Buscar

Contab Tributária - Dissertativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 11 pts
Leia o texto abaixo:
Uma força-tarefa formada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Secretaria de Estado da Fazenda e do Planejamento de São Paulo, Superintendência da Receita Federal, Procuradoria-Geral do Estado e as Polícia Civil e Militar deflagrou na manhã desta quinta-feira, 1, a 2ª fase da Operação Monte Cristo, visando o combate à sonegação fiscal e à lavagem de dinheiro por empresas do setor farmacêutico. A Promotoria estima que as fraudes investigadas tenham causado um prejuízo ao erário, nos últimos seis anos, de aproximadamente R$ 10 bilhões.
O MP-SP indicou que a "Monte Cristo 2" tem como base a delação premiada de alguns dos alvos da primeira fase da ofensiva, deflagrada há três anos contra uma rede de farmácias Farma Conde na região do Vale do Paraíba. Segundo os investigadores, os alvos confessaram fraudes fiscais e acabaram pagando débitos estaduais e federais de cerca de R$ 340 milhões. De acordo com os investigadores, os colaboradores delataram ainda a suposta participação da indústria farmacêutica em outros tipos de fraudes, bem como a possível participação de uma associação nacional de distribuidores de medicamentos nos esquemas criminosos.
A Promotoria explicou que a fraude fiscal estruturada sob investigação consiste na criação de atacadistas de medicamentos nos Estados de Goiás e São Paulo, que atuam como intermediárias entre os laboratórios fabricantes (a maioria localizada no Estado de São Paulo) e os destinatários finais das mercadorias, servindo para deslocar a responsabilidade do ônus tributário da antecipação do ICMS. 
(Fonte: Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/mp-sp-mira-fraude-fiscal-de-r-10-bilhoes-de-farmaceuticas,9b755a373de01fa870a4b3b6f26f389ahu01sbhz.html
O texto deixa evidente uma prática realizada por muitas empresas com o propósito de obtenção de vantagens tributárias.
a-Qual é esta prática e suas características?
b-No que ela se distingue das demais práticas que possuem a mesma finalidade?
c-O que o contribuinte pode fazer para reduzir as chances de enfrentar problemas como o apresentado no texto acima?
Visualizar atalhos de teclado
EditarVisualizarInserirFormatoFerramentasTabela
8pt
Parágrafo

Continue navegando