Buscar

S12 - Prova broncodilatadora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Uninovafapi 
SOI I – TICs
Professora Juliana Macêdo
Yure Rocha 
Medicina T33
Tarefa décima segunda semana
· Comando: “O que acontece após a prova broncodilatadora em indivíduos normais, com asma e com enfisema?”
1. O que é a prova broncodilatadora?
A prova broncodilatadora na espirometria é habitualmente realizada com o uso de quatro jatos de 100 μg de fenoterol ou de salbutamol, de preferência com o uso de câmara de expansão ou de espaçadores, após instruções para o paciente, sendo a resposta medida depois de 15-20 min. 
2. O que é esperiometria? 
Espirometria é um exame que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz (análise dos fluxos).
 
3. O que acontece após a prova broncodilatadora em pessoas normais?
Em três estudos com indivíduos normais, encontraram-se limites superiores de resposta pós-broncodilatador (8, 9 e 10%, respectivamente). Em um estudo recente, demonstrou-se que as respostas em indivíduos normais caem com a idade, mas, em geral, variações acima de 0,20 L para o sexo feminino e acima de 0,30 L para o sexo masculino constituiriam os limites de resposta em indivíduos acima dos 40 anos. 
4. O que acontece após a prova broncodilatadora em pessoas asmáticas?
O que é asma? é uma doença respiratória crônica, caracterizada pelo estreitamento dos bronquíolos, o que dificulta a respiração. Na prova pós-broncodilatadora em pacientes asmáticos podem exibir resposta isolada da CVF (capacidade vital forçada expiratória) pós-broncodilatador. Nestes pacientes há provavelmente um aumento do volume residual por fechamento de pequenas vias aéreas, as quais se abrem após o uso de broncodilatador. Em pacientes asmáticos, os resultados foram levemente abaixo dos normais (0,30 L para sexo masculino e 020 L para sexo feminino). 
5. O que acontece após a prova broncodilatadora em pessoas com enfisema? 
Pacientes eventuais com enfisema poderão ter respostas acentuadas ao broncodilatador, por provável amplificação destes mecanismos. Um outro paciente portador de extenso enfisema, com acentuadas variações do VEF1 pós-broncodilatador, foi submetido à cirurgia redutora de volume e, após a cirurgia, a resposta ao broncodilatador desapareceu, o que poderia ser explicado pelo aumento da tração radial das vias aéreas após o procedimento.
REFERÊNCIA:
Araújo FB, Corrêa RA, Pereira LFF, Silveira D, Mancuso EV, Rezende NA. Prova broncodilatadora na espirometria: efeito do uso de espaçador de grande volume com tratamento antiestático na resposta ao broncodilatador. J Bras Pneumol. 2011;37(6):752-758
SILVESTRI, Isabella Correia; PEREIRA, Carlos Alberto de Castro; RODRIGUES, Sílvia Carla Sousa. Comparação da variação de resposta ao broncodilatador através da espirometria em portadores de asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica. J. bras. pneumol., São Paulo , v. 34, n. 9, p. 675-682, Sept. 2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000900007&lng=en&nrm=iso>. access on 02 Nov. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132008000900007.

Outros materiais