Buscar

QUESTÃO OBJETIVA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Tiagão DBA
De acordo com Chiavenato (2008, p. 12), “Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. [...] os elementos da Administração que constituem o chamado processo administrativo: são localizáveis no trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade da empresa. Fayol definiu 14 princípios gerais da Administração. 
Acerca deses princípios, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 
( ) Autoridade e responsabilidade – autoridade é o direito de mandar e fazer-se obedecer; responsabilidade é consequência do poder; Disciplina – respeito às regras estabelecidas; Unidade de comando – cada pessoa tem apenas um superior; Unidade de direção – apenas um chefe e um programa para operações que têm o mesmo objetivo; Interesse geral – os interesses da empresa estão acima dos interesses individuais; Remuneração do pessoal – deve ser justa; Centralização – o poder de decisão é do chefe; Cadeia escalar (linha de comando) – hierarquia; Ordem – um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar; Equidade – tratamento justo às pessoas; Estabilidade do pessoaWl – evitar rotatividade, pois prejudica o desempenho da empresa; Iniciativa – capacidade de ver o problema e buscar soluções; Espírito de equipe – harmonia e união entre as pessoas da organização.
( ) Do trabalho – tarefas específicas para cada pessoa; Autoridade e responsabilidade – autoridade é o direito de mandar e fazer-se obedecer; responsabilidade é consequência do poder; Disciplina – respeito às regras estabelecidas; Unidade de comando – cada pessoa tem apenas um superior; Unidade de direção – apenas um chefe e um programa para operações que têm o mesmo objetivo; Interesse geral – os interesses da empresa estão acima dos interesses individuais; Remuneração do pessoal – deve ser justa; Centralização – o poder de decisão é do chefe; Cadeia escalar (linha de comando) – hierarquia; Ordem – um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar; Equidade – tratamento justo às pessoas; Estabilidade do pessoaWl – evitar rotatividade, pois prejudica o desempenho da empresa; Iniciativa – capacidade de ver o problema e buscar soluções; Espírito de equipe – harmonia e união entre as pessoas da organização.
( ) Divisão do trabalho – tarefas específicas para cada pessoa; Responsabilidade – autoridade é o direito de mandar e fazer-se obedecer; responsabilidade é consequência do poder; Disciplina – respeito às regras estabelecidas; Unidade de comando – cada pessoa tem apenas um superior; Unidade de direção – apenas um chefe e um programa para operações que têm o mesmo objetivo; Interesse geral – os interesses da empresa estão acima dos interesses individuais; Remuneração do pessoal – deve ser justa; Centralização – o poder de decisão é do chefe; Cadeia escalar (linha de comando) – hierarquia; Ordem – um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar; Equidade – tratamento justo às pessoas; Estabilidade do pessoaWl – evitar rotatividade, pois prejudica o desempenho da empresa; Iniciativa – capacidade de ver o problema e buscar soluções; Espírito de equipe – harmonia e união entre as pessoas da organização.
( X ) Divisão do trabalho – tarefas específicas para cada pessoa; Autoridade e responsabilidade – autoridade é o direito de mandar e fazer-se obedecer; responsabilidade é consequência do poder; Disciplina – respeito às regras estabelecidas; Unidade de comando – cada pessoa tem apenas um superior; Unidade de direção – apenas um chefe e um programa para operações que têm o mesmo objetivo; Interesse geral – os interesses da empresa estão acima dos interesses individuais; Remuneração do pessoal – deve ser justa; Centralização – o poder de decisão é do chefe; Cadeia escalar (linha de comando) – hierarquia; Ordem – um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar; Equidade – tratamento justo às pessoas; Estabilidade do pessoaWl – evitar rotatividade, pois prejudica o desempenho da empresa; Iniciativa – capacidade de ver o problema e buscar soluções; Espírito de equipe – harmonia e união entre as pessoas da organização.
Explicação: de acordo com a página 9 do livro da disciplina de Administração Pública da Uniasselvi, a quarta alternativa está correta.
FONTE: Busarello, Maiara. Administração pública. / Maiara Busarello, Orlandina Gonçalves da Cruz. Indaial : Uniasselvi, 2014.