Buscar

Legislação Trabalhista e Previdenciária - Avaliação Final (Objetiva) - Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) - Individual 
Legislação Trabalhista e Previdenciária 
Questão 1
O Direito do Trabalho surgiu para contrabalançar o conflito entre o capital e o trabalho, como fonte de equilíbrio entre os que detinham o poder e os hipossuficientes. Em período anterior à Revolução Industrial, não poderíamos falar em trabalho assalariado. Com o surgimento da indústria, houve a necessidade de mão de obra e, com essa, nasce a exploração do trabalhador, que precisa ser eliminada com a intervenção do Estado. Sobre os períodos em que a história do Direito do Trabalho no mundo foi dividida, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 I- Pré-industrial.
II- Industrial.
 III- Pós-industrial.
 (    ) A locação do trabalho foi dividida em dois tipos: locação de serviços e a locação de obra ou empreitada. A primeira acontecia quando se contratava uma pessoa para prestar serviços a outra pessoa. A segunda, quando se contratava alguém para executar uma obra, mediante remuneração.
 (    ) A ideia é de cooperação e trabalho intelectual. Ganham espaço aqueles que detêm a informação e não mais a força física.
 (    ) Essa é uma das fases mais importantes do Direito do Trabalho, que surge nesse momento para proteger o ser humano.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  II – I – III.
B)  III – I – II.
C)  I – III – II.
D)  I – II – III.
Questão 2
O Direito do Trabalho considera os Princípios do Trabalho à base das regras. Eles são fundamentais, e, por isso, compreendê-los é de suma importância para a aplicação dessas regras. Sobre o conceito adequado para o princípio da continuidade da relação do emprego, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Existe uma presunção de que o contrato de trabalho seja por tempo indeterminado, portanto, cabe ao empregador provar que a relação de emprego terminou.
B)  Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos trabalhistas.
C)  Esse princípio decorre do princípio da proteção, aplica-se somente ao empregado e tem por premissa que o valor está posto para os fatos e não para os documentos.
D)  Objetiva como regra compensar a superioridade econômica do empregador sobre o empregado.
Questão 3
(ENADE, 2013) O capítulo V do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990) dispõe sobre o direito à profissionalização e à proteção no trabalho. Segundo essa legislação, é proibido que menores de dezesseis anos de idade trabalhem, salvo:
A)  Na condição de aprendiz, a partir dos doze anos.
B)  Na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.
C)  Com autorização dos pais.
D)  Na condição de aprendiz, a partir dos quinze anos.
Questão 4
A remuneração das férias consiste no valor que este recebe na data da concessão, somado a tal o valor de um terço constitucional. Conforme disposto no Artigo 7º, inciso XVII, da CRFB/1988: é direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: [...] gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal. De acordo com a CLT, todo empregado tem direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração. 
Quanto ao empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, a legislação determina que ele terá direito a fazer coincidir suas férias como?
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10726432/inciso-xvii-do-artigo-7-da-constituicao-federal-de-1988#:~:text=N%C3%B3s%2C%20representantes%20do%20povo%20brasileiro,valores%20supremos%20de%20uma%20sociedade. Acesso em: 8 abr. 2021.
A)  Período de provas/exames.
B)  Conforme achar necessário.
C)  Final de ano.
D)  Férias escolares.
Questão 5
Atualmente existem diversas formas do colaborador prestar seu trabalho. Podemos dizer que quando o trabalhador for portador de alguma espécie de intercomunicador (notebook, pager, celular etc.) podendo ser convocado ao exercício de sua atividade, ainda que esporadicamente, poderá também resolver conflitos ou efetuar serviços para o seu empregador. 
Tal situação caracteriza que o empregado está como?
A)  Regime de disponibilidade.
B)  Regime de aviso.
C)  Regime de sobreaviso.
D)  Regime de resolução.
Questão 6
Os direitos da gestante visam proteger a mãe, bem como também a criança, garantindo um desenvolvimento digno, com saúde, higiene e todos os cuidados necessários para o nascimento do bebê. No que se refere à licença maternidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 I- A empregada gestante possui direito à licença maternidade de 120 dias. No entanto, este período pode ser ampliado para 180 dias.
