações de investigação epidemiológica, sociológica, administrativa e demográfica e ações de ensino. 
Maria José de Lima também descreve quem faz parte do elenco de enfermagem, e cita: enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, obstetras ou enfermeiros obstetras e parteiras.
Em resumo, as ações de enfermagem descritas no texto, compreende a preservação, conservação e manutenção da vida e cuidados básicos. E para isso, é imprescindível que o profissional de enfermagem entenda o que é saúde e o que é doença. 
A autora acrescenta, que o campo de trabalho da enfermagem pode ser na comunidade, em hospitais, em empresas, organizações e escola, no domicílio, em pesquisa, em auditório e ainda em informática.
O livro complementa sobre as leis que rege o profissional de enfermagem, e seus órgãos. Além disso, insere também alguns valores como ética, poder e cultura e correlaciona com a profissão da enfermagem, que são de extrema importância na prática dessa profissão.
Por fim, algumas notas sobre Florence Nightingale e Ana Néri são reforçada para maior entendimento do leitor.

Outros materiais