Buscar

INTRODUÇÃO A CITOLOGIA VETERINÁRIA E MICOSCOPIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A CITOLOGIA VETERINÁRIA:
AS CELULAS
Kytos (célula) + Logos (estudo) Estuda a célula no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento.
O QUE SÃO AS CELULAS? - As células são as unidades morfofuncionais básicas dos seres vivos. - Menor nível organizacional capaz de executar todas as atividades para a vida.
HISTOTIA DE ESTUDO DAS CELULAS - Segundo Aristóteles todos os animais e plantes são constituídos por poucos elementos que se repetem em todo seu corpo, por mais complexo que seja esse animal ou plante. 
INTRODUÇÃO AO MUNDO DA MICROSCOPIAS - lentes de aumento; Em 500 a.C. Confúcio na China utilizava pedras cortadas utilizadas como instrumento óptico. Em 1000 d.C. Os monges árabes, usavam “pedra da leitura”, também chamada de “lupa primitiva”. Em 1270 d.C. Marco Polo, chineses idosos utilizando “óculos” de uma lente só para leitura. No Final Séc. XIII (1300 d.C em Veneza, óculos com armação e um par de lentes. 
 Alguns anos a frente em 1590 dois oculistas tiveram a brilhante ideia de juntar duas lentes em um cano de metal e o chamaram de microscópio. Desde então começaram a surgiem diferentes tipos de microscópios até os atuai que conhecemos hoje em dia. 
HISTÓRIA DA CITOLOGIA
- Em 1660, pela primeira vez foram observados vasos capilares, na cauda de um peixe, pelo medico, anatomista e biólogo italiano Marcello Malpighi. Foi o percursos da Embriologia, Histologia e favoreceu o desenvolvimento da Fisiologia. - 1665, Robert Hooke observou, em um microscópio parecido com o de Hans e Janssen, os espaços vazios de uma cortiça, os quais chamou de célula (pequena cela) – publicou “Micrographia” 
 “Pude aperceber-me, claramente, que esta era toda perfurada e porosa, assemelhando-se a um favo de mel… Esses poros ou células consistiam num grande número de pequenas caixas….”
 - 1673, Anton van Leeuwenhoeck observou pela primeira vez células de origem animal (glóbulos vermelhos),inicialmente não foram considerados células, pois os cientistas não acreditavam que animais e vegeteis partilhassem de uma mesma estrutura básica.
HISTÓRIA DA CITOLOGIA * Teoria celular: 
- 1804, Matthias Schleiden , teve a preocupação de estudar, conhecer e classificar as estruturas microscopias das plantas estabeleceu que diferentes partes das plantas são derivadas ou constituídas por células. 
 - 1839 , Theodor Schwann aplicou as observações de Schleiden no reino animal, tendo como resultado a: *Teoria Celular: Que diz basicamente que, plantas, animais são constituídos por células, unidades básicas na estrutura e função de todos os organismos.
MICROSCÓPIO: É um instrumento capaz de ampliar imagens muito pequenas. 
TIPOS DE MICORSCÓPIO: - Microscópio óptico de Hooke: Aumentava até 270x; - Estereomicroscópio ou lupa: Aumenta de 10 a 80x; 
- Microscópio óptico: Aumenta de 100 a 1000x; - Microscópio eletrônico: Aumenta até 100.000x;

Outros materiais