Buscar

SIMULADO VIROLOGIA ESTÁCIO

Prévia do material em texto

1a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Com base nos conhecimentos sobre vírus, considere as afirmativas a seguir:
I. A reprodução de um adenovírus ocorre quando a sua membrana se funde com a membrana da célula hospedeira e o capsídeo viral penetra no citoplasma. O RNA produz, sob a ação da transcriptase reversa, uma molécula de DNA que penetra no núcleo da célula, integra-se a um cromossomo e recombina-se com o DNA celular.
II. A etapa de liberação das partículas virais da célula infectada é chamada de maturação e no caso dos vírus envelopados, eles carregam fragmentos da membrana plasmática que constituem seu envelope viral.
III. Os vírus são constituídos de ácido nucleico envolto por uma cápsula de proteína, denominada capsídeo, e estão divididos em dois grupos: os que são constituídos de DNA (adenovírus) e os que são constituídos de RNA (retrovírus).
IV. Os vírus são parasitas obrigatórios de diferentes organismos, como bactérias, fungos, animais e plantas. No ser humano, algumas doenças causadas por vírus são a varicela (catapora), a herpes, a gripe, a dengue e a aids.
Assinale a alternativa correta.
 
 Certo	
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
 
	
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
 
	
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
	
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
 
	
Somente as afirmativas I e II são corretas.
 
Respondido em 24/03/2022 19:32:30
2a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Sobre as famílias de vírus de RNA, avalie as afirmativas a seguir:
 
I - Segundo Baltimore, as famílias de vírus RNA podem ser classificadas em Vírus RNA de fita dupla, Vírus RNA fita simples polaridade positiva, Vírus RNA fita simples polaridade negativa e Vírus RNA fita simples com intermediário DNA
II - O ciclo replicativo das famílias Retroviridae depende da atividade de uma enzima transcriptase reversa viral que converte o RNA viral em DNA.
III - O ciclo replicativo dos vírus RNA de fita dupla, RNA de fita simples polaridade positiva e RNA de fita simples polaridade negativa dependem de uma enzima RNA polimerase-RNA dependente que é responsável por sintetizar novas moléculas de DNA viral.
Estão corretas:
 
 
	
I, II e III
	
I
	
I e III
 Certo	
I e II
	
II e III
 
Respondido em 24/03/2022 19:33:52
3a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Assinale a alternativa correta com relação à resposta adaptativa e os vírus.
	
A resposta adaptativa é tão rápida quanto a resposta imune inata, pois as células efetoras, que realizam essas funções, sempre estão sensibilizadas e em quantidade suficiente de clones celulares para que ocorra uma resposta efetiva.
	
Em indivíduos sensibilizados pela vacinação, a presença de anticorpos pode interceptar os vírus, facilitando sua ligação com a célula do hospedeiro.
	
Uma das formas de escape viral à ação da resposta imune é o envelope do vírus, que contém uma camada proteica que funciona como um escudo e impede a ação dos anticorpos.
 
	
Os anticorpos podem ser adjuvantes no mecanismo de citotoxicidade celular dependente de anticorpos, ao se ligar às células infectadas, permitindo a ação das células B.
 Certo	
Os anticorpos têm papel importante no combate às infecções virais. Na fase extracelular viral, os anticorpos podem ligar-se aos vírus e, por meio do mecanismo de neutralização, impedir que eles penetrem outra célula não infectada.
Respondido em 24/03/2022 19:35:40
4a
 Questão	Acerto: 0,0 / 1,0
Analise as afirmações a seguir:
I - Produção de vacina com partes de microrganismos ou microrganismos completos inativados ou ainda suas toxinas.
II - Segundo contato do indivíduo com aquele microrganismo (infecção).
III - O sistema imune já possui mecanismos de defesa efetores para proteger o corpo daquele microrganismo apresentado anteriormente pela vacina.
IV - Primeiro contato com o antígeno presente na vacina e estimulação do sistema imune para produzir mecanismos de defesa.
V - Impedimento da instalação da doença no corpo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta dos eventos que ocorrem num processo de vacinação:
	
I, III, II, V, IV.
	
I, II, III, IV, V.
 Errado	
I, IV, V, III, II.
	
