Buscar

S09 - Estadiamento do linfoma

Prévia do material em texto

Centro Universitário Uninovafapi
SOI I – TICs
Professora Juliana Macêdo
Yure Rocha 
Medicina T33
Tarefa nona semana
Comandos: 
· “O que significa "estadiamento" de uma neoplasia (Exemplo Linfoma)?”
· “Qual a relação existente entre as cadeias de linfonodos e o estadiamento do Linfoma de Hodgkin?”
	
1- “O que significa "estadiamento" de uma neoplasia (Exemplo Linfoma)?”
A classificação de estadiamento é: fase de desenvolvimento, a extensão e a gravidade de uma doença, geralmente um tumor maligno. Classificar ou determinar o estádio ou a fase de desenvolvimento, a extensão e a gravidade de uma doença, geralmente um tumor maligno. Logo, estadiamento de um linfoma é quando se tem a extensão da doença por todo o corpo, no caso, câncer no sistema linfático. Sistema este que tem a função de drenar o excesso de líquido intersticial no nosso corpo, mantendo o equilíbrio dos fluidos no corpo. 
2- “Qual a relação existente entre as cadeias de linfonodos e o estadiamento do Linfoma de Hodgkin?”
No corpo humano tem a presença de 400 a 600 cadeias de linfonodos. As principais cadeias e linfonodos são: cervical, axilar, fossa-olicraniana, ducto torácico, pre-aortico (ampola), inguinal e losango poplíteo. 
A relação entre as cadeias de linfonodos e o estadiamento do Linfoma de Hodgkin é porque quando o paciente apresenta esta doença – Linfoma de Hodgkin – o mesmo está com CA no sistema linfático. Com isso, várias cadeias de linfonodos são atingidas, apresentando um grande inchaço.

Continue navegando