Buscar

Fichamento Ensino de História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fichamento por Ranne Cássia Miranda, discente do 1º período do curso de História da UFTM, para a Disciplina do Período Suplementar Emergencial Tópicos Especiais em Ensino de História I.
RA: 2020.1013.5
ALBAINE, Marcella. Qual o papel do ensino de História em tempos de covid-19?. Associação Nacional de História Sessão Rio de Janeiro / ANPUH-RJ. Disponível em https://anpuh.org.br/index.php/mais-rj/noticias-rj/item/5719-qual-o-papel-do-ensino-de-historia-em-tempos-de-covid-19. Acesso em 27 de jul. 2020.
No referido artigo a autora levanta alguns tópicos e expressões da situação atual no contexto da pandemia por COVID-19, visando justificar a importância do ensino de História como ferramenta para potencializar a capacidade de estabelecer um olhar crítico em relação a tais expressões.
São três as expressões levantadas e conduzidas pela autora a partir de referencias textuais e ainda de sua própria concepção e análise crítica, sendo estes tópicos:
1- Problemáticas no que tange à desigualdade social no enfrentamento da pandemia. Neste contexto, a autora aborda as dificuldades da classe trabalhadora em seguir devidamente as orientações de segurança reivindicadas por especialistas, por 2 principais razões: a) ser trabalhador que atua na linha de frente no enfrentamento da pandemia, como profissionais de saúde, por exemplo e b) pessoas em situação econômica vulnerável, que não tem acesso à bens e serviços fundamentais para o enfrentamento devido à doença, como água potável e tratada, por exemplo;
2- A manifestação da solidariedade diante das problemáticas enfrentada pela grande maioria da população na pandemia. Dando como exemplo a disposição de alguns para com idosos no sentido de lhe prestar algum tipo de apoio prático, como fazer compras de supermercado. E por último;
3- Adaptação ao uso da tecnologia. Neste contexto a autora faz um link com a abordagem do primeiro tópico, elencando não só as dificuldades no que tange à adaptação quanto ao uso dessas novas tecnologias, mas também na questão da falta de acesso de alguns à tais recursos imprescindíveis para manutenção do aprendizado e ainda da saúde mental neste atual contexto.
A autora finaliza seu artigo justificando que para compreensão e enfrentamento dessas expressões apontadas, é mais do que nunca necessário o estudo da História, capaz de direcionar para um olhar crítico que valorize a ciência, as políticas públicas, os profissionais da linha de frente e menosprezem discursos falsos e que não contribuem para o enfrentamento da pandemia.

Continue navegando