 PORQUE
 II- A ampliação de 60 dias para a licença maternidade decorre do Programa Empresa Cidadã, o qual foi criado com o objetivo principal de estender as licenças maternidade e paternidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B)  As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C)  As duas asserções são proposições falsas.
D)  A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Questão 7
Os benefícios previdenciários são devidos apenas aos segurados obrigatórios ou facultativos da Previdência Social. Quanto aos benefícios do segurado, tem-se a aposentadoria. Considere a aposentadoria devida ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15, 20 ou 25 anos. Esta redução do período é uma forma de compensar por ter laborado durante tantos anos em um ambiente totalmente insalubre para a saúde do trabalhador.
A qual aposentadoria o exposto se refere?
A)  Aposentadoria por tempo de contribuição.
B)  Aposentadoria por invalidez.
C)  Aposentadoria especial.
D)  Aposentadoria por idade.
Questão 8
Os intervalos consistem em períodos de descanso, concedidos ao empregado pela empresa dentro das horas trabalhadas, chamados de intervalos intrajornadas ou entre uma jornada e outra, chamados de intervalos interjornadas. Com relação ao exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Jornada de trabalho inferior a 4 horas: intervalo intrajornada de 5 minutos.
B)  Jornada de trabalho de 8 horas: intervalo intrajornada de 2 horas e 15 minutos.
C)  Jornada de trabalho superior a 4 horas e inferior a 6 horas: intervalo intrajornada obrigatório de 15 minutos.
D)  Jornada de trabalho superior a 6 horas e inferior a 8 horas: intervalo intrajornada de no máximo 1 hora.
Questão 9
Os direitos da gestante concernem à maternidade um âmbito abrangente, visando não somente à proteção da mãe, mas, igualmente, à do nascituro. Esses direitos garantem um desenvolvimento digno, com saúde, higiene e todos os cuidados necessários para o nascimento da criança. Portanto, é incorreta a menção de que tais dispositivos servem exclusivamente à gestante. Sobre os direitos da gestante, analise as afirmativas a seguir:
 I- Durante o período de licença maternidade ou paternidade, a empregada gestante possui direito à licença-maternidade de apenas 30 dias, conforme Art. 392 da CLT. Contudo, existe a possibilidade desse período ser ampliado para 45 dias.
 II- A licença maternidade da mãe adotiva ou de quem obtiver a guarda judicial do menor, independentemente da idade, tem o mesmo período de licença maternidade da gestante.
 III- A CLT traz, ainda, a licença por aborto, estabelecendo em seu Art. 395: “Em caso de aborto não criminoso, comprovado por atestado médico oficial, a mulher não terá um repouso remunerado, afetando seu retorno à função que ocupava antes de seu afastamento”.
 IV- A estabilidade da gestante foi tratada no tema específico para as estabilidades e dá-se desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
 V- Assevera-se que a gestante tem ainda, segundo o parágrafo 4º do Art. 392 da CLT, direito à transferência de função e dispensa para consultas durante a gravidez quando as condições de saúde oexigir.
 VI- Mesmo sendo prejudicial à sua gestação, a trabalhadora não poderá romper o contrato de trabalho, conforme determina o Art. 394 da CLT.
 VII- Após o nascimento do bebê, terá ainda o direito de amamentação quando do retorno à sua atividade laboral, consistindo em dois intervalos, de 30 minutos cada, até a criança completar seis meses de idade, conforme determina o Art. 396 da CLT.
 Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente as afirmativas II, IV, V, VII estão corretas.
B)  Somente a afirmativa V está correta.
C)  Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
D)  Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Questão 10
Há uma lei que rege a atividade do trabalho voluntário. Sobre essa lei, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Lei nº 8.080, de 10 de setembro de 1990.
B)  Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.
C)  Lei nº 8.069, de 13 de junho de 1990.
D)  Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.
Questão 11
A diferença entre salário e remuneração tem importância prática: a CLT manda que alguns pagamentos se façam na base do salário (aviso prévio, por exemplo) e outros no da remuneração (indenização e férias, por exemplo). Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. Nesse sentido, em relação a salários, assinale a alternativa CORRETA:
A)  O salário é base de cálculo para férias, 13º e FGTS.
B)  O salário pode ser pago por empregador ou por terceiros.
C)  O salário é a soma total das verbas.
D)  O salário integra a remuneração e não o contrário.

Outros materiais