Buscar

DR HOUSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DR HAUSE – RABISCOS NA AREIA
O episódio de Dr House – Rabiscos na areia narra a história de um menino autista não-verbal, que foi levado ao hospital pelos pais que passaram a achar estranho os gritos do filho, sendo essa a queixa relata pelos pais. 
O desenvolvimento do episódio se dá a partir da queixa trazida pelos pais e sintomas apresentados pela criança, essa investigação levanta diversas hipóteses diagnosticas, que são descartadas com uma serie exames iniciais, não satisfeito House orienta seus alunos a uma bateria de exames mais aprofundados na criança e uma analise forense em sua casa. 
Logo nos primeiros minutos nota-se a estrutura de um psicodiagnostico, porém na área médica, mas os processos são os mesmo, onde a partir de uma queixa dos pais, é realizada a entrevista com os mesmos, em seguida com a criança, neste caso como o paciente trata-se de um autista não-verbal, as hipóteses diagnosticas são levantadas de acordo com o que os pais falam e com os resultados dos exames. 
No processo de psicodiagnostico, as hipóteses são levantadas e quando se tem uma equipe multiprofissional assim como na série, o caso é discutido para se chegar a um diagnóstico fechado. 
Falando novamente da trama, o paciente mesmo sendo autista-não verbal, a todo o momento procura se comunicar do seu jeito e falar aos pais e aos médicos como esta se sentindo, mas um autista nem sempre é compreendido. 
Momentos como este mostra o quanto à observação é importante, pois com esse olhar atento em que House consegue compreender a criança e sua queixa, que a todo momento tentava se comunicar. 
Após fechado o diagnóstico medico, House apresenta a devolutiva aos pais, explicando de modo simples e de fácil compreensão que o garoto adquiriu vermes após a ingestão de areia contaminada por fezes de guaxinim, que nesse caso não tem a necessidade de encaminhar a outro profissional, o mesmo prescreve medicamento e sessões de laser como tratamento para a enfermidade. 
Voltando ao processo de psicodiagnostico, nota-se que as etapas são as mesmas, de acordo com as hipóteses diagnósticas é realizado testes que podem ou não comprovar essa hipótese. É realizado a devolutiva aos pais, propondo um tratamento terapêutico e quando necessário, é feito encaminhamento ao profissional adequado.
Assistir ao episódio após a ministração da aula, faz com que se vê na prática como funciona os processos que iremos realizar durante o estágio no CPA, mesmo não sendo a mesma área, trás uma vivência e uma noção de como funciona o processo de psicodiagnóstico.

Continue navegando

Outros materiais