Buscar

ATIVIDADE 1 ESTATÍSTICA APLICADA

Prévia do material em texto

1) Quais foram as variáveis estudadas?
As variáveis estudadas foram máquinas; layout; funcionários; produção.
2) Qual o tipo de cada variável, quantitativa ou qualitativa? Se quantitativa, qual sua unidade de medida? Se qualitativa, que níveis ou classes podem assumir?
A velocidade da máquina é uma variável quantitativa, com unidade de medida "rpm"; o volume de produção é uma variável quantitativa com unidade de medida "peças/hora"; o layout é uma variável qualitativa com classes (1"novo" ou 0 "antigo"); o número de funcionários é uma variável qualitativa com classes (0 "atual", 1 "maior"). 
 
3) Como pode esse modelo de regressão linear múltipla ser usado para fazer predição de volume de produção de cada linha da fábrica?
Pode ser usado para realizar diversas análises com foco nos principais fatores influenciadores do custo de produção. O método possibilita a correlação das variáveis e a visualização de vários cenários. A partir do modelo, o gestor da fábrica pode simular situações, e chegar ao resultado mais desejado, aumentando ou mantendo o número de funcionários, modificando a quantidade e/ou velocidade de máquinas, alterando o layout.
4) Reflita sobre situações similares em que você poderia aplicar essa mesma técnica (regressão linear múltipla) para gerar conhecimento a partir de dados. Descreva brevemente uma dessas situações que você pensou, identifique cada uma das variáveis de entrada e a variável resposta, descreva o tipo de cada uma delas (se quantitativa ou qualitativa) e forneça suas unidades de medida (se quantitativas) ou seus níveis ou classes (se qualitativas).
Refletindo sobre situações similares, considerou-se circunstâncias presentes no cotidiano como: a perda de peso corporal de uma pessoa em função da quantidade de horas de exercícios e da quantidade da ingestão de calorias; o valor de um apartamento em função da área, do andar e da localização. 
Considerou-se ainda a geração de resíduos de construção e demolição no canteiro de obras em função do tipo de projeto e da forma de produção, como uma situação similar e que está relacionada à área da engenharia civil.
Nesse caso, a variável de resposta Y se configura pela quantidade de resíduos de construção e demolição (metros cúbicos), portanto, uma variável quantitativa.
As variáveis de entradas apresentam-se como quantitativas e qualitativas.
As variáveis quantitativas x1 dada pela área total construída (metros quadrados); x2 dada pelo número de pavimentos (unidades) e x3 dada pela densidade das paredes (quilograma por metro cúbico).
As variáveis qualitativas x4 dada pela organização do canteiro com níveis (1-falhas na organização do canteiro, 5-canteiro mais organizados); e x5 dada pelo reaproveitamento de resíduos, com classe (1-"reaproveitamento" e 0-"sem reaproveitamento").

Continue navegando