I, II, III,V, IV.
 Certo	
I, IV, II, III, V.
Respondido em 24/03/2022 19:37:31
5a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Todo dano causado por um vírus à célula hospedeira é chamado de efeito citopático (ECP). Nas imagens abaixo, podemos observar efeito citopático indicando a presença de vírus nas culturas de células.
Os efeitos citopáticos observados nas imagens podem ser determinados como casos de ________ e __________, respectivamente:
 Certo	
Formação de sincícios e arredondamento
	
Aglomeração e proliferação
	
Aglomeração e apoptose
	
Vacuolização e inclusões
 
	
Lise e apoptose
Respondido em 24/03/2022 19:39:44
6a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
O desenvolvimento de novos compostos antivirais envolve uma série de etapas com objetivos específicos que correspondem ao que chamamos de ensaios clínicos. A etapa que tem por objetivo identificar uma dose segura, examinar as características farmacocinéticas do novo antiviral e avaliar possíveis efeitos colaterais é a fase:
	
III
	
II
 Certo	
I
	
IV
	
0
Respondido em 24/03/2022 19:42:02
7a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
(Instituto Consulplan - 2019 Adaptada). O vírus influenza, pertencente à família Ortomixiviridae, possui RNA de hélice única e se subdivide em três tipos antigenicamente distintos: A, B e C. O vírus tipo A é mais suscetível às variações antigênicas e, periodicamente, sofre alterações em sua estrutura genômica, o que contribui para a existência de diversos subtipos. São responsáveis pela ocorrência da maioria das epidemias de influenza e classificados de acordo com os tipos de proteínas que se localizam em sua superfície, chamadas de hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). São considerados os principais reservatórios do vírus influenza, EXCETO:
	
Aves
	
Mamíferos
	
Homem
 
	
Suínos
 Certo	
Répteis
Respondido em 24/03/2022 19:46:49
8a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
(FCC - 2017 - TRT - 24ª REGIÃO (MS). De acordo com o Ministério da Saúde os sinais e sintomas da Chikungunya são clinicamente parecidos aos da dengue. A principal manifestação clínica que a difere é:
 Certo	
O aparecimento de fortes dores nas articulações, que muitas vezes podem estar acompanhadas de edema.
 
	
O aparecimento de manchas arroxeadas concentradas na região abdominal e torácica.
	
O baqueteamento digital.
	
A coloração amarelada da pele e escleras.
	
Síncope vasovagal recorrente.
Respondido em 24/03/2022 19:49:19
9a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Sobe a vacinação pra HPV é incorreto afirmar:
	
Ela deve ser aplicada de forma preventiva, preferencialmente em pessoas que ainda não iniciaram sua vida sexual.
	
Ela protege contra os HPV de alto risco
	
Está disponível nas formas bivalente e tetravalente.
 Certo	
A vacina tem valor curativo.
	
Ela está indicada para meninos e meninas dos 09 aos 14 anos.
Respondido em 24/03/2022 19:50:24
10a
 Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Leia o texto abaixo retirado do site da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (http://www.sbmt.org.br/portal/hepatitis-delta-the-virus-of-the-poor/):
"A forma mais eficaz para se prevenir é com a vacina para a Hepatite B. Além disso, em toda relação sexual deve ser utilizado o preservativo, bem como não compartilhar agulhas, seringas, alicates, entre outros materiais cortantes. No salão, o ideal é levar o próprio material. Se for colocar piercings ou fazer tatuagens, o procedimento deve ser realizado em locais seguros verificando se todo o material é descartável e/ou esterilizado. As grávidas devem realizar exames para verificar se possuem Hepatite, pois o diagnóstico permite que o médico indique a melhor maneira para tentar evitar a transmissão ao bebê.¿
Por que a vacina da hepatite B é eficaz contra a hepatite Delta?
	
Porque os vírus são aparentados.
	
Porque o HDV tem a mesma forma de transmissão que o HBV.
	
Porque avacina tem amplo espectro.
	
Porque HDV e HBV são o mesmo vírus.
 Certo	
Porque o HDV precisa de uma parte do HBV para ser infeccioso.
 
Respondido em 24/03/2022 19:51